#pranchas #equipamentos 

As novas pranchas Hollow: idéias atuais para antigos conceitos

As pranchas de madeira estilo Hollow (ocas) voltaram a ser fabricadas por uma nova geração de shaper-marceneiros. Existem em todo tipo de design, releituras de modelos antigos, pranchas vintages e novos desenhos com alto design e conceitos antigos

02/Jul/2012 - Guilherme Pallerosi - Brasil

O princípio das pranchas de madeira é outro, a ideia é fazer uma prancha diferenciada, de forma mais artesanal, com maior durabilidade, beleza, mas principalmente para um surf com bom desempenho. O peso da prancha é inevitavelmente maior que o de uma pranchinha, mas a performance não deixa a desejar.

O conceito das pranchas de madeira tem se espalhado por aí, e no mundo todo tem gente fazendo pranchas a moda antiga. Um colega de blog muito bom para conhecer projetos de todo tipo de prancha de madeira, Hollow, Alaia, ou o que for é da Wooden Surfboard. Imperdível se você está disposto a conhecer melhor este universo!

No Brasil existem poucos fabricantes dessas pranchas, mas ainda sim, muito competentes. Em Ubatuba (SP) tem A Flora Ecoboards, que faz pranchas Alaias e Hollow com uma pegada de sustentabilidade muito bacana.

Em Santa Catariana, a Siebert Woodcraft Surfboards, constrói hollow em um estilo vintage muito bem feitas, além de serem lindíssimas. Outros shaper têm feito suas experiências pelo país, mas em termos de mercado, ainda é limitado. O ideal é não passar muita vontade, e se não tiver como adquir uma, faça a sua!

E se a sua pegada é construir uma Hollow por conta própria, fica a dica do site do Paul Jesen, que além de vender pranchas Hollow, ensina seu método para outros amadores do surf ancient.

Para ler mais sobre historia do surf e sobre técnica de construção das pranchas ancient, acesse o blog Madeira e água: http://madeiraeagua.blogspot.com.br/