#previsão #análise #surfguruavisou #surfguru 
Brasil

Análise da ondulação de Leste a Sul no Brasil, se liga que o #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

Ciclone extratropical na costa do Uruguai formará ondulação potente que promete chegar até o Nordeste. Confira na matéria as melhores condições para o seu pico!

Aloha!

Depois do fim de semana com o pulso de Norte, é a vez do litoral Sul e Leste do Brasil receberem a ondulação formada no Atlântico Sul. A tempestade que está formando o pulso seguirá intensa enquanto se desloca para Leste, se afastando do continente. Por isso, a previsão indica que dessa vez as ondas conseguirão ultrapassar a quina do litoral no RJ e chegar ainda com boa intensidade ao litoral do ES e Nordeste (BA, AL, SE e PE).

Se liga na análise!

Um ciclone extratropical se formou na costa da América do Sul e se desloca para o meio do oceano. Porém, como podemos ver no mapa barométrico, o ciclone se manterá intenso por um período longo e por uma boa distância.

mapa barometrico para dia 12/04/21 atlantico sul

Mapa barométrico 12/04 mostrando o ciclone intenso perto da costa da América do Sul

mapa barometrico para dia 14/04/21 atlantico sul

Mapa barométrico 14/04 mostrando o ciclone intenso afastado da costa da América do Sul

Com essa intensidade mesmo bem afastada da costa, a pista de vento geradora da ondulação também irá se manter ativa por mais tempo:

mapa de vento para 12/04 am do sul

Pista de vento formando swell no dia 12/04

mapa de vento para 13/04 am do sul

Pista de vento formando swell no dia 13/04

mapa de vento para 14/04 am do sul

Pista de vento formando swell no dia 14/04

Com a pista de vento agindo sobre a superfície do oceano por um bom tempo e com boa intensidade, teremos a ondulação se formando mesmo enquanto se afasta da costa da América do Sul. Dessa vez, inclusive, o pulso ainda estará se formando depois que passar da "quina" do Rio de Janeiro.

mapa de altura das ondas 14/04 am. do sul

Ondulação se formando no Atlântico Sul no dia 12/04

mapa de altura das ondas para atlatico sul 13/03

Ondulação se formando no Atlântico Sul no dia 13/04

mapa de altura das ondas para atlantico sul 14/04

Ondulação se formando no Atlântico Sul no dia 14/04

Antes da análise, um aviso: como teremos uma faixa muito extensa de litoral para cobrir, iremos focar nos melhores dias em cada estado. Não deixe de conferir as condições no seu pico ao longo da semana, pois tem chances de dar onda mesmo fora dos dias que nós detalharmos aqui!

Agora sim, vamos para a análise...

Rio Grande do Sul

O mar já reagiu hoje (12/04), subindo rápido ao longo do dia, chegando a 2,4m, 10 segundos de período e direção de Sul (190 graus). Mas amanhã (13/04), a ondulação terá ainda mais força com 2,6m, 11 segundos de período e a direção um pouco mais de sudeste do que hoje (sul-sudeste 166 graus). Os ventos que sopraram de sudoeste devem permanecer até amanhã de manhã, mas vão perder força ao longo do dia. Amanhã a promessa é de vento muito suave ao longo do dia, começando de sudoeste e mudando para leste no fim da tarde.

Na quarta-feira o pulso (14/04) começa a perder intensidade, descendo para 1,9m com 11 segundos. A direção se desloca ainda mais para sudeste (145 graus) e a expectativa ainda é boa para o tamanho das ondas. Já na quinta-feira (15/04) a perda de força da ondulação de sudeste será mais significativa e a ondulação predominante passará a ser as vagas de nordeste (50 graus) com 1,6m e 6 segundos de período. O problema nesse dois dias dev ser o vento vindo de leste-nordeste com muita força, com rajadas acima dos 15 nós na quarta-feira e acima dos 20 nós na quinta-feira.

