#surf #windsurf 
Maui Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Billy Kemper e Paige Alms fazem a festa em Pe'ahi

Redação Surfguru

Foi mais que justo que o melhor pico de ondas grandes do planeta, Peahi, Jaws, tornou-se palco do evento de estréia do BWWT 2016/17 em condições épicas.

Com a novidade da categoria feminino, que teve vitória da local de Maui Paige Alms com uma performance incrível. Outro desempenho de destaque foi do bicampeão Billy Kemper, local de Maui também, ele garantiu a sua segunda vitória em dois anos consecutivos, com direito a um 10 unânime num tubaço.

Depois de uma temporada incrível 2015/16, principalmente no Inverno havaiano, Aaron Gold continua a mostrar um talento especial para escolher as melhores ondas no momento certo. A onda em sua primeira bateria pode não ter sido como a monstra de 63 pés, onde ele ganhou o prêmio Biggest Paddle Wave (e US $ 25.000) nas concessões XXL do ano passado, mas foi mais do que suficiente para avançar a bateria. Infelizmente para Gold, ele estava precisando de boas ondas nas semifinais e não achou a nota que precisava.

Quantas vezes Makua Rothman e Mark Healey compartilharam ondas gigantes durante as últimas duas décadas? Incontáveis vezes, sem dúvida. De Waimea para Pipeline até Phantoms e ao redor do globo, ao longo dos anos estes dois esculpiram os seus caminhos como big riders de classe mundial.

Paige Alms exala força. Ela tem os ombros largos e longos braços como de um jogador de pólo aquático. Mas ela fala com a humildade e auto-conhecimento de um monge budista, o que desmente a sua coragem para Pe'ahi. Ela é a antítese do machismo cheio de testosterona, uma embaixadora do surf de ondas grandes feminino.

Nic Lamb teve uma semana agitada. Ele foi direto de Mavaricks, onde a primeira ondulação de 20 pés real do inverno quebrava, então imediatamente fora a Maui para o Desafio Pe'ahi. Com algumas ondulações maiores na previsão no radar, Lamb provavelmente não terá descanso nesta temporada.

A Brasileira Andrea Moller mudou-se para Maui aos 17 anos com a intenção de voltar para casa para sua pequena ilha ao largo da costa de São Paulo, depois de alguns meses curtos. Uma windsurfer ávida, ela decidiu ficar, criar raízes na ilha e construir uma vida em torno do oceano. Ela é agora uma remadora de classe mundial, surfista de ondas grandes, paramédico e é creditada como sendo a primeira mulher a surfar Pe'ahi realmente grande.

Josh Kerr talvez seja agora o surfista mais completo do planeta. Lançado para o mundo do surf com seus aéreos, agora o cara está ganhando eventos do Big Wave Tour, enquanto ainda mantém-se no Top 15 do CT.

Resultados

Masculino

1 Billy Kemper (HAV) 29.07 pontos

2 Greg Long (EUA) 26.69

3 Grant Baker (AFR) 22.47

4 Nic Lamb (EUA) 18.89

5 Pedro Calado (BRA) 18.04

6 Will Skudin (EUA) 14.41

Feminino

1 Paige Alms (HAV) 21.66 pontos

2 Justine Dupont (FRA) 10.77

3 Felicity Palmateer (AUS) 1.63

4 Keala Kennelly (HAV) 0.00

5 Emily Erickson (HAV) 0.00

6 Laura Enever (AUS) 0.00

Billy Kemper é bicampeão:


Veja a nota 10 de Billy Kemper na final:


Paige Alms vence entre as mulheres:

Fonte: WSL

Galerias | Mais Galerias