#surf 

Arquivo global de Ataque de Tubarão: um antídoto a inexatidão..

Marie Levine

A estatística sobre ataques de tubarão são inexatas. Enquanto alguns encontros de humanos e tubarões resultam em ferida séria ou morte, a maioria das vezes nada fazem. Juntar isso tudo isso chamando ` ataques de tubarão` - de um dedo cortado ou nenhuma ferida, como quando uma prancha de surf é mordida, a quando um membro do corpo é perdido - faz um desserviço ao público em geral e aos tubarões. Perpetua a imagem negativa dos tubarões e encobre-se os fatos com sensacionalismo.

O Arquivo Global de Ataques de Tubarão (GSAF) foi criado por um grupo de médicos e cirurgiões nos meados de 1980 para reunir dados médicos relacionados a tais acontecimentos, e o Instituto de Pesquisa de Tubarão mantem o GSAF desde que 1993.

Agora GSAF tem o próprio site da web em www.sharkattackfile.net. A lista completa de incidentes está disponível online como um arquivo excel.

Encorajar transparência de dados, cada entrada é referida de modo que os visitantes podem verificar os acontecimento e a fonte de dados. O site também fornece uma bibliografia, informação de contato de investigadores de caso, formas de relatório de incidente, e recomendações em como reduzir o risco de um encontro negativo com um tubarão. Também inclui uma página com fotos e descrições breves de espécie de tubarões que foram implicados nestes incidentes.

Pesquisadores colaboradores da Universidade de Dalhousie conduzem uma análise de dados ambientais que estará disponível no site da GSAF em meados de 2006.

Pesquisadores sérios são convidados a unir-se ao GSAF. Vários arquivos de caso são colocados a cada mês na seção de membros do site, e membros têm acesso à biblioteca do GSAF de artigos diários.

Embora não mas disponível online, a base de dados de GSAF liga cada entrada a um arquivo de caso digitalizado contendo fotografias de e/ou mapas do local do incidente, tempo, mar e condições ambientais, desenhos médicos e outras informações relevantes.

Links Relacionados:

Arquivo de ataques de tubarão

Galerias | Mais Galerias