A Praia da Cal e boca do Rio Manpituba prometem ser boas opções amanhã (13/04) e ao longo da semana os Molhes podem ser boas alternativas. A partir de sexta-feira (16/04) ainda vale monitorar a situação, pois o vento promete estar bem fraco e favorecer o surf.

graafico de altura das ondas trmandai-RS abril de 2021

Gráfico de altura das ondas para Tramandaí-RS 

grafico de vento para tramandai rs abril de 2021

Gráfico de vento para Tramandaí-RS 

 Santa Catarina

O litoral catarinense também viu o mar subir ao longo do dia de hoje (12/04) e seguirá vendo as ondas ganharem força amanhã. Hoje (12/04) a onduação vai bater 2,7m com 9 segundos de periodo vindos de Sul (178 graus) e amanhã (13/04) ele já se descloca um pouco para sudeste (sul-sudeste/ 160 graus) com 2,2 e 12 segundos de período. Os ventos que hoje (12/04) estão muito fortes de Sul prometem amenizar amanhã, começando o dia de sudoeste e virando para sudeste no fim da tarde.

Na quarta-feira (14/04), a ondulação se manterá praticamento com a mesma força de terça-feira, com 2,1m, 12 segundos de período e direção de sul-sudeste (150 graus). Na quinta-feira (15/04), assim como no RS, o swell de Sul/sul-sudeste perde intensidade, mas sem a entrada de uma ondulação de nordeste. As condições nesse dia serão de 1,3m, com 10 segundos de período vindo de sudeste (140 graus), perdendo intensidade ao longo do dia. Os ventos não devem ser um grande problema, já que seguirão com baixa intensidade, abaixo do 5 nós na quarta-feira (14/04) rodando ao longo do dia e com algumas rajadas acima dos 10 nós na quinta-feira (15/04) soprando do quadrante Norte.

Os picos que tem funcionado prometem mais uma vez: Rosa Sul e Campeche (ver se a ondulação alinha direito) na terça-feria, Campeche (a depender do vento) e Silveira na quarta-feira e Praia Mole de terral na quinta-feira. Lembrando que a semana promete ser cheia, então é importante conferir o site para não perder os outros dias!

mapa de periodo e espectral para floripa abril de 2021

Mapa espectral e de período para Floripa-SC

Paraná

Já no Paraná, a ondulação vai chegar a partir de amanhã (13/04) apenas. A ondulação de hoje (vagas de sudeste) será reforçada amanhã (13/04) pela chegada do swell de Sul-sudeste (156 graus), com 1,4m e 12 segundos de período.  Na quarta-feira (14/04), o mar ganhará ainda mais força chgando a 1,6m com 14 segundos de período ainda de sul-sudeste (148 graus). Entretanto, nesse dois dias o vento predomiante deve ser maral, vindo de sul-sudeste. Na terça-feira (13/04), ele tende a ser pior, acima dos 10 nós e descendo ao longo do dia. Na quarta-feira, 14/04, os ventos prometem perder ainda mais força, favorecendo a prática do surf.

Na quinta-feira (15/04), o mar começa a perder força, saindo de 1,3m para 1m e dos 11 segundos de período para os 8 segundos, sendo que apenas a direção segue sendo a mesma (sudeste/ 142 graus). Na sexta-feira (16/04) a ondulação se mantém com 1m e 9 segundos de período, mas a direcão muda ainda mais para Leste ( 84 graus). O vento na quinta-feira pode atrapalhar um pouco soprando de leste-nordeste acima dos 5 nós, já na sexta-feira a expectativa é de terral de noroeste de manhã, virando para nordeste a tarde. O pico de Matinhos deve sofrer com o vento nos melhores dias da ondulação, mas sempre vale o check.

grafico de ondas para paranagua-pr abril de 2021

Gráfico de altura das ondas em Paranaguá-PR

grafico de vento em paranagua-pr 2021

Gráfico de vento em Paranaguá-PR

São Paulo

Em São Paulo, a ondulação chegou no fim do dia de hoje e seguirá ganhando força amanhã (13/04), saindo de 1,3m para 2,2m com 11 segundos de período de Sul (186 graus). Mas o pico do swell será na quarta-feira (14/04), quando o mar ficará estável com 2,4m e 13 segundos de período vindos de Sul (176 graus), mas se deslocando para sudeste.  No fim do dia a ondulação vira para sul-sudeste. O vento sudoeste que estava previsto para hoje (12/04), deve soprar amanhã (13/04), porém mais fraco. Na quarta-feira os ventos de noroeste podem favorecer a formação no período da manhã, antes do leste da tarde. De qualquer maneira, serão ventos fracos e não devem atrapalhar as ondas.

Já na quinta-feira (15/04), o swell começa a perder força e se desloca ainda mais para sudeste (160 graus). Ainda teremos boas condições com ondas que diminuem de 2,1m para 1,5m com 10 segundos de período. Na sexta-feira (16/04), o pulso fica estável o dia todo com um pouco menos de força do que no dia anterior: 1,5m e 9 segundos de período, ainda de sul-sudeste (158 graus).

O vento promete atrapalhar mais na quinta-feira, soprando de leste-nordeste ao longo de todo o dia com intensidade moderada. Por isso, é importante escolher os picos que funcionam melhor com esses ventos. Na sexta-feira, o vento vai estar terral (norte-noroeste) e deve deixar as condições muito boas na maioria dos picos pela manhã. À tarde, o leste entra com pouca força.

São Paulo promete funcionar bem ao longo de toda a costa. O swell vai entrar de frente no estado e os ventos não devem atrapalhar o surf. A dica: se você está com disposição, vai nos tubos da Paúba na quarta-feira e Maresias quinta-feira.

mapa espectral e de período ubatuba-sp abril 2021

Mapa do período e espectral do dia 13/04 para Ubatuba-SP

Rio de Janeiro

Na terça-feira (13/04) o mar começa a subir de sul-sudoeste com ventos fortes de 5 a 15 nós da mesma direção. Talvez role umas ondinhas nos picos mais protegidos desse vento, como Canto do Recreio, Pontão e Diabo. Na madrugada do dia 12 para o dia 13 deve chover, então vale ter aquela atenção redobrada nos picos em que desembocam rios e canais. O mar sai de 1,3m para 2,8m com 12 segundos de período de sul-sudoeste (192 graus).

A partir do dia 14 devem dar altas ondas em toda a orla do Rio por alguns dias enquanto o swell vai baixando e virando para sudeste. As ondas estarão ao longo de todo o dia com 2,8m e 13 segundos de período, favorecendo os picos que seguram grandes ondulações. A direção do swell continuará andando em direção a Leste, saindo de sul- sudoeste de mahã para sul-sudeste no fim do dia. Durante a manhã deve ventar um terral fraco, abaixo dos 5 nós, e na parte da tarde vai entrar um Leste moderado entre 5 e 10 nós. Importante prestar atenção na maré que vai amanhecer secando e atingir o auge da seca por volta das 10 horas da manhã.

Na quinta-feira (15/02) o swell começa a diminuir saindo de 2,5m para 1,6m com 10 segundos de periodo de sul-sudeste (164 graus). O vento promete ajudar, principalmente de manhã, quando ele virá de norte-nordeste. E na sexta-feira (16/04) o swell desce mais um pouco de manhã para 1,3m antes de subir para 1,8m com 6 segundos de período de leste-sudeste (102 graus). O vento de manhã vai ajudar vindo de norte-nordeste e vai intensififcar a tarde virando para leste-nordeste.

As condiçoes devem ser boas no estado todo e os picos que seguram grandes ondulações devem funcionar: Pontão do Leblon, Canto do Recreio e Canto de Grumari. Além disso, os picos que funcionam bem de sudeste vão funcionar, como Arpoador. Em Saquarema também deve dar altas ondas assim como em Arraial do Cabo na Praia Grande.

grafico de ondas para rio de janeiro - rj abril de 2021

Gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

grafico de vento rio de janeiro abril 2021

Gráfico do vento para Rio de Janeiro-RJ

Espírito Santo

Uma grande ondulação chega na quarta-feira (14/04) no ES: teremos 2,6 m com 9,6 s de período de sul-sudoeste (186 graus). O grosso dessa ondulação deve passar fora e deve ser embolada cedo devido as vagas. No final do dia o período de 16 segundos encosta e fica com 182 graus devendo subir e melhorar um pouco. O problema é que o vento sul vai estar muito forte e a maré cheia na parte da tarde. As opções são Setiba e Praia de Carapebus na parte da manhã e Praia do Morro e Prainha de Carapebus na parte da tarde. 

Na quinta-feira (15/04), teremos 2,4 m com 12 segundos de período de sul-sudeste (174 graus). A direção já melhora e com isso a ondulação deve entrar um pouco melhor. O vento ainda vai estar forte de sudoeste, mas cedo, dependendo da intensidade do vento, poderemos ter boas ondas no Ulé e Dunas do Ulé. Vale o aviso que deve ter muita correnteza! Os picos mais certos continuam sendo Setiba e a Praia de Carapebus por volta das 10 horas, podendo rolar também alguns corais na Barra e alguns corais na Serra nesse mesmo horário com a maré seca. Na parte da tarde na maré cheia provavelmente só a Praia do Morro. 

Na sexta-feira (16/04), teremos 1,8 m com 10 segundos de período e sudeste (154 graus), uma ótima direção. Mas ainda teremos algumas vagas e o vento sudoeste ainda um pouco forte, sendo as opções muito parecidas com a quinta-feira. Com um pouco menos correnteza e o mar um pouco mais certo, devem ter boas ondas no Ulé e Dunas logo cedo e nos corais de norte a sul. 

No sábado (17/04) teremos 1,5 m com 10 segundos de período de sudeste (144 graus), sendo provavelmente o melhor dia. Mesmo baixando, vai ser o dia mais limpo, sem vagas, apenas com a ondulação de sudeste e bem de frente. Podem rolar bons tubos com o vento terral oeste-sudoeste cedo no Ulé com maré cheia, e nos corais do norte e a sul com a maré secando por volta das 10/11 horas.

mapa de periodo e espectral abril de 2021 para vila-celha

Mapa do período e espectral do dia 13/04  para Vila Velha-ES

Bahia

Na Bahia, a ondulação chega na quinta-feira (15/04) apenas. O mar sobe ao longo do dia para 1,4m com 11 segundos de período vindos de sudeste (136 graus). Porém ele perde um pouco de força na parte da tarde. Na sexta-feira, teremos as duas ondulações de sul-sudeste: vagas (160 graus) com 1,4m e 7 segundos de período e um swell (152 graus) de 0,7m e 11 segundos de período. Por isso, ainda devemos ter boas ondas. O vento soprará de sul-sudeste acima dos 10 nós nos dois dias e pode atrapalhar um pouco as ondas.

Já no sábado (17/04), o swell volta a ser a ondulação mais influente com 1,1m e 9 segundos de período vindos de sul-sudeste (156 graus). No domingo (18/04), a expectativa é que a ondulação permaneça parecida, com a mesma direção, 1,1 m e 8 segundos de período. Porém, os ventos de sul-sudeste aliviam um pouco e podem atrapalhar menos que nos dois dias anteriores.

grafico de ondas para Lauro de Freitas-BA

Gráfico de ondas para Lauro de Freitas-BA

GRAFICO DE VENTO PARA LAURO DE FREITAS-BA ABRIL DE 2021

Gráfico de ventos para Lauro de Freitas-BA

Sergipe

O swell chega na madrugada de quinta-feira (15/04), as ondas sobem rapidamente ao longo do dia, alcançando o seu ápice na tarde com 1,1 metros de altura e 16 segundos de período na praia de Atalaia Nova, em Barra dos Coqueiros.

O swell de sul deverá baixar um pouco na sexta-feira (16/04), se estabilizando no final de semana com ondas em torno de 0,8 metros e 11 segundos, se mantendo praticamente constante até o domingo (18/04), e começando a perder força na segunda-feira (19/04).

O vento sul-sudeste deverá estar em torno dos 10 nós (18 km/h) na quinta-feira, variando para sudeste na sexta-feira, e para leste-sudeste no final de semana. O melhor momento do vento deverá ser pelas manhãs, e se intensificando durante a tarde.

mapa espectral e de periodo barra do coqueiros - se abri de 2021

Mapa do período e espectral do dia 15/04  para Barra dos Coqueiros-SE

Alagoas

O swell chega na manhã da quinta-feira (15/05) aumentando rapidamente a sua influência ao longo do dia, alcançando o seu ápice na tarde com 1,4 metros de altura e 16 segundos na praia do Francês, em Marechal Deodoro, sendo que nesta praia a influência de sul entra de frente.

