#impacto #praia #ação ambiental 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Blue Birds BR convida: mutirão de limpeza de praia em Saquarema

Blue Birds BR

Ação vai acontecer no dia 17/09/23 no Canal da Barrinha (entre a lagoa e o mar de Saquá). Leve a sua prancha e seu snorkel e vem com a gente!

SOBRE O CLEAN UP THE WORLD

O Clean Up The World é um movimento que tem como objetivo chamar atenção da comunidade global para a necessidade de cuidar do meio ambiente. É uma ação de proporção mundial, realizada por voluntários, em prol da limpeza de áreas naturais.

O projeto foi criado em 1993, na Austrália e atualmente é realizado em 133 países, mobilizando mais de 35 milhões de pessoas em apenas 1 dia. O mutirão de limpeza acontece simultaneamente, no terceiro fim de semana de setembro.

SAQUAREMA

Em Saquarema, a equipe da BlueBirdsBR está presente desde 2018, junto com o Instituto Clima e Amigança produções, responsáveis pelo movimento em todo o estado do Rio de Janeiro. Este é o 6ª ano que Saquarema participa deste movimento de limpeza das áreas naturais. Já limpamos praias, rios, cachoeiras e lagoas.

LAGOA DE SAQUAREMA

A nossa lagoa é um berçário natural para uma rica diversidade de animais, além de ser o local de subsistência de diversas famílias que tem a pesca como principal fonte de renda. O descarte incorreto de resíduos sólidos, poluem os rios, a lagoa e consequentemente os oceanos.

O NOSSO CLEAN UP DAY

Em parceria com as lideranças locais e, sempre, com as crianças, iremos desenvolver um dia com diversas atividades, roda de conversa, palestra, remada de canoa e SUP, limpeza subaquática e da ilha do gato, observação de aves, plantio de mangue e muito mais, tudo com muita diversão e amor por Saquarema.

CRONOGRAMA

Domingo, 17 de setembro

07h - Coffe Break na Padaria da Ponte;

08h - Observação de Aves (birdwatching) com a equipe do Observatório de Aves Aquáticas de Saquarema;

09h - Remada de Canoa Havaiana e Stand Up Paddle para a limpeza da Lagoa com Marques SUP e Alma VAA;

10h - Contação de história para crianças sobre o lixo marinho com a BlueBirdsBR;

11h - Roda de conversa sobre o grande vilão dos mares com a Msc. Emily Magalhães;

14h - Limpeza subaquática com o surfista Valentin Neves;

15h - Roda de conversa sobre a Geodiversidade da Lagoa com a D.Sc. Katia Mansur, Projeto GeoParque Costões e Lagunas do RJ;

16h - Plantio de mudas de mangue na lagoa com Msc. Luiz Allochio;

17h – Abraço coletivo à Lagoa de Saquarema!

 

Galerias | Mais Galerias