#competições #stand up paddle 

Baianos são fortes candidatos ao titulo de sup race 2012

Barbara Brazil, mais conhecida como Babi e Gustavo Costa, são fortes candidatos ao titulo de SUP RACE 2012

10/Mai/2012 - Max Interaminense - Salvador - Bahia - Brasil

Babi é uma baiana arretada. Pratica desde pequena, natação, mergulho, wind-surf e surf. Durante alguns anos participou de várias travessias a nado.

Em 2010 começou a praticar Stand Up Paddle e um ano depois já era a campeã brasileira e baianada modalidade SUP Race feminino. Este ano participou em fevereiro do Mundial da ISA (International Surf Association) realizado em Lima no Peru e foi a única atleta da equipe brasileira a subir no pódio, conquistando duas medalhas de 4º lugar, uma no SUP RACE 18 km e outra no Paddleboard 6 km (remada sem o auxilio do remo), usando pranchas emprestadas.

Não participou da primeira etapa do brasileiro deste ano, pois depois do mundial no Peru, foi à Califórnia, visitar seu filho e conhecer um pouco mais sobre o esporte. Na etapa de Ilha Bela(2ª), a baiana que tem “sangue nos olhos” mostrou que continua remando muito. Depois de cair numa marola de uma lancha, perdeu a liderança que vinha desde o inicio da prova. Mudando sua estratégia e observando a direção da corrente, passou e novamente voltou a liderar. Com uma diferença de mais de 2 minutos venceu e segue na briga por mais um titulo brasileiro. No tempo geral Barbara fez o tempo de 1:55:27 e ficou na frente também de muito marmanjo.

Na categoria unlimited, Gustavo Costa segue na briga pelo titulo do brasileiro deste ano. “Kombi” como é conhecido é um verdadeiro waterman. Sempre foi um amante dos esportes radicais e aquáticos. Surf, kite e stand up são algumas de suas especialidades. No kite wave(kite nas ondas) obteve boas colocações no Circuito Baiano e Peruano, nosanos de 2010 e 2011, chegando a obter a 3° colocação na Praia de Pacasmayo, no Norte do Peru.

No Stand up Paddle, tanto nas ondas como nas longas distâncias tem se mostrado incansável. No Brasileiro de SUP RACE 2011 passou perto do titulo e mesmo sem competir em uma das etapas terminou o ano em segundo. Hoje é o lider do Circuito Brasileiro na categoria Unlimited (pranchas acima de 12,6). Obteve a 1° colocação na 1° Etapa do RJe ficou em 3º na etapa realizada em Ilha Bela(SP), usando uma prancha 16” desenvolvida pelo renomado shaper Baiano Mauricio Abubakir .

A meta para esse ano é brigar pelo titulo Brasileiro. Faltam ainda três etapas. Fortaleza, Brasília e RJ. E muita água ainda vai rolar!

Os baianos recebem o apoio da abubakir paddle, uma prancha genuinamente brasileira e que mostra que talento e um bom equipamento fazem a diferença.