#política 
Washington - Estados Unidos

Austrália Presenteia Obama com Prancha Presidencial

abc.net.au

A diplomacia de pranchas australiana foi implantada em Washington, quando o primeiro-ministro Tony Abbott se reuniu com o presidente Barack Obama.

Enquanto perguntas sobre a escalada do conflito no Iraque dominavam as discussões na Casa Branca entre o primeiro-ministro australiano e o presidente dos EUA, era uma prancha de surf Bennett Malibu customizada e estampada com o selo presidencial que roubou a atenção de muitos surfistas em todo o mundo e os dois bodysurfers interessados.

O presidente dos EUA declarou que ele 'amou' o longboard.

A prancha fabricada em Sydney, com as cores do avião 'Air Force One' de Obama foi o presente oficial da Austrália para o presidente dos EUA. "Embora os dois líderes sejam bodysurfers (que pegam onda sem prancha), o simbolismo de uma prancha mostra a relação forte e duradoura de nossas nações através do Pacífico e o amor ao surfe que compartilhamos", disse o fundador da Surfrider Foundation Austrália, Brad Farmer, que recentemente introduziu o primeiro-ministro australiano ao seu 'herói' Kelly Slater durante uma visita à Reserva Mundial de Surf em Manly Beach.

O gerente da fábrica da Bennett Surfboards, em Brookvale, Greg Bennett, disse que pensou que era uma brincadeira quando o gabinete do primeiro-ministro ligou para encomendar uma prancha de longboard feita por encomenda para o presidente - em uma semana.

A prancha iria acompanhar o  primeiro-ministro Tony Abbott em sua viagem aos Estados Unidos, como um presente para o presidente nascido no Hawaii, Barack Obama.  "Ela me disse que era altamente confidencial, por isso eu me esforcei para tentar fabricar esta prancha em sete dias. Confiando na qualidade e no design do longboard 9' 4", o Sr. Wentworth e a equipe de shapers estão ansiosos para ver as fotos do presidente Obama a testando no surf.

Numa história semelhante o escritório do primeiro-ministro teve que ligar para a Casa Branca com antecedência para obter autorização para utilizar o selo presidencial, antes do projeto ser concluído. Tradicionalmente, os presentes australianos para presidentes dos EUA têm sido coalas fofinhos, chapéus de cowboy e selas.

Os surfistas australianos estão pressionando o governo conservador do Sr. Abbott para implementar um Plano Nacional de Gestão de Surf e uma Lei Nacional Costeira para garantir que as praias de surf australianas estejam protegidas de um desenvolvimento desenfreado.

 

Galerias | Mais Galerias