#regional 
Ipojuca - Pernambuco - Brasil

Boas ondas recepcionam a quarta etapa do regional em Maraca

Comunicando surf

Começou nesta sexta-feira, 19, com força total em ondas de 1,0 a 1,5 metro nas maiores as disputas da penúltima etapa do Pena Surf Nordeste, na bela Baía de Maracaípe, Ipojuca, em Pernambuco.

A nova geração do surf nordestino inaugurou o evento e aprontou nos tubos que quebraram durante os confrontos da primeira fase Iniciante, Mirim e Junior.

Os atletas da Iniciante abriram os embates da quarta etapa do PSN e logo na primeira bateria o líder Rafael Venuto (CE), que chegou com todo o gás no evento, arrancou nota 7,0 em uma batalha de poucas ondas surfadas contra o alagoano Júlio César, que tirou dos juízes um 8,0, e os donos da casa Grego Silva (3º) e Anunzinho Chalaça (4º). Venuto levou a melhor contra Júlio, segundo, e carimbou seu passaporte para a fase 2.

O atleta mais novo da prova Cauã Costa, 09, talento local da Praia do Icaraí que carrega no seu DNA o surf chamou atenção com seu surf de linha. Cauã, mesmo não conseguindo a classificação deu trabalho para o seu chará Cauã Nunes (PE), e para Rafael Tigrão (CE), primeiro e segundo colocados, nesta ordem.

Venuto que faz parte da escuderia Pena também fez sua estreia na Mirim, mas não teve a mesma sorte e ficou com a quarta colocação no confronto vencido pelo pernambucano Júnior Chalaça, autor da maior nota do dia (9,17). Chalaça remou forte em uma esquerda da série, se encaixou com estilo no tubo seco e perfeito para aparecer na porta de saída e conseguir aplausos do público na praia, levando com ele para round seguinte seu conterrâneo Thiago Silva.

Outro anfitrião, Ivan Silva usou toda a sua afinidade com o pico para descolar 4,83 e 8,33 pontos fundamentais para sair da água vitorioso e colocar seu nome na próxima fase ao lado do potiguar Jackson Rodrigues, vice-líder do tour. Também representando o Rio Grande do Norte Israel Jr., que ocupa a ponta do ranking, garantiu lycra na fase 2 junto com o paraibano Denner Carvalho.

O campeão de 2011 Elivelton Santos se adaptou muito bem na vala em frente ao palnque, o índio voador registrou a maior somatória da categoria (13,84) para vencer com muita facilidade seus adversários Wallace Jr. da Bahia (2°), o cearense Rafael Tigrão (3°) e o pernambucano Welligton Alves (4°).

No último confronto entre os atletas da Mirim deu dobradinha cearense, Ivan Santos que vem de vitória no Cearense Kids no último final de semana em Paracuru, venceu Jennifer Sousa com um placar 8,60 x 7,50. A dupla despachou Ronaldo de Sousa (CE) e Itamar Nickson (PE).

A surpresa de hoje foi a derrota precoce do cearense Saulo Barros que ocupa o topo da lista na Junior. Saulo enfrentou o alagoano Amando Tenório, Jackson Rodrigues e Jhone Fran (CE) em um combate super acirrado. Jhone surfou vontade e dentro do critério dos juízes e venceu totalizando 9,57 contra 8,13 de Tenório. O potiguar ficou em terceiro com 7,67 e Saulinho foi quarto computando 7,46.

Para fechar a sexta-feira com chave de ouro os paraibanos José Francisco e Elivelton Santos deram um show a parte em Maraca. Fininho largou na frente e teve nas suas melhores 7,33 e 6,93, mas Elivelton investiu nas suas manobras fortes de backside cravando nota 8,0, para liquidar a fatura e virar em cima do amigo ele encontrou a onda salvadora, decolou em um aéreo reverso 360º e obteve 8,23 para somar 16,23, maior somatório até o momento. Os potiguares Dayvson Santos e João Pedro não tiveram chance contra o ataque de Elivelton (1º) e José Francisco (2º) e deixaram a competição na terceira e quarta colocação, respectivamente.

“A bateria foi bastante disputada, consegui fazer várias manobras fortes de backside e no finalzinho encontrei a boa, a da virada, onde mandei um aéreo reverso 360º e consegui a vitória contra o Fininho”, disse o bicampeão mirim 2010 e 2011.

Amanhã segundo dia do Pena Surf Nordeste, a competição terá início às 8 horas da manhã com a continuação da fase 1 Junior.

O evento está sendo transmitido ao vivo através do site www.pena.com.br .

O Pena Surf Nordeste conta com patrocínio oficial da marca Pena, Secretaria de Turismo de Pernambuco e Prefeitura de Ipojuca. Apoio Reggae Club, Blocos Teccel, Bar do Marcão, Pousadas Maracaípe, Maraca Beach e Coqueiro. Realização Top 16 Promoções, Federação Cearense de Surf, ANS e Federação Pernambucana de Surf. Divulgação sites Cearasurf, Waves, Vida Surf, Surfguru, Ondulação, Surfbahia, SurfPeblogspot, Conexão surf e Manobra Radical, revistas Fluir, Parafina, Surfar e Beach Show e canal Woohoo.

Links Relacionados:

José Francisco é o novo campeão Nordestino Open

Galerias | Mais Galerias