#competições #stand up paddle #eventos #notícias #atletas 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Aloha Spirit promove Seletivas de SUP e Paddleboard para o Mundial da ISA

Assessoria de Imprensa do Aloha Spirit

Terceira etapa de 2022 do maior evento de esportes aquáticos do mundo ocorre em Saquarema. Disputas do SUP Wave começam no dia 18 de agosto

Desde a oportunidade de vivenciar um ambiente único de compartilhamento de boas energias até a possibilidade de competir em quase uma dezena de esportes diferentes, as motivações para participar do Aloha Spirit são inumeráveis. E para um grupo em particular, as motivações para estar presente à etapa de Saquarema do evento ganharam contornos ainda mais especiais. Fala-se, aqui, dos competidores do SUP e do Paddleboard, esportes cujas provas em Saquarema são seletivas para o Campeonato Mundial da ISA de 2022, que, por sua vez, distribuirá vagas para provas de SUP dos Jogos Pan-Americanos de 2023.

Começando pelo SUP Race, a etapa de Saquarema do Aloha Spirit será complementar à de Angra dos Reis para decidir os representantes brasileiros no Mundial da ISA no SUP Técnico e no SUP Longa Distância. Estão em disputa, no SUP Longa Distância (12Km), duas vagas no masculino e duas no feminino, enquanto, no SUP Técnico (5Km), uma vaga no masculino e uma no feminino. Ainda com relação ao SUP Técnico, serão duas vagas, uma no masculino e uma no feminino, para a categoria Júnior (nascidos a partir de 2004). Indo para o SUP Wave, modalidade que estreia no Aloha Spirit, restam duas vagas para o Mundial da ISA, uma no masculino e uma no feminino.

Pelo quilate dos nomes que estarão em Saquarema, essa etapa do Aloha Spirit promete ser um marco na história do SUP nacional: Lena Ribeiro, medalha de ouro no SUP Race nos Jogos Pan-Americanos de 2019; Luiz Diniz, bicampeão mundial da ISA no SUP Wave em 2017 e 2018; Luiz Guida, pentacampeão brasileiro de SUP Race; Aline Adisaka, tetracampeã brasileira no SUP Wave e Tri no SUP Sprint; Léo Gimenes, atual campeão brasileiro de SUP Wave; Jessika Matos, vice-campeã mundial da ISA de SUP Sprint em 2019. Diante dessas feras, não surpreende que Américo Pinheiro, Diretor de Provas de SUP do Aloha Spirit, Coordenador Nacional de SUP da CBSurf e recentemente convocado para ser o Treinador da equipe de SUP que irá ao Mundial da ISA, esteja empolgado: “Este é um momento no qual os grandes atletas de SUP estão retornando aos eventos, além de novos adeptos surgindo. Não tenho dúvidas de que a equipe brasileira que vai ao Mundial será muito forte e minha expectativa é que faremos um ótimo resultado”.

Do SUP para o Paddleboard, mais vagas para o Mundial da ISA serão decididas em Saquarema. Neste caso, é decisão com “D” maiúsculo, pois essa etapa do Aloha Spirit será a Seletiva única tanto para o Paddleboard Longa Distância (12Km), como para o Paddleboard Técnico (5Km), e irá definir um representante masculino e um feminino em cada uma. Como é sua tradição, o Aloha Spirit também promoverá em Saquarema provas de SUP e Paddleboard na categoria Amador. As seguintes modalidades completam a programação: Canoa Polinésia / Va’a, Surfski, Apneia, Maratona Aquática, Waterman (triathlon contendo Natação, Paddleboard e SUP), Longboard e OC4 Surf.

Ao todo, a agenda competitiva contará com cerca de 40 provas, divididas nas categorias Amador, Pró, Kid’s, Masters e PCD, além de aulas de Yoga abertas ao público, festival de cinema e festa com música ao vivo. As competições na Arena Lagoa vão de 19 a 21 de agosto, enquanto as da Arena Praia, como SUP Wave e Longboard, começam no dia 18. A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema.

 

Galerias | Mais Galerias