#ondas grandes #competições #big surf #surf 

Bertish vence em Mavericks, Burle em quinto

Após mais de três meses de espera, os concorrentes e fãs foram recompensados por sua paciência com um dia histórico para o surf de ondas grandes

14/Fev/2010 - Mavericks Surf Contest - Califórnia - Estados Unidos

Chris Bertish gravou seu nome na história de Mavericks e foi coroado campeão do Mavericks Surf Contest 2009/2010.

Com ondas descritas pelos concorrentes, como algumas dos maiores em que já remaram, e na frente de uma multidão de cerca de 50.000 torcedores, Bertish venceu Shane Desmond, Anthony Tashnick, Dave Wassel, Carlos Burle, e Kenny "Skindog" Collins para reivindicar o Jim Beam Jersey e um cheque de US $ 50.000 de prêmio da bolsa de patrocinadores Moose Guen e Jane Sutherland MVision e da Barracuda Networks.

A bolsa total de prêmios de $ 150.000 foi a maior da história do surfe em grandes ondas, com 50.000 dólares indo para Bertish, $ 25.000 para Desmond no segundo, 15.000 dólares para Tashnick em terceiro, US $ 10.000 para Wassel no quarto, US $ 8.000 para Burle na quinta, e R $ 6.000 a Collins em sexto.

O campeão de 2008 Greg Long resumiu o dia perfeitamente ao passar a camisa de campeão da Jim Beam para Bertish. "O livro inteiro de surf de ondas grandes foi reescrito hoje". Bertish, natural de Cape Town, África do Sul foi tomado pela emoção, acrescentando: "Foi uma honra só por estar aqui hoje e remar com os outros caras. Voei 36 horas para estar aqui, e isso foi como um sonho. "

Os competidores foram recebidos por ondas enormes, logo que a competição começou, com as baterias de um a quatro sendo vencidas por Dave Wassel, Peter Mel, Alex Martins e Seelbach Ryan, respectivamente. "Estas foram definitivamente as maiores ondas em que eu já remei", disse o segundo lugar, Shane Desmond.

Depois de duas semi-finais memoráveis que foram ganhas por António Tashnick e Carlos Burle, o casca-grossa Bertish ganhou na rodada final.

O prêmio "Gnarliest Drop", concedido ao surfista que faz o drop mais impressionante do dia, foi ganho por António Tashnick. Comentando sobre as possibilidades sobre as condições de hoje, Tashnick disse: "Não há desculpas em um dia como hoje, foi perfeito. Tudo o que você queria, você poderia ter. "

O Jay Moriarity Award, dado ao surfista que melhor exemplifica o espírito e a paixão pela qual Jay era famoso, foi ganho por Dave Wassel. Wassel, que agradeceu aos locais de Half Moon Bay por aceitá-lo, também ficou impressionado pelas condições de hoje. "Foi, sem dúvida, a maior das competições de remada já vi."

Apesar dos cerca de 50.000 espectadores na platéia, a Save The Waves Green Team foi capaz de minimizar o impacto que os fãs tiveram na área em torno deste famoso pico. Como no ano passado, membros da equipe Green Team coletaram lixo e os fãs foram informados sobre como reduzir a sua emissão de carbono. Além disso, o Gestor Ambiental de Mavericks, João de Macedo disse: "Mavericks é um lugar especial para todos nós, e estamos muito contentes de dizer que mesmo com todo o tráfego a pé de hoje, a Save The Waves Green Team foi capaz de garantir esta condição maravilhosa.

Mavericks CEO Keir J. Beadling agradeceu a todos envolvidos na produção do evento. "Como todos sabemos, produzir este evento não é tarefa fácil. Demora inúmeras horas de preparação de todos na família Mavericks. Estamos gratos pelo apoio de todos os que ajudaram na preparação deste evento, bem como a todos os nossos patrocinadores. E parabéns a todos os concorrentes, o que foi realmente um dia histórico aqui em Mavericks.