#eventos #competições #festival #kite #notícias 
Itapipoca - Ceará - Brasil

Baleia Vibes 2023

George Noronha

O maior Festival de Esportes de Aventura, Cultura e Meio Ambiente do Litoral Cearense foi um sucesso!

Encerrou-se neste domingo o Baleia Vibes, o maior Festival de Esportes de Aventura e Cultura do litoral cearense. Durante três dias várias atividades agitaram os municípios de Itapipoca e Paracuru e região, com atividades dentro e fora d'água. 

LARGADA

A aventura teve início na sexta-feira (17) com o briefing e a largada oficial do Baleia Vibes 2023. O grupo saiu da Barra do Rio Curu, em Paracuru, com direção à praia da Baleia, um recorte do litoral cearense de rara beleza e que reúne uma variada gama de ecossistemas que vão desde rios e lagoas, a longas faixas de praia intercaladas por oásis de água salgada capazes de impressionar até os viajantes mais experientes! Capim Açu, Lagoinha, Guajiru, Flexeiras, Emboaca e Mundaú foram algumas das principais praias percorridas no dia, cada uma com suas belezas e particularidades que encantam pessoas do mundo inteiro.  

Enquanto os radicais do kite cortavam o litoral pelo mar, a turma das bikes e do off-road desbravava as trilhas, levando a alegria e o alto astral do Baleia Vibes por onde a caravana passava. A dinâmica da bike é muito interessante, pois, os participantes contam com todo o apoio para fazerem o percurso da maneira que quiserem, isto é, sempre que alguém quisesse parar de pedalar o apoio recolhia a bike, ou vice versa, fazendo do percurso uma experiência agradável, sem perrengues ou qualquer tipo de sofrimento! A ordem do dia era sempre se divertir, fosse na água, sobre duas ou quatro rodas.

A chegada na Praia da Baleia foi literalmente uma festa, onde a organização do evento preparou uma Festa VIP para receber todos participantes, celebrar o primeiro dia de vibes e confraternizar todos ao redor da magia da alegria de quem faz o que ama rodeado pela beleza exuberante de nossa natureza, afinal de contas, não é à toa que Itapipoca é também conhecido como município dos Três Climas (Praia, Serra e Sertão), sendo a praia o carro chefe desse trio. Muito reggae e sonoras gargalhadas completaram o cenário paradisíaco do primeiro dia do Baleia Vibes.

SEGUNDO DIA

No segundo dia, seguindo o mesmo script do primeiro, após um café-da-manhã reforçado, os participantes se lançaram ao mar e às trilhas. O calor de rachar apenas aumentava o prazer do banho de mar com a brisa refrescante que só quem já visitou o litoral cearense conhece. E nesse contexto a caravana do Baleia Vibes seguiu para mais um dia de paisagens exuberantes, visuais paradisíacos e trilhas de tirar o fôlego! O percurso foi da Praia da Baleia até Moitas, em Itarema, passando pela Praia dos Apiques, Caetanos, Icaraizinho de Amontada e muitas outras, até chegar à foz do rio Aracatiaçu, em mais um dia de pura contemplação da natureza. A dinâmica seguiu a mesma do primeiro dia, com total apoio para os participantes, que contavam inclusive com parada para hidratação e apreciação das belezas naturais em locais estratégicos! Uma verdadeira festa itinerante para os felizardos que faziam parte dessa incrível aventura. Ao final do dia todos voltaram para a Praia da Baleia, a base do Baleia Vibes, transportados pelos veículos de apoio.

À noite, apesar do cansaço, muitos participantes ainda conseguiram reunir forças para aproveitar a grande festa preparada pelo Baleia Vibes e que movimentou toda a região, com um grande palco montado na praça e atrações para todos os gostos. Segundo André Costa, organizador do evento, aquele momento era a retribuição do evento ao carinho de todas as comunidades da região que ano após ano nos recebem a todos tão bem:

"Essa grande festa é um pequeno agradecimento a todos os moradores que sempre recebem tão bem não somente nós, do Baleia Vibes, mas todos os turistas que aqui vêm aproveitar as belezas naturais da região e contribuem para o crescimento social dessas comunidades através do turismo. A hospitalidade, a atenção, a educação e gentileza das pessoas daqui dessa região é diferente. Eu que já percorro essas praias há muitos anos sei bem o que estou falando e essa festa é justamente para reconhecer o valor desse povo, levando para eles um pouco da alegria e da diversão que os participantes do Baleia Vibes experimentam durante os três dias do evento", declarou André.

