#competições #eventos #notícias #stand up paddle #longboard 
Saquarema - Rio de Janeiro - Brasil

Aloha Spirit celebra campeões de SUP e Longboard em Saquarema

Diano Massarani

Domingo na Capital Brasileira do Surfe também definiu representantes para o ISA World SUP and Paddleboard Championship 2022

Da praia à lagoa, o domingo de Aloha Spirit em Saquarema foi um dia para coroar campeões e definir representantes brasileiros para o ISA World SUP and Paddleboard Championship 2022.

Começando pelas ondas da Praia de Itaúna, vitórias na terceira etapa do Circuito Brasileiro de Longboard para Carlos Bahia e Chloé Calmon, que foram literalmente jogados ao ar pelos torcedores durante a comemoração. Nas finais, Carlos Bahia fez 13.43 pontos e terminou à frente de Jeferson Silva (12.67), Anderson Silva (9.50) e Jefson Silva (7.47), enquanto Chloé Calmon deu um verdadeiro show e conseguiu a melhor pontuação do dia entre as mulheres com 13.16, superando Atalanta Batista (9.90), Kaylane Souza (5.36) e Ayllar Cinti (4.23).

Instantes após sair da água e visivelmente empolgada, Chloé destacou a estreia do Longboard no Aloha Spirit: “Acho incrível toda e qualquer celebração de estar no mar, em contato com a natureza. O Aloha Spirit é um festival gigante e eu fico muito feliz de terem incluído a gente do Longboard neste ano. Tenho vários amigos que participam do Aloha no SUP Race, e foi bem legal estar no mesmo evento que eles. No sábado mesmo eu fui lá na Arena Lagoa ver um pouco da ação”.

Hora de falar sobre as seletivas para o ISA World SUP and Paddleboard Championship 2022. No SUP Wave, Gabriela Sztamfater e Luiz Diniz vão ao Mundial com o 2º lugar que alcançaram em Saquarema devido à pontuação do ranking nacional da CBSurf. Os campeões do domingo foram Aline Adisaka (15.66) e Wellington Reis (14.60), que era só elogios à estrutura do Aloha Spirit após seu triunfo: “Em termos de organização o evento foi animal! Um evento que a gente nunca teve igual no Brasil”.

Da praia para a lagoa, o ambiente não se mostrou diferente, muito pelo contrário. Na Arena Lagoa, o público experimentou uma mistura de curiosidade e fascínio com os competidores da Apneia Estática (principalmente com o grande vencedor, Ricardo Bahia, com o tempo de 6 minutos e 27 segundos), incentivou as canoas polinésias quando estas passavam por perto, e aplaudiu o esforço dos triatletas do Waterman. Porém, o que levou o público da Lagoa ao delírio foram as provas técnicas de SUP e Paddleboard (5Km) seletivas para o Campeonato Mundial da ISA, como destacou Lena Guimarães, vitoriosa no SUP com o tempo de 35:02: “O Aloha Spirit é sempre um evento muito especial e aqui, em Saquarema, mais ainda. Dizem que a praia em Saquarema é o Maracanã do Surfe, e hoje a lagoa virou o Maracanã do Remo. A galera bem perto, vibrando, e isso é muito especial para o atleta”.

Na prova técnica do Mundial da ISA, Lena Guimarães terá a companhia de Jessika Matos, 2ª colocada na seletiva (35:04). No masculino, vitória e vaga para David Leão (32:09): “É sempre bom competir em eventos que têm o Espírito Aloha, com várias modalidades e que reúne todas as tribos. Mas quando envolve a disputa de uma vaga para um Campeonato Mundial, para representar a bandeira do Brasil, a energia fica diferente”, contou o sorridente baiano de Itacaré, que se junta a Luiz Carlos Guida para representar a seleção brasileira no SUP Técnico no Mundial da ISA. Já no Paddleboard técnico, Catarina Winkler (39:24) e Jader Andrade (37:25) confirmaram as vagas, assim como haviam feito no sábado, nas provas de longa distância.

Outros atletas também tiveram muito a festejar no último dia do Aloha Spirit de Saquarema, como os campeões Daniel Silva (Longboard Sub-18), Pedro Veiga (SUP Wave Sub-18), Robson Fraga (35+), Jonas Lima (SUP Wave 35+) e Marcio Costa (Longboard 50+). E, por fim, como se tudo que ocorreu no SUP Wave e no Longboard já não tivesse sido o bastante, a Praia de Itaúna ainda recebeu a alegria contagiante das canoas do OC4 Surf.

A edição de Saquarema do Aloha Spirit é uma produção da Ecooutdoor Sports Business e tem o patrocínio da Prefeitura Municipal de Saquarema.

Galerias | Mais Galerias