ASP aprova mudanças para a qualificação dos Top 34

ASP

O Conselho de Administração da ASP votou por ratificar vários refinamentos para o ASP World Tour e os rankings da ASP para a temporada de 2012

Estas alterações irão expandir a decisão de suspender o corte de Meio de Ano para 2012, devido a restrições no cronograma, e continuar a proporcionar um caminho claro para a qualificação dos Top 34 da ASP.

"Nosso compromisso é fazer o tour mais emocionante, relevante e bem sucedido e nós sentimos que essas mudanças colocarão em evidência os melhores talentos do mundo e continuarão a oferecer oportunidades para jovens talentos em ascensão", falou Pat O'Connell, Vice Presidente de Marketing Esportivo da Hurley e Membro do Conselho da ASP.

Tanto o Ranking Mundial e o Ranking do Título Mundial da ASP foram reinicalizados para 2012, com todos os surfistas começando com zero resultados. Com a desativação da rotação de Meio de Ano, um ranking de 52 semanas não é mais prático, e cada surfista construirá seu respectivo ranking de janeiro a dezembro.

"Estas alterações são passos na direção certa, considerando a remoção da rotação de Meio de Ano para 2012, e estão em harmonia com a World Tour ao longo dos últimos anos de evolução", falou Kieren Perrow, competidor da ASP e representante dos surfistas '. "Eles vão fornecer um caminho mais claro e viável para os surfistas tentando qualificar nos top 34, e continuar o nosso objetivo de melhorar o esporte para os melhores surfistas do mundo. Será emocionante ver como este ano se desenrola, pois o nível de talento nunca foi tão alto. "

A qualificação para 2013 dos Top 34 da ASP será composta de:

Os Top 22 a partir do Título Mundial de 2012 da ASP

Os Top 10 a partir do Ranking Mundial de 2012 da ASP (Aqueles que ainda não se qualificaram acima)

Dois convidados da ASP

"O processo de qualificação para o Mundial de 2013 da Série para o Título da ASP será semelhante à forma como se operou durante a temporada de transição de 2010", falou Renato Hickel, Gerente de Tour da ASP. "Além das alterações acima, temos também várias alterações para o formato e os pontos do ASP Prime". Nós acreditamos que estas mudanças irão diminuir ainda mais a diferença de pontos dos surfistas no Tour e aqueles que tentam se qualificar para o Tour, tornando o processo muito mais dinâmico. "

Aos surfistas Top 34 só será permitido contar os seus melhores 3 resultados em eventos do Título Mundial em suas respectivas classificações do Mundial da ASP. No novo formato ASP Prime, tem havido um aumento da igualdade 9, de quatro por evento para oito por evento em 2.400 pontos. Este aumento de oportunidade irá permitir que os surfistas registrar mais resultados expressivos em eventos ASP Prime.

Os pontos para o Igual 17º lugar no ASP Prime aumentou de 1.034 para 1.300 pontos, e para a Igualdade 5º de 3.120 para 3.320 pontos. No caso específico de finalistas em 5º lugar vai aumentar o valor porque há o dobro da quantidade de chances de obter um 9º no Prime com o novo formato da ASP. Isto ajudará ainda mais no fechamento do espaço nos pontos atuais.

A primeira parada da Série do Título Mundial de 2012 da ASP será o Quiksilver e o Roxy Pro Gold Coast, a partir de 25 de fevereiro a 7 de março de 2012.