TERCEIRO DIA

O terceiro e último dia do Baleia Vibes começou com aquela sensação de final de viagem,  de fim de férias, aquele sentimento de que tudo que é bom dura pouco. Contudo, ainda havia muito o que se aproveitar no dia.  Os amantes das bikes aproveitaram suas Fat Bikes, bicicletas especialmente feitas para andar em areia, para explorar a paradisíaca Praia da Baleia, enquanto os kitesurfers se deleitavam com as últimas horas de velejo, antes de todos voltarem para a Capital do estado. 

Contudo, ainda havia muita coisa para aproveitar no último dia e o ponto alto foi a XXVI Regata de Canoas da Praia da Baleia, onde dezenas de jangadas se misturaram com os kites transformando a praia em uma aquarela multicolorida por pipas e velas de todas as cores e tonalidades, num belo e raro espetáculo que celebrou a cultura litorânea através  da interação quase simbiótica entre jangadeiros e kitesurfistas, ambos amantes dos ventos e dos verdes mares cearenses! 

FESTA DE ENCERRAMENTO

E no domingo, mais uma grande festa na Praça reuniu os moradores locais e de toda região para fechar com chave de ouro o Baleia Vibes 2023. Contando com bandas de forró, DJ's, cantores regionais e atrações locais, a festa começou por volta do meio-dia e se estendeu até a noite, coroando com todo o sucesso mais uma edição do Baleia Vibes.

"Estamos muito felizes e orgulhosos com a realização de mais um Baleia Vibes com tudo certo. Foram três dias de muita aventura, lugares paradisíacos, alegria e muita diversão. Essa é a essência do Baleia Vibes, um projeto que tem crescido cada vez mais e reunido pessoas ímpares e com o mesmo objetivo: se divertir, praticar esportes, viver, levar alegria para outras pessoas e sonhar. No nosso caso, sonhar com a próxima edição, que já estamos organizando. E é com essa energia que concluímos mais um projeto convidando a todos que queiram viver uma grande aventura a fazer parte desse projeto", finalizou André Costa.

SUSTENTABILIDADE

É importante salientar que o Baleia Vibes 2023 teve uma pegada ambiental muito mais forte que em edições anteriores. As ações ambientais receberam uma atenção toda especial da organização durante os três dias do evento. Além de fazerem parte da programação oficial, com ativações de Limpeza durante todo o percurso, por onde a caravana passou os participantes foram incentivados a fazer a diferença no meio ambiente. E todos vestiram a camisa da sustentabilidade não somente evitando descartar resíduos na natureza, mas também promovendo a retirada de qualquer lixo que estivesse pelo caminho, como uma forma de colaborar para que os lugares paradisíacos aos quais a caravana passou ficassem ainda mais belos após a passagem dos grupo, uma forma ativa de impactar positivamente a preservação da natureza. 

Maiores Informações:

(85) 9.8925.3428 - André Costa

@triptouradventure 

O BALEIA VIBES contou com o Patrocínio Oficial de MARESIA, Governo do Estado do Ceará, Fecomércio-CE, Sesc, Senac e Governo Federal através do Ministério da Pesca e Agricultura, Nice, Central Praia da Baleia,  ILD-Instituto Latinoamericano de Desenvolvimento, Instituto Consulpam, La Vie Veículos, Swell Wave, Posto Sérgio Rodrigues, FR Motos, Polpa Frutão, Massel-Madeireira Messejana e Colônia de Pescadores Z-03. Apoio:  Prefeitura de Itapipoca através da Secretaria de Esporte e Juventude e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, e Prefeitura de Paracuru. Realização: Trip Tour Adventure.

Sobre o município de Itapipoca-CE

O município de Itapipoca é um dos mais importantes dentre os 184 que compõem o Ceará. Conhecido como o Município do Três Climas, por haver em seu território biomas bem distintos formados por praias, serra e sertão, o município tem se tornado cada vez mais um destino de aventureiros do Brasil e até do exterior. Com uma economia pujante, o município ocupa a 10ª colocação entre os municípios mais ricos do Ceará, o que lhe confere uma grande importância política e social nos cenários estadual, regional, nacional e internacional.

Galerias | Mais Galerias