#inovação #tubarões 
Perth - Austrália Ocidental - Austrália

Australiano Cria Sistema Anti-tubarão com Ajuda de Tom Carrol

Surf Portugal

"Se quer estar 100% seguro de que não irá sofrer um ataque de tubarão, a solução é não entrar na água". A frase é sintomática e é da autoria de Lindsay Lyon. Contudo, o empresário australiano decidiu procurar uma forma de ajudar a reduzir os ataques.

Lyon criou o Shark Shield, um leve sistema que se incorpora facilmente na prancha, mais concretamente no deck. Segundo o inventor, este mecanismo irá fazer com que 9 em 10 possíveis ataques não aconteçam. Lá está, nada é 100 por cento infalível, embora este Shark Shield apresente uma margem de erro bastante reduzida.

Mas a grande novidade é o fato do ex-campeão mundial Tom Carroll ter tido um papel muito importante no desenvolvimento deste produto. Lindsay Lyon contou com o feed back do lendário surfista australiano. Segundo Lyon contou ao jornal australiano "Sydney Morning Herald" trabalhou em conjunto com Carroll durante os últimos dois anos.

Lyon é um empresário e surfista natural de Perth, no Oeste Australiano, zona onde se registam bastantes ataques. Segundo o criador do Shark Shield, foi o próprio governo local que financiou esta criação, com um valor de 300 mil dólares australianos (200 mil euros). "Com o que vimos do ataque sofrido por Mick Fanning temos uma confiança muito elevada de que este produto vai ajudar a evitar esse tipo de ataques", garante o empresário.

O Shark Shield pesa apenas 230 gramas e o modo de funcionamento é bastante simples. Quando o aparelho deteta a presença de um tubarão a menos de um metro começa a libertar estímulos elétricos e faz com que o tubarão fuja daquela zona. O produto foi testado pelo University of Western Australian Ocean Institute e os resultados foram bastante positivos. No entanto, convém não esquecer a frase do próprio Lindsay Lyon com que começamos esta notícia.

Fonte: SurfPortugal

​ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURF E SKATE VOCÊ ENCONTRA NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias