#ecologia #arte #surf #educação #ação ambiental 
Oahu Costa Norte - Hawaii - Estados Unidos

Artista brasileiro pinta o maior mural de surf do Mundo no Havaí

Fábio Maradei

O Guarujaense Hilton Alves mora em Oahu desde 2007 e iniciará o projeto para a pintura de 101 murais de surf ao redor do mundo

Quando a paixão se une à profissão, o caminho fica mais fácil. O artista plástico brasileiro Hilton Alves inicia neste sábado (19), em Honolulu, no Havaí, a pintura do maior mural de surf do Mundo. Morando no arquipélago desde 2007, ele já é conhecido por pintar murais em escolas públicas. “Este será o meu primeiro trabalho em local público e o pontapé inicial para uma série de 101 murais ao redor do Mundo”, revela o artista, natural de Guarujá/SP.

A ideia é pintar este novo mural, na Rua Kalani, – com quase cinco andares de altura e 200 metros de largura - em uma semana, usando mais de 150 galões de tinta. “Vou retratar uma cena típica do Havaí, com uma enorme onda quebrando em Pipeline e pessoas assistindo da areia. Tudo em tamanho real”, conta Hilton, que para realizar a obra conta com o patrocínio da Vertical Technologies e apoios da Planet Sun, AL’s Tinting Incorporated, Norht Shore News e HaWyland Styles Gallery.

Aos 33 anos de idade, Hilton começou a pintar em 2000, em Guarujá, onde morava. “Eu sempre tive este dom de desenhar, mas minha paixão era mesmo surfar. E quando trabalhava numa loja de surf, um cliente, que sempre me via desenhando, me presenteou com algumas telas, tintas e pincéis. E, sozinho, comecei a pintar e vi que poderia alcançar vários sonhos, por intermédio da arte”, lembra.

Além da pintura em escolas públicas, Hilton sempre gostou de envolver o seu trabalho com crianças e jovens, no seu projeto social, Surf Art Kids, criado ainda em 2003, no Brasil e realizado junto com sua esposa, Jessica dos Santos. “Em setembro fiz um mural junto com 780 crianças. Neste novo trabalho, a molecada também terá a oportunidade de pintar e aprender sobre como proteger os oceanos e seus habitantes. A ONG Ocean Girl Project, em parceria com o Surf Art Kids, desenvolverá atividades para a criançada se divertir e aprender sobre surf e ecologia”, anuncia.

Surfista, praticante de stand up, Hilton destaca a vida no Havaí. “Morar aqui é perfeito para o estilo de vida que sempre tive, de esportes e arte. Aqui, posso focar no meu trabalho e ter a natureza como principal fonte de inspiração”, ressalta Hilton, empolgado com o novo projeto o 101 Perfect Waves, com murais ao redor do Mundo. “O objetivo é levar a beleza dos oceanos e seus elementos perto das pessoas, com pinturas de murais e atividades de educação ambiental, ressaltando a importância de se preservar o Planeta”, completa.

As cidades interessadas em ter um destes murais, podem entrar em contato com o artista pelo e-mail hilton@theartofhilton.com.  Mais informações no site www.theartofhilton.com e no www.facebook.com/nrtshrlv.

Galerias | Mais Galerias