Associação dos Surfistas de Torres celebrou 30 anos

Grande festa reuniu gerações de surfistas do Sul do país

10/Dez/2013 - Gabriel de Mello - Torres - Rio Grande do Sul - Brasil

A Associação dos Surfistas de Torres (AST) realizou na última sexta-feira (29/11) um grande jantar de confraternização em comemoração aos 30 anos da instituição. Estiveram presentes mais de 200 pessoas, dentre elas atletas de renome mundial como Rodrigo Pedra Dornelles, Neco Padaratz, Daison Pereira, Figue Diehl, dentre outros. Autoridades locais e simpatizantes do esporte tiveram a oportunidade de participar da celebração.

Durante a cerimonia, comandada pelo radialista Nelson Peres, diversas personalidades foram homenageadas por serviços prestados a Associação ao longo dos 30 anos da AST. Um dos momentos de maior emoção foi a entrega da homenagem a família Scheffer, que receberam a honraria destacada a Zeca Scheffer (in memorian). Outro ponto forte foi a entrega para a Família Dornelles, que é considerada uma das famílias que melhor representa o espirito do Surf no Rio Grande do Sul.

Além de muita alegria, o momento também foi marcado por depoimentos emocionados de integrantes da AST que deixaram sua marca na história do Surf. Carlos Jonni Salles lembrou que a Associação surgiu porque era preciso buscar o espaço para atletas de Torres poderem praticar o Surf. Marco Antonio Machado, o Macaco, fez um pequeno resgate histórico, enquanto Felipe Raupp lembrou a disputa entre Daison Pereira e Rodrigo Pedra Dornelles em uma final de campeonato Brasileiro na Joaquina, em Florianópolis (SC). Já Alexandre Bayma Menezes lembrou de surfistas que marcaram época, como Eduardo Cupim Martins.

O diretor da ULBRA Torres, Luis Antônio Longo, que também foi homenageado por ser um dos primeiros técnicos de surf do Estado, relembrou o quanto as competições em Torres eram esperadas por atletas de outras localidades. “Na semana que tínhamos o campeonato aqui era diferente, todos se preparavam e vinham para cá muito felizes. Desde aqueles anos Torres já era uma Surf City, ela sempre respirou o Surf. Não tenho medo de dizer que o Surf levou Torres para o mundo de uma maneira incrível e com muito brilho. Vida longa ao Surf em Torres”, finalizou.

Rodrigo Pedra Dornelles, o maior surfista da história do Rio Grande do Sul, destacou o orgulho de representar Torres pelo mundo a fora. “O surf me deu tudo que tenho e me transformou no que sou hoje. Tenho muito a agradecer aos meus pais por sempre me auxiliarem no sonho de surfar. Sou muito feliz por ter representado Torres em muitos lugares, mas voltar para casa sempre foi muito bom. Tenho muitos amigos aqui e poder surfar ao lado deles é especial. Estou muito emocionado, faltam palavras, mas o sentimento de amor ao esporte é muito forte”, comentou.

O catarinense Neco Padaratz, duas vezes campeão Mundial, também esteve presente no evento. “Estou muito feliz por ser lembrado, é sempre bom ver que teus feitos estão ainda vivos na memória das pessoas. A minha história com Torres é muito antiga, desde quando tinha nove anos já vinha para cá competir e dormia em capas de pranchas em garagens de casas de amigos e casas vazias. Estou muito feliz por ver a AST chegar aos 30 anos, e ver muitos amigos que conquistei ao longo deste tempo”, afirmou.

Silvio Ribeiro, que representou o Governo do Estado no evento, destacou que a AST tem o reconhecimento do Governo quando o assunto é Surf. “Estou muito feliz por fazer parte desta história, pois a AST é uma entidade atuante e reconhecida por seu trabalho sério. Sempre que vimos os projetos da Associação nos editais sabemos que será algo muito positivo para o esporte do Rio Grande do Sul. Queremos ver o Surf cada vez mais forte em todo o estado e principalmente em Torres”.

A prefeita de Torres, Nílvia Pinto Pereira, destacou que o trabalho da AST é importante para o município. “Confesso que não conhecia o que os surfistas de Torres faziam. Me surpreendi positivamente, acho que se calcular todo o tempo que o pessoal da AST passou até hoje dentro da Prefeitura, posso dizer que eles são quem mais vão lá mostrar projetos e o que tem feito. Estou muito feliz com a trajetória da Associação, e podem começar a escolher o local para instalarmos o Memorial do Surf”, anunciou a prefeita.

O presidente da AST, Carlos Freitas, agradeceu a oportunidade de presidir a associação. “Sou muito feliz por ter a confiança de vocês para presidir a AST. Agradeço também as pessoas que compuseram as minhas diretorias, em especial ao Renan Borba, o José Ricardo Milanez, O Anderson Cardoso e o Heron de Mattos. Sem eles não seria possível chegarmos onde estamos. Hoje é um momento de alegria, de celebrar, pois quando olho todos aqui tenho certeza que estamos na direção certa”, finalizou.

Na ocasião, foi lançado o site oficial da AST, que é www.astsurf.com.br.