#competições #cbsurf #surf 

Atual Campeão Brasileiro Registra Maior Somatório do Evento na Estreia dos Cabeças de Chave na Taíba

Douglas Silva, campeão do Dream Tour 2024, não se acomodou e fez 16.83 em sua estreia no ano de 2025 durante o Taça Brasil 10.000 da Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE).

20/Fev/2025 - Lufi Rebel / Assessoria de Imprensa da CBSurf - São Gonçalo do Amarante - Ceará - Brasil
Fica ainda mais difícil vencer o Douglas Silva quando o dia proporciona aéreos para a esquerda. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.
São Gonçalo do Amarante, CE – 19 de fevereiro de 2025 – A 2ª fase das competições masculinas no Taça Brasil 10.000 realizado na Praia da Taíba, em São Gonçalo do Amarante (CE), marcou a estreia dos cabeças de chave e trouxe baterias de altíssimo nível. O destaque ficou por conta do campeão brasileiro do Dream Tour 2024, Douglas Silva, que não decepcionou em sua primeira apresentação na temporada e já cravou o maior somatório do evento até agora: 16.83 pontos.

Com um 9.00, maior nota do dia, e um 7.83, Douglas mostrou por que foi o melhor do Brasil no ano passado e deu uma verdadeira aula de aéreos, confirmando que continua entre os atletas mais difíceis de serem batidos no circuito brasileiros.

O Taça Brasil 10.000 Taíba 2025, apresentado pela Mormaii e patrocinado pela Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, é a primeira etapa do circuito de acesso ao Dream Tour 2026, a elite do surfe brasileiro, e conta com uma premiação total de R$ 250 mil. A pontuação máxima do evento é de 10.000 pontos, e um bom desempenho nesta etapa já coloca os competidores em uma posição favorável para brigar pela classificação.

Com ondas em torno de 1 metro, boa formação e um bom vento predominante na parte da tarde, as condições se mantiveram favoráveis ao longo do dia, garantindo um espetáculo para o público presente.

 

Quem esteve na Praia da Taíba prestigiou um alto nível de surfe em mais um dia do Taça Brasil 10.000. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.

CAMPEÃO BRASILEIRO ROUBA A CENA NA MELHOR BATERIA DO DIA

O pernambucano Douglas Silva, atual campeão brasileiro do Dream Tour 2024, protagonizou a melhor bateria do dia, enfrentando os adversários Murillo Coura (SP) e Samuel Igo (PB), ambos integrantes do Dream Tour, além do jovem Enrique Neves, conterrâneo de Douglas.

A disputa foi um verdadeiro show de aéreos, especialmente entre Douglas e Murillo. O paulista elevou o ritmo do confronto na primeira metade da bateria. Ele colocou logo em jogo a sua especialidade, as manobras aéreas, e alcançou um somatório de 14.34 pontos, até então o maior do dia. No entanto, Murillo “cutucou a onça com vara curta” e instigou Douglas, que nos últimos oito minutos da bateria puxou ainda mais o nível.

Com sua facilidade para os aéreos, Murillo Coura foi um dos grandes destaques do dia. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.

Primeiro, ele aterrissou um aéreo alto de difícil execução, recebendo 9.00, maior nota do dia. Já na reta final, faltando apenas dois minutos para o término, Douglas acertou um full rotation com muita facilidade, somando 7.83, a segunda maior nota do dia. Assim, consolidou 16.83 pontos, o maior somatório da competição até agora.

Murillo Coura avançou em segundo e ficou com o terceiro melhor somatório do dia (14.34 pontos).

Após a vitória, Douglas Silva analisou sua performance e destacou a importância da sua preparação para a temporada:

"Foi uma bateria muito boa. Inclusive, competi contra um atleta que já enfrentei no ano passado e que poderia dificultar minha caminhada pelo título, o Murillo Coura. Eu estava muito animado para esse evento, porque treinei bastante desde que fui campeão brasileiro. Me dediquei intensamente, treinando todos os dias em Maracaípe, até mesmo nos domingos, porque queria ver o resultado desse esforço na água. Estava ansioso para colocar a lycra e testar meu desempenho. Competir é o que me move, entrar na água para disputar com outros grandes atletas é o que eu amo fazer. No ano passado, realizei um grande sonho: depois de nove anos como profissional, me tornei campeão brasileiro. Isso mudou minha vida e abriu muitas portas. Acredito que quando seguimos no caminho certo, Deus sempre nos proporciona grandes oportunidades."

Jadson André não deu chances para os adversários o surpreenderem e dominou desde os primeiros minutos de bateria. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.

JADSON ANDRÉ CONTINUA EM ALTO NÍVEL

O potiguar Jadson André, um dos grandes ícones do surfe brasileiro com 11 temporadas na elite mundial, também brilhou em uma bateria com grandes adversários. O experiente atleta enfrentou Rafael Teixeira (ES) e Vitor Ferreira (RJ), surfistas muito competitivos com destaques nas competições, e Lucas Haag, promessa da nova geração catarinense.

Jadson começou forte e, logo no início, executou um combo explosivo de duas manobras de backside, garantindo 7.67 pontos. Depois, somou 4.80 com seu característico aéreo reverse. Assumindo a liderança já nos primeiro 4 minutos de bateria, permanecendo assim até a buzina final. 

Faltando 1 minuto e meio para o fim da bateria, ele mais uma vez usou sua assinatura principal e acertou um aéreo reverse ainda mais alto e crítico, garantindo 6.83 pontos. No total, fechou a bateria com 14.50 pontos, o segundo maior somatório do dia.

Após a bateria, Jadson comentou sobre a dificuldade do confronto e a importância de manter o foco nas próximas fases:

"As ondas estão muito boas, mas não está fácil. Tem bastante correnteza, o que exige um esforço extra para se posicionar bem. Minha bateria foi extremamente difícil, com nível de evento internacional. O Rafael e o Vitinho competem forte no circuito internacional, o Lucas tem um surfe muito bom também... Quando vi a bateria, sabia que teria que entrar 100% focado e surfar na quinta marcha. Cada bateria é única. Durante aqueles 20 minutos na água, se não encontrar as melhores ondas, não tem favoritismo que resolva. Mas a confiança aumenta quando conseguimos vencer baterias desse nível. Espero seguir avançando e continuar conversando com vocês até o último dia de competição!"

O potiguar Mateus Sena é sempre um forte candidato nos campeonatos no nordeste. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.

OUTROS DESTAQUES

Mateus Sena (RN) também teve uma excelente performance, registrando 13.24 pontos, com 7.57 como maior nota.

Weslley Dantas (SP), que tem a maior nota do campeonato, 9.67 pontos no primeiro dia, manteve a regularidade e venceu sua bateria com 12.53 pontos, apostando na consistência com duas notas na casa dos 6 pontos.

AMANHÃ O SHOW DE SURFE CONTINUA

As condições do mar prometem se manter favoráveis, com ondas em torno de 1 metro e boa formação.

Programação prevista:

  • 12 baterias restantes da 2ª fase do masculino
  • 6 baterias da 2ª fase do feminino
  • 6 baterias da 3ª fase do masculino (das 12 que compõem a fase)

A 2ª fase do masculino, que inicia o dia, ainda reserva a estreia de grandes nomes do surfe cearense, como Michel Roque, ídolo local da Taíba, e Messias Félix, atual campeão do evento.

Também entram na disputa atletas de renome internacional, como Peterson Crisanto e Alex Ribeiro, que já competiram no WCT, além de jovens promessas do surfe brasileiro, como Luan Ferreyra, vice-campeão da Taça Brasil 2024, e Guilherme Lemos, integrante da Seleção Brasileira Júnior da CBSurf, que recentemente esteve em treinamento no Havaí com o coach da CBSurf e diretor técnico Guga Arruda.

O público pode esperar mais um dia de show de surfe!

Caso seja confirmada a realização da 3ª fase do masculino, Weslley Dantas também entra na água amanhã para tentar dar continuidade às vitórias. Foto: Francisco Chagas / CBSurf.

TRANSMISSÃO E APOIO

Taça Brasil 10.000 Taíba 2025 – Apresentado por Mormaii

  • Data: 17 a 23 de fevereiro
  • Local: Praia da Taíba, São Gonçalo do Amarante (CE)
  • Premiação: R$ 250 mil
  • Pontuação: 10 mil pontos no ranking

A etapa, apresentada por Mormaii, conta com o patrocínio da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, sob a liderança do prefeito Marcelo Teles em trabalho conjunto ao secretário de Esporte e Juventude Muller Rodrigues. O evento também tem o apoio da Secretaria do Esporte e Juventude do Estado do Ceará, comandada pelo secretário Rogério Pinheiro. A colaboração entre as esferas municipal e estadual tem sido fundamental para a promoção e o desenvolvimento do surfe na região.

A CBSurf, em parceria com a Federação de Surf do Estado do Ceará e o Instituto Brasil Sem Fronteiras (IBESF), está comprometida em oferecer uma competição de alto nível, garantindo toda a infraestrutura necessária para atletas e público. 

A etapa está sendo transmitida ao vivo pelo canal CBSurfPLAY e no site oficial da CBSurf, com também cobertura pelo perfil @cbsurfoficial no Instagram, permitindo que os fãs do surfe acompanhem cada detalhe das disputas.

Apresentação: Mormaii

Patrocínio: Prefeitura de São Gonçalo do Amarante

Realização: Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) em parceria com a Federação de Surf do Estado do Ceará e Instituto Brasil Sem Fronteiras (IBESF).

Apoio: Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesportece), FuWax, Surfland Brasil, Pousada Doromari, Layback, Monster Energy, Mahalo Poke, Giga+ Fibra e Sunset Beach Hotel.