#recordes #mundial 
Tacima - Paraíba - Brasil

Asa delta: Brasileiro bate recorde mundial de distância em decolagem de rampas

Gerson Filho

Brasiliense voa por nove horas, mais de quinhentos quilômetros, decolando da Paraíba e pousando no Ceará

Na última terça feira, 15 de outubro, o piloto brasileiro Eduardo “Dudu DF” Fernandes, 39 anos, bateu o recorde mundial de distância de vôo em  uma Asa Delta – decolando de uma rampa -, ao percorrer 576 Km.

O feito foi realizado a partir da rampa de Tacima, na Paraíba, que apesar da pouca altitude, 200 metros, é considerada pelos voadores como uma das melhores do Pais. O recorde anterior pertencia a Andre Wolf que chegou à marca de 494,8 km partindo de Caçapava do Sul, em janeiro de 2012.

 A aventura durou cerca de nove horas. A decolagem ocorreu por volta das 7h40, na Paraíba, e  aterrissagem às 17h, na cidade cearense de Santa Quitéria, que fica a cerca de 75km ao sul de Sobral, cidade referência na região. O piloto conta que a intenção não era bater o recorde, e sim, aproveitar as boas condições oferecidas na região.

 “Fiquei duas vezes bem perto de pousar. Mas depois da metade do vôo para frente, tive uma rota bem tranqüila, com boas térmicas”, diz ele que precisou de seis litros de água, muitas barras de cereal, além dos equipamentos de navegação como GPS", diz ele que após aterrissar, teve que esperar o resgate terrestre por mais de cinco horas, pois seus companheiros estavam mais acessíveis.

 “Decolar de manhã e pousar à noite, sem ajuda de motores, lendo as condições é uma alegria para quem gosta de vôo livre. Essa rampa é muito boa. Ela está sendo mais explorada de dois anos pra cá. Viemos na intenção de fazer um bom vôo e o recorde foi uma conseqüência. O vôo livre pelo prazer de voar foi a nossa motivação”, comemora ele que decolou com os amigos Dudu Mato Grosso e Glauco Pinto, que também superaram o recorde anterior voando aproximadamente 530 km.

NR: Em agosto de 2012, o americano Jonny Duran conseguiu voar por 700 km em linha reta. A diferença foi na decolagem. Duran decolou rebocado por uma aeronave de pequeno porte, o que facilita consideravelmente o feito. 

Galerias | Mais Galerias