#alerta #inovação #tubarões #previsão 
Austrália

Boia Inteligente Poderá Montar Guarda Contra Tubarões

Shark Mitigation Systems

Parece com uma boia comum, redonda, de cores vivas e uma vez lançada ao mar, balança com as ondas. Neste caso, ela é chamada de "boia inteligente", um projeto que poderá substituir as redes contra tubarões na costa australiana, e evitar ataques em todo o

Cada boia tem um sistema de sonar dentro dela que gera imagens do oceano e da vida aquática em torno dela. Se um peixe grande, como um tubarão nadar por perto, a boia emite um sinal para um satélite, que por sua vez envia alertas para os salva-vidas nas proximidades.

O dispositivo usa algoritmos para reconhecer objetos parecido com o reconhecimento de rostos, mas usando a técnica de natação e a forma em vez disso. Golfinhos e outros mamíferos marinhos têm maneiras diferentes de natação e não serão sinalizados pela boia.

O projeto foi desenvolvido pela Shark Attack Mitigation Systems, uma empresa que também desenvolve padrões de cores para a dissuasão de tubarões para roupas de neoprene, que é financiada pela Rede Optus da Austrália, uma empresa de telecomunicações móveis.

A primeira etapa do projeto de P&D é testar a viabilidade do sistema. Quando a detecção é feita pela boia, o Google Mais será usado para alertar o público-alvo por meio da Rede Optus. O projeto poderá ser implantado em praias de todo o mundo como um método não-invasivo para detectar tubarões. Se for bem sucedido, o objetivo é que as boias inteligente estarem disponíveis para compra comercial em meados de 2015.

Fonte: Shark Mitigation Systems

Links relacionados:

Clever Buoy

Roupas e acessórios de surfe você encontra no Surfgurushop.com.br

Galerias | Mais Galerias