#previsão #surf #ondas extremas #ondas grandes #ondas perfeitas #surfguru #análise 
Vila dos Remedios - Fernando de Noronha - Brasil

Análise do Swell Épíco de Noronha

Surfguru

Foi uma das maiores ondulações dos últimos anos que chegou no arquipélago. Vamos comparar essa última ondulação com um swell de 2013, quando as ondas também ficaram enormes!

A temporada de ondas de norte funciona de maneira diferente da temporada de sul no Brasil. Como a maior parte do litoral brasileiro fica no hemisfério sul, os swells que chegam de sul costumam ter um período menor e uma altura maior do que os swells que vem do hemisfério norte, que chegam com um período alto e uma altura média um pouco mais baixa.

Mas, de vez em quando, entra uma bomba. Se uma ondulação se forma com a direção e potência certas, temos um #SwellHistorico entrando na costa brasileira. E foi o que rolou na virada de fevereiro para março deste ano, durante a etapa do QS 5000 da WSL, o Hang Loose PRO. Com isso, vários atletas profissionais estiveram na ilha durante o swell e puderam mostrar um show de surf para quem estava na praia.

Vamos analisar a ondulação e comparar com outras que rolaram nos últimos 10 anos! Se liga:

É importante destacar que iremos comparar a medição oceânica entre os anos, para manter a base. O swell de 2023 veio de norte-noroeste (variando entre 340º e 356º) com 2m de altura e 14 segundos de período. Pode não parecer um swell muito grande, mas a influência do período em uma bancada como a da Cacimba do Padre faz com que as ondas aumentem bastante de altura no litoral na hora de quebrar. 

Tivemos um swell com 32 watts de potência que se estendeu por alguns dias, chegando no ápice no dia 02/03 e ficando nessa faixa até o dia 05/03. Isso garantiu que o surf em condições épicas rolasse por alguns dias durante o campeonato, mesmo com a paralisação no dia 02 devido ao tamanho do mar. O vento também ajudou ao longo dos dias, ficando abaixo dos 20 km/h e rodando entre leste e leste-sudeste, favorecendo a formação na praia.

Não foi o maior swell já registrado na ilha, mas foi uma ondulação bem grande, que obrigou a galera no porto a ficar alerta e movimentar os barcos para evitar maiores problemas.

grafico de altura das ondas

grafico de potencia

grafico de vento

Certamente, foi o maior swell desde 2018, quando a ondulação na ilha bateu 2,9m com incríveis 16 segundos de norte (entre 354º e 356º). E por conta dessa diferença de altura e período, tivemos um pico ainda maior de potência: foram tremendos 62 watts de potência no dia 02/03/2018, quase o dobro do observado durante o swell deste ano.

O vento também foi um fator fundamental para que as condições de 2018 possam ser descritas como melhores: no dia do pico do swell, ele não passou de 10km/h e mesmo marcando norte maral, não atrapalhou muito as condições do surf!

grafico de altura das ondas

grafico de potencia

grafico de vento

Em 2013, um outro swell grande também encostou no arquipélago e fez a galera remar até a segunda laje. Dessa vez, a direção foi ainda mais de norte-noroeste (336º) com o pico no dia 16/01/2013, com 2,6m e 16 segundos de período. Com esses fatores, o swell atingiu 56 watts de potência, bem próximo ao observado 5 anos depois em 2018.

Infelizmente não temos os dados de vento desse dia, mas tem uma matéria irada da época contendo um vídeo com imagens exclusivas feitas na ilha durante o swell. Destaque para a presença de um Jadson André ainda novinho junto com locais consagrados da ilha, confira o vídeo aqui nesse link!

grafico de altura das ondas

grafico de potencia

TABELA DE COMPARAÇÃO DOS SWELLS

 

2023

2018

2013

altura do swell

2m

2,9m

2,6m

período

14 segundos

16 segundos

16 segundos

direção

norte-noroeste (entre 344º e 346º)

Norte (entre 354º e 356º)

norte-noroeste (336º)

potência máxima

32 watts

66 watts

56 watts

vento

E/ ESE com menos de 20 km//h

N com menos de 10km/h 

  •  

maré

lua crescente variando entre 0,9m e 1,9m

auge da cheia entre 0,1m e 2,7m

crescente entre 0,5m e 2,2m

E se você for para Noronha, já sabe: a EcoCharme tem as melhores condições para você se hospedar na ilha, são várias opções de pousadas com a promoção de 5 noites pelo preço de 4! E você ainda tem 10% de desconto, tanto nas pousadas, quanto no restaurante Fernão El Loco com o cupom GURU10 ;)

Lembrando que só quem é assinante PRO tem as ferramentas certas para acompanhar o swell chegando com antecedência com os 15 dias de previsão e o Alerta Personalizado para nunca perder condições épicas! Assine com cupom GURU30 e tenha 30 dias grátis.

Clique aqui e experimente!

 

Galerias | Mais Galerias