#surf #pranchas #equipamentos 
Brasil

Aprenda a ler as medidas de uma prancha de surf

Ian Chohfi

Entenda as medidas de uma prancha de surf de forma simples e eficaz usando a forma exata de como elas são medidas a partir de pés polegadas e até em centímetros

As formas de medidas de uma prancha de surf podem deixar os iniciantes no assunto com uma certa dúvida e receio por conta de seu sistema de medição que não é usado da nossa forma do dia a dia (sistema métrico) e sim na forma de pés e polegadas. Porém não é algo a qual nós devemos temer pois as medidas de uma prancha de surf são de fácil entendimento e compreensão se forem estudadas e analisadas de uma forma muito simplificada.

A prancha de surf é medida desde a rabeta até o bico além da distância entre suas bordas, em pés e polegadas (e também em frações de polegadas) em praticamente todos os aspectos. Numa prancha de surf, temos as  seguintes medições:

  • comprimento, que vai da rabeta até o bico;
  • largura, que é medida na parte mais larga na prancha, geralmente próximo ao meio dela;
  • espessura, medida pela lateral da prancha; e 
  • volume ou litragem, que vai ser decidida principalmente de acordo com peso,  porte físico e nível de surf do surfista.


Exemplo das áreas em que a prancha de surf é medida

Comprimento

Vamos ver uma forma de conversão simples das medidas em pés e polegadas em que normalmente são usadas para medir o comprimento de uma prancha: 

  • 1 pé (ou 1’) = 30,48 centímetros 
  • 1 polegada (ou 1’’) = 2,54 centímetros 
  • 1/2 (meia) polegada = 1,27 centímetros 

Nesse caso, quando perguntam qual o tamanho de uma prancha, é normal dizer o tamanho dela em pés e polegadas, por exemplo:

Minha prancha é uma 6’1’’ (lê-se “seis um”): isso quer dizer que a prancha tem 6 pés e 1 polegada, o que dá aproximadamente 185 cm. 

Normalmente o número de pés pode variar entre 5 e 12, e o número de polegadas entre 0 e 11.

Largura e espessura

Também temos as medidas de espessura e largura em que são usadas as medidas apenas em polegadas e frações de polegadas. Nesse modo elas são quase ilimitadas, porém usando o cálculo de uma medida fracionária simplificada você consegue entender as próximas medidas que são possíveis:

  • 2 polegadas e 1/2 de espessura = 6,35 centímetros 
  • 18 polegadas e 1/2 de largura = 46,99 centímetros

Quando temos frações diferentes nas medidas como por exemplo  “1/4” ou “3/4“ ela simplesmente representa 1 quarto e 3 quartos da polegada da medida, respectivamente. 

Lembrando que as medidas são colocadas com o sinal “ “ entre pés e polegadas sinalizando o comprimento, além de ter  também os espaçamentos usando um “x” entre o comprimento e a largura e entre a largura e a espessura. 

Com alguns simples exemplos conseguiremos identificar as medidas de uma prancha de surf  (que geralmente estão escritas na parte de baixo de uma prancha) e assim não teremos mais dúvidas de como tais medidas funcionam, vamos ver: 

Exemplo: Prancha 7’4  x 3 1/2  x 19 3/4 

  • 7 pés e 4 polegadas de comprimento = 223,52 centímetros
  • 19 3/4  de largura = 50,16 centímetros 
  • 3 1/2  de espessura = 8,89 centímetros

Volume

O volume ou litragem de uma prancha de surf é uma medida especificamente usada para representar a quantidade de volume em que preenche a parte interna da prancha, causando assim uma simplicidade para entender a flutuação de uma prancha de uma forma mais rápida e eficaz: quanto mais volume a prancha de surf tiver, mais flutuação ela terá. Por exemplo, uma prancha de surf com 30 litros de volume, terá mais flutuação do que uma prancha com 25 litros de volume. 

-----

Ian Chohfi é Free Surfer nascido em Ubatuba. Esteve a maioria do seu tempo dentro do mar surfando desde que tinha 12 anos de idade, sempre buscando o conhecimento através do surf se conectando com a natureza.

Instagram: @ian.surfe

Galerias | Mais Galerias