#eventos #surf #encontros 
Salsipuedes - Baixa California - México

Bahia de Todos os Santos Torna-se Reserva Mundial do Surf

Nik Strong-Cvetich

As comunidades locais e internacionais se reuniram no sábado para comemorar a dedicação da praia da Baja Califórnia como a sexta Reserva Mundial de Surf.

Com mais de 200 pessoas presentes, o orgulho da comunidade era palpável, ressaltando a importância dessa designação para as comunidades de surf mexicanos e internacionais.

O evento também contou com discursos dos surfistas da elite Carlos Hernandez e Gary Linden, bem como dignitários, incluindo os representantes da cidade de Ensenada, a Secretaria de Recursos Naturais (SEMARNAT), Secretaria de Pesca (SERNAPESCA), os Cônsul Geral dos Estados Unidos, ProNatura Noroeste, Wildcoast / COSTASALVAJE e Surf ENS.

"É difícil colocar em palavras a importância de declarar Bahia de Todos os Santos, como reserva de surf. A presença na cerimônia de todos os setores da comunidade local foi uma indicação do grande sucesso global deste projecto e é o futuro! ", Disse Gary Linden, shaper lendário fundador do Big Wave World Tour e pioneiro de surfe na ilha Todos os Santos.

 

Escolhido pelas ondas de alta qualidade, características ambientais distintas, história do surf e apoio da comunidade, a Reserva da Bahia de Todos os Santos abriga uma exclusiva combinação desses atributos. O mais impressionante é a alta qualidade das ondas encontradas dentro dos limites da reserva, que incluem Salsipuedes, San Miguel, a 3M's, Stacks e os picos de ondas grandes Killers na ilha Todos Santos. A forte cultura do surf da Bahia de Todos os Santos é formidável, com San Miguel creditado como o berço da cultura do surf mexicano.

 

"O evento foi incrível e da manifestação do apoio da comunidade para a reserva foi realmente incrível. Tem sido uma bênção trabalhar com esses grandes parceiros, e agora compete a todos nós levar este impulso e garantir a proteção legal permanente para lugares como San Miguel", disse o Diretor Executivo da Save The Waves, Nik Strong-Cvetich.

 

Para fechar oficialmente o evento, funcionários do governo e líderes locais presentes assinaram um acordo para apoiar formalmente as metas de conservação descritas no plano de administração da reserva criado pela Save The Waves Coalition, Surf-Ens, Wildcoast / COSTASALVAJE e ProNatura Noroeste para orientar a gestão da reserva recém-criada.

Como o primeiro passo concreto neste plano, a Save The Waves e a Reserva Mundial de Surf em Bahia de Todos os Santos irá lançar uma campanha de mídia para ajudar a criar o primeiro parque estadual no estado de Baja California, liderado pela organização parceira ProNatura Noroeste. O parque estadual proposto irá proteger a bacia hidrográfica crítica do arroio San Miguel e a faixa de areia e de pedras que criam o pico de surf lendário de San Miguel.

 

"A saúde da bacia hidrográfica e a qualidade da onda estão conectadas. Criar o parque estadual irá ajudar a garantir que a qualidade da onda será protegida a longo prazo ", disse Nick Mucha, e Diretor de Programas e Meio-ambiente da Save The Waves.

Reportagem traduzida do site das Reservas Mundiais do Surf

Galerias | Mais Galerias