#surf #session 
Sergipe - Brasil

Altas ondas sem crowd em Sergipe

Leonardo Menezes

Ponta dos Mangues...!!! É fácil falar de uma praia onde quebram ondas perfeitas e tubulares no estado de Sergipe. Difícil é conviver com a distância que separa essa praia da cidade de Aracaju.

Localizada no litoral norte do estado de Sergipe a aproximadamente 45 km da cidade de Pirambu que fica a 76 km de Aracaju, Ponta dos Mangues é uma praia deserta onde quebra altas ondas sem o crowd das praias sergipanas. Para chegar nessa praia existem dois caminhos, um é pela BR 101 até o município de Japaratuba e outro é por Pirambu descendo pela areia, sendo que só é possível ir pela areia com a maré seca. Lá tem barracos feitos de palha que possibilita que a galera do surf se refugie quando quiser passar mais de um dia na praia, além disso, tem vários lugares para colocar a barraca. Não é possível encontrar nenhum tipo de estabelecimento comercial e as pessoas que vivem lá são humildes e vivem da pesca. Muita gente de Aracaju e outras cidades do estado vão pescar em Ponta, pois é possível pegar muitos peixes lá. Mas o que caracteriza Ponta dos Mangues são as ondas fortes e tubulares que possibilitam aos surfistas executarem manobras radicais e pegar altos tubos. A Constância de onda neste local é maior que a cidade de Aracaju, geralmente as ondas quebram para os dois lados, direita e esquerda, proporcionando um free surf show.

Essa praia do litoral norte de Sergipe é uma das preferidas pelos surfistas sergipanos, pois quando a ondulação entra e o vento está fraco as ondas de Ponta dos Mangues ficam perfeitas não deixando a desejar a muitas praias do litoral brasileiro. Não é difícil chegar na praia e ter vento terral assoprando o spray da onda, formando tubos ocos e com poucos surfistas dentro da água.

Vale a pena conhecer o litoral norte do estado de Sergipe, mesmo que não role o surf. Esse litoral é rico em beleza natural e se destaca por sua diversidade. A conhecida Costa dos Manguezais abriga 45 km de praias inexploradas, que passam por Ponta dos Mangues, Pacatuba e Pirambu. A região concentra beleza e ecologia, com povoados de pescadores, ilhas, lagoas e praias de rio e mar. Grandes atrativos são o Projeto Tamar e a Reserva Biológica de Santa Isabel, onde se preservam as tartarugas marinhas ameaçadas de extinção, que desovam no litoral brasileiro.

Pra você que está lendo essa matéria e ainda não foi á Ponta dos Mangues, quando tiver um tempo conheça as belezas e as ondas que quebram no litoral norte do estado de Sergipe.

Quando for a Ponta dos Mangues preserve a praia e não jogue lixo na areia, sempre leve um saco plástico para jogar o lixo acumulado.

Boas ondas.

Links Relacionados:

site Ondulação

Galerias | Mais Galerias