#competições #2 estrelas 
Salvador - Bahia - Brasil

Billabong Surf Eco Festival decide títulos na quarta-feira

João Carvalho

Os campeões sul-americanos do ASP South America Pro Junior Series 2011 e os classificados para o circuito mundial da categoria serão definidos na Bahia

Os primeiros títulos do Billabong apresenta Surf Eco Festival serão decididos nesta quarta-feira na Praia de Jaguaribe, em Salvador, na Bahia. O pernambucano Ian Gouveia avançou para as quartas de final na terça-feira de ótimas ondas de 2-3 pés e continua na frente na disputa pelo troféu de campeão sul-americano Sub-20 da temporada. Ele já garantiu a vaga para o Circuito Mundial Pro Junior da ASP, mas o primeiro lugar no ranking ainda é ameaçado e só será definido no último dia do ASP South America Pro Junior Series 2011, que pelo terceiro ano consecutivo é encerrado na capital baiana.

"Cheguei nas quartas de final, acho que estou bem perto de conquistar esta vaga pro Mundial e agora é buscar o título", promete Ian Gouveia. "Eu nunca tive um título ainda na minha carreira e vou batalhar para conseguir esse. Agora vou ter o Peterson (Crisanto) pela frente, somos grandes amigos e vou tentar fazer o meu melhor. Se ele passar e conseguir a vaga, também vou ficar feliz, principalmente se o título sul-americano ainda ficar comigo".

Na quarta-feira também será conhecida a campeã sul-americana Pro Junior e as duas classificadas para o Mundial da categoria. A catarinense Gabriela Leite lidera com a paulista Juliana Meneguel em segundo. A única que ainda ameaça as duas é a pernambucana Monik Santos. A partir de quinta-feira, a enorme estrutura do Billabong Surf Eco Festival instalada em frente ao SESC Piatã na Praia de Jaguaribe, ficará reservada para a etapa masculina do ASP World 2-Star, que vai até o sábado em Salvador.

Peterson Crisanto se classificou em segundo lugar numa bateria de alto nível que abriu a batalha por vagas nas quartas de final. O paulista Filipe Toledo, que ocupava a quarta posição no ranking que garante os quatro primeiros para o Circuito Mundial Pro Junior, acertou os aéreos desta vez para vencer o confronto. Ele agora vai enfrentar o também paulista Luan Carvalho na primeira quarta de final, prevista para às 9 horas na quarta-feira.

"Até que enfim, consegui encontrar boas ondas pra encaixar os aéreos", vibrou o filho do bicampeão brasileiro Ricardo Toledo, que está junto com ele na Bahia. "Eu não consegui surfar bem ontem (segunda-feira), mas hoje deu tudo certo e agora ganhei confiança para ir com tudo nas próximas baterias. Eu tirei o Deivid (Silva) agora, já passei ele no ranking e agora tem o último dia para decidir tudo. Tomara que dê tudo certo amanhã para mim".

O paranaense Peterson Crisanto, da Equipe Billabong, que precisa unicamente da vitória para entrar no G-4, também surfou bem para passar em segundo lugar nesta bateria, tirando o paulista Deivid Silva, terceiro do ranking, da competição. Em sua primeira participação na terça-feira, Deivid tinha estabelecido novos recordes para o Billabong Surf Eco Festival - nota 9,0 e 17,55 pontos. Além dele, o vice-líder Gustavo Machado também foi eliminado na terça-feira e fica na torcida para permanecer na equipe sul-americana.

"Bateria muito difícil, campeonato super importante pra quem está brigando por vagas para o Mundial Pro Junior e estou feliz por ter passado pras quartas de final", disse Peterson Crisanto. "Para mim só resta uma coisa que é tentar chegar na final e ganhar o campeonato. Infelizmente não fui bem nas outras etapas, mas mesmo assim ainda tenho chance, então vou correr atrás dela".

VAGAS PARA O MUNDIAL - A participação masculina na terça-feira foi encerrada com tristeza para a torcida baiana. O único surfista do estado que brigava por vaga e até pelo título sul-americano, Marco Fernandez, acabou sendo eliminado junto com o paulista Sidney Guimarães, pelo potiguar Italo Ferreira e o cearense Michael Rodrigues. Ele ocupava a quinta posição no ranking e estava confiante em conquistar a vaga competindo em casa.

Com a saída do baiano, o mais próximo da zona de classificação agora é o catarinense João Paulo Abreu, que assumiu a quinta posição no ranking com a atualização dos resultados da terça-feira na Bahia. Os outros com boas chances de entrar no G-4 para o Mundial Pro Junior, principalmente para as vagas dos já eliminados Gustavo Machado (2.o) e Deivid Silva (4.o), são o paulista Caio Ibelli (que passou para 7.o no ranking), o potiguar Italo Ferreira (8.o) e o paranaense Peterson Crisanto (9.o).

O Surf Eco Festival é uma parceria da Dendê Produções e Axé Mix, com apresentação da Billabong e patrocínio do Governo do Estado da Bahia, da Prefeitura Municipal de Salvador e das empresas Petrobras, Skol, Azul Linhas Aéreas e Monster Energy. Juntos, os organizadores visam difundir a prática saudável do esporte, junto com a cultura e produções artísticas locais, além de promover várias ações de educação ambiental durante toda a semana na Praia de Jaguaribe. Transmissão o vivo: www.surfecofestival.com.br e www.aspsouthamerica.com.br

QUARTAS DE FINAL MASCULINAS - 5.o lugar - US$ 750 e 316 pontos:

1.a: Filipe Toledo (BRA) x Luan Carvalho (BRA)

2.a: Ian Gouveia (BRA) x Peterson Crisanto (BRA)

3.a: João Paulo Abreu (BRA) x Michael Rodrigues (BRA)

4.a: Caio Ibelli (BRA) x Italo Ferreira (BRA)

PRIMEIRA FASE FEMININA - 3.a=5.o lugar - US$ 300 e 105 pontos:

1.a: Gabriela Leite (BRA), Monik Santos (BRA)

2.a: Natali Paola (BRA), Juliana Meneguel (BRA), Carol Fernandes (BRA)

PROGRAMAÇÃO DA COMPETIÇÃO DO BILLABONG SURF ECO FESTIVAL:

(Cronograma sujeito a alterações pela Direção de Prova)

Quarta-feira - 31 de agosto

09:00 / 10:40 - Quartas de Final Junior Masculino - 25 min

10:40 / 13:00 - Intervalo devido a maré muita seca

13:00 / 13:50 - Semifinais Junior Feminino - 25 min

13:50 / 14:40 - Semifinais Junior Masculino - 25 min

14:40 / 15:10 - Final Junior Feminino - 30 min

15:10 / 15:40 - Final Junior Masculino - 30 min

15:40 / 16:20 - Cerimônia de entrega de prêmios - 40 min

Quinta-feira - ASP WORLD 2-STAR:

10:00 / 16:40 - 16 baterias da Primeira Fase (64 competidores) - 25 min

Sexta-feira - 02 de setembro

10:00 / 13:20 - 8 baterias da Segunda Fase (32 atletas) - 25 min

13:20 / 15:00 - 4 baterias (01-04) da Terceira Fase (16 atletas) - 25 min

Sábado - 03 de setembro

12:00 / 13:40 - Quartas de Final - baterias de 25 min

13:40 / 14:30 - Semifinais - baterias de 25 min

14:30 / 15:00 - Intervalo / Break - 30 min

15:00 / 15:30 - Final - bateria de 30 min

15:30 / 16:00 - Cerimônia de entrega de prêmios - 30 min

Galerias | Mais Galerias