#estudos #equipamentos #tecnologia 
Ipojuca - Pernambuco - Brasil

Bóia registra ondas no litoral de Pernambuco

Surfguru

Única bóia de ondas de todo o litoral brasileiro e da América do Sul, a bóia de fabricação holandesa é uma inovação importante para os surfistas do estado, e para os pesquisadores da Universidade

Ondógrafo é o nome correto para a bóia, que mede altura, período e direção das ondas, além da temperatura do mar, ela foi instalada no litoral Sul de Pernambuco há quase dois meses, e já está operacional.

O Professor Alex Costa Silva, do Departamento de Oceanografia da Universidade Federal de Pernambuco, é o responsável pelo projeto de pesquisa, chamado de " Monitoramento Climático das Ondas do Nordeste ", que é patrocinado pelo CNPq, Conselho Nacional de Pesquisas.

Durante os quase dois meses que já está na água, o ondógrafo já registrou boas ondas neste final de inverno pernambucano, chegando a registrar ondas de 4 metros de altura, e alturas significativas de 2,60 metros.

O ondógrafo está instalado a 2 km da costa, em frente ao porto de Suape, os dados são transmitidos via rádio para um computador instalado no Porto, que por sua vez alimenta via web os dados no site do projeto: MC Ondas NE

Os dados de ondas são de livre acesso ao público, e um link para os dados numéricos serão veiculados em pouco tempo no site do projeto.

O prof. Alex afirma que este é o primeiro ondógrafo a ser instalado no país, depois que um ondógrafo semelhante, instalado no litoral de Floripa parou de funcionar há vários anos atrás.

Uma rede de outros ondógrafos deverá ser instalada em breve, em outros pontos do litoral brasileiro, afirma o prof. Alex, para fazer a alegria dos surfistas, e logicamente aumentando a segurança para os navegantes, bem como disponibilizando dados para futuras pesquisas oceanográficas.

O Brasil estava completamente desprovido deste tipo de equipamento até o mês passado, enquanto que nos países desenvolvidos, os surfistas são acostumados a consultar as bóias mais próximas de seu pico de surfe, para ter uma idéia de como estarão as ondas na realidade.

No Hawaii, por exemplo, surfistas costumam ligar para um número de telefone, e podem escutar uma gravação automática, que informa a última leitura daquela bóia.

A instalação de novos ondógrafos na costa do Brasil poderá inclusive aumentar a precisão da previsão das ondas, além de viabilizar pesquisas em áreas como a erosão costeira em nosso litoral.

Links Relacionados:

MC Ondas NE

Datawell: fábrica das bóias

Previsão PE com a medição da bóia

Galerias | Mais Galerias