#surfguru #surf #previsão #surfguruavisou #alerta 
Brasil

Alerta Swell: nova ondulação de sudeste se aproxima no início da semana

Equipe Surfguru

Swell de verão deve chegar à costa dos estados do Sul e Sudeste fazer picos diferentes quebrarem. Bahia e Pernambuco também devem sentir esse pulso.

Aloha!

Essa semana teremos um swell um pouco diferente quebrando no Sul e Sudeste do Brasil, principalmente. Devido a atuação de um ciclone extra tropical bem afastado da costa, a pista de vento vai gerar um pulso de sudeste (diferente da direção comum de sul-sudoeste, que atinge normalmente essa região do país).

Então vamos para a análise!

Podemo ver no mapa abaixo que o ciclone se forma devido a diferença de pressão entre os sistemas meteorológicos bem próximos,  A e B (A = alta pressão e B = ciclone -  baixa pressão). Com isso, os ventos irão se intensificar bem longe da costa:


Ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul em 6 de março de 2021

Com essa formação longe da costa, a pista de vento que atuará no oceano terá um ângulo mais favorável, principalmente na região Sul e no Espírito Santo. As ondulações de sudeste conseguem acertar a costa mais de frente do que as ondulações de sudoeste:


Pista de vento provocada pelo ciclone extratropical sobre o Atlântico Sul em 6 de março de 2021

Com isso, temos uma bela ondulação no radar hoje, se formando para gerar boas ondas a partir de amanhã:

Previsão Oceânica RS (07/03 - 10/03)

A partir de amanhã (domingo, 07/03) os pulsos de sudeste começam a chegar no RS. Em Torres, a altura já irá bater 1,6m no fim da tarde com 10 segundos de período e direção de 148 graus. E devido às condições do vento, amanhã também promete ser o melhor, soprando terral. Mesmo sem ter aquele tamanho, devemos ter boas ondas na boca do Rio Manpituba e em Passos (Torres-RS).

Na segunda, o swell já estará com bastante força e ainda mais alinhado: totalmente de sudeste (128 graus), com 2,2 m e 15 segundos de período. Promessa de mar grande, o que pode fazer com que alguns picos não segurem o tamanho das ondas.

Na terça, dia 09/03, o pulso de sudeste começa a perder força mas ainda garante que teremos boas ondas. Com a mesma direção de 128 graus, a altura será de 1,9m com período de 13 segundos. Na quarta teremos a chegada de um novo pulso de leste-nordeste (62 graus), 2,7m e 7,5 segundos de período. Ele promete deixar o mar balançado, pois atuará em conjunto com o fim do pulso de sudeste (128 graus) que ainda terá uma boa força: 1,5m e 12 segundos de período. 

O vento promete ajudar ao longo da semana, dando uma segurada na intensidade.

grafico de altura das ondas torres marco 2021

Gráfico da altura das ondas para Torres- RS

grafico de vento para torres marco 2021

Gráfico do vento para Torres- RS

Previsão Oceânica SC (07/03 - 10/03)

Em Imbituba-SC teremos processos parecidos (sobe domingo, segunda é o auge do swell, terça diminui um pouco e quarta-feira entra um swell de leste-nordeste). Mas as condições prometem algumas diferenças. Amanhã, dia 07/03, esperamos uma subida rápida ao longo do dia, chegando a 1,9m e 12 segundos de período com a direção de 150 graus. Já na segunda-feira, o swell encosta de vez com 2,1m e 15 segundos de período e direção ainda mais de sudeste (134 graus) e ainda mais alinhado.

As condições se mantém na terça de manhã, mas já na parte da tarde temos uma mudança: a chegada do swell de leste-nordeste começa a balançar o mar. A ondulação principal segue sendo a de sudeste (132 graus) com 1,8m com 12 segundos de período, mas já teremos vagas com 1m e 5 segundos de período que podem atrapalhar na formação das ondas.

Na quarta, temos a entrada de vez do swell de leste-nordeste que se transformará em uma ondulação de leste com 2,5m e 7 segundos de período. Isso pode deixar o mar balançado, mas também vai ajudar a segurar as ondas da ondulação de sudeste que estará perdendo força.

MAPA ESPECTRAL IMBITUBA MARCO 2021

Mapa do período e espectral do dia 08/03 para Imbituba - SC

Previsão Oceânica PR (07/03 - 10/03)

Em Matinhos, a ondulação de sudeste será sentida com menos força do que nos outros estados do Sul. Amanhã o pulso só chega bem no fim do dia, com 1,1m e 10 segundos de período vindos da direção de 142 graus (sudeste). Dia 08/03, segunda, o swell encosta de vez com 1,5m e 15 segundos de período ainda mais alinhado de sudeste (138 graus). Matinhos deve funcionar bem, principalmente de manhã quando o vento estará de terral.

Na terça, dia 09/03, o swell permanece bem alinhado durante todo o dia com 1,5m vindos da direção sudeste (134 graus) com 12 segundos de período e o vento novamente estará de Oeste na manhã, favorecendo picos como Matinhos.

Na quarta, dia 10/03, o swell de leste também entrará com menos força do que nos outros estados do Sul, então o mar não deverá ficar tão balançado. No fim do dia, o pulso estará de leste-sudeste (116 graus), com 1,5m e 11/12 segundos de período. Os ventos devem ajudar ainda mais a formação ao longo da semana e deveremos ter boas ondas.

grafico de altura das ondas para matinhos marco de 2021

Gráfico da altura das ondas para Matinhos-PR

grafico de vento matinhos marco de 2021

Gráfico do vento para Matinhos-PR

Previsão Oceânica SP (07/03 - 10/03)

No Guarujá, a ondulação só irá chegar no fim de domingo, mas não chegará tão alinhada quanto no Sul. Ela começa a chegar no fim de amanhã, dia 07/03, com direção de Sul (170 graus), 1m e 10 segundos de período. Na segunda, dia 08/03, a ondulação se desloca um pouco para sudeste (154 graus) e fica 1,5m e 13 segundos de período. O vento não irá ajudar nos primeiros dias de swell, por isso quem busca tubos, Paúba é o pico na segunda de manhã.

Já na terça, ela mantém a altura e período (1,5m e 12 segundos), mas se desloca mais ainda para sudeste. Em ambos os dias, como mostra o