O swell de sul deverá baixar um pouco na sexta-feira (16/04), se estabilizando no final de semana com ondas em torno de 1m e 12 segundos de período. Ele se mantém praticamente constante até a segunda-feira (19/04), quando estará com 1,6m e 13 segundos de período de Sul (172 graus) e começa a perder força na terça-feira (20/04), quando vagas de Leste passam a predominar no mar.

O vento sudeste deverá variar entre 6 a 8 nós (11 a 15 km/h) na quinta-feira e sexta-feira, mas no final de semana deverá enfraquecer, se mantendo praticamente parado pelas manhãs, e se intensificando durante a tarde.

Gráfico da altura das ondas para Praia do Francês -AL

Gráfico de altura das ondas na Praia do Francês-AL

grafico de vento para a praia do frances alagoas abril de 2021

Gráfico de vento para a Praia do Francês-AL

Pernambuco

O swell chega durante a quinta-feira (15/05) aumentando gradativamente a sua influência ao longo do dia. Na sexta-feira (1604) o swell de sul passa a ser a ondulação predominante, alcançando 0,8m de altura e 13 segundos de período na praia de Nordestão, em Cabo de Santo Agostinho, uma das praias onde a influência de sul é mais intensa.

O swell de sul deverá se manter praticamente constante durante todo o final de semana, com 1,4m e 10 segundos de período vindos de Sul (174 graus). Na segunda-feira (19/04) o mar ganha um pouco mais de força, chegando a 1,5m e 12 segundos de período vindos de sul-sudeste (168 graus), ainda combinando-se com vagas de leste com 0,7 metros e 7 segundos, provocadas pela fraca pista de vento alísio sobre o oceano durante estes dias.

Já no litoral, a influência do relevo continental irá provocar dias de vento fraco na costa, principalmente no final de semana, quando deverão ocorrer os terrais da madrugada, com o vento se intensificando à tarde para não mais do que 8 nós (15 km/h).

MAPA espectral e de periodo para a praia do nordestao -pe abril de 2021

Mapa do período e espectral do dia 16/04  para praia do Nordestão em Cabo de Santo Agostinho-PE

Paraíba

O swell de sul chega durante a noite da quinta-feira (15/04) muito fraco. Na sexta-feira (16/04) o swell de sudeste (muda de direção por causa da refração na plataforma continental), alcança 0,5m de altura e 13 segundos na praia Bela, mas se combina com um swell de nordeste muito fraco, além de vagas de leste-sudeste com 0,4m e 7 segundos de período. 

O swell de sul deverá praticamente desaparecer no final de semana, passando a predominar as vagas de leste com 0,7m e 7 segundos de período, além de uma fraca influência de nordeste com 0,3m e 14 segundos de periodo.

O vento de sudeste deverá se manter com 10 nós (18 km/h) na quinta-feira e sexta-feira, perdendo intensidade no sábado, que deverá ser o melhor momento para o surf.

Mapa do período e espectral do dia 15/04  para Praia Bela - PB

Mapa do período e espectral do dia 15/04  para Praia Bela - PB

 

Fernando de Noronha

O swell refratário de sul-sudoeste chega durante a manhã da sexta-feira (16/04) se intensificando ao longo do dia. No final da tarde o swell deverá alcançar o seu pico com 1,3m e 13 segundos de periodo, mas deverá se combinar com um swell de Norte, também com 1,3 m e 12 segundos.

O swell refratário deverá perder força ao longo do sábado (17/04), se estabilizando com 0,8 m e 11 segundos de período no domingo (18/04) até a terça-feira (20/04), baixando ao longo da quarta-feira.

O swell de Norte, por sua vez, continua a sua influência ao longo do final de semana, praticamente constante, com cerca de 1,1m e 11 segundos de período. A partir da segunda-feira começa também a perder força gradualmente.

O vento deverá se manter entre o leste e o leste-sudeste , variando entre 10 e 15 nós (18 a 28 km/h), sendo que os melhores momentos deverão ser à tarde, quando o vento deverá abrandar um pouco. As melhores opções para as condições serão no Bode e na Quixabinha, que funcionam muito bem com o swell refratário de Sul. 

grafico de altura das ondas abril de 2021 fernando de noronhaGráfico da altura das ondas para Fernando de Noronha

grafico de vento para fernando de nroonha abril de 2021

Gráfico de vento para Fernando de Noronha

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Bom fim de semana e início de semana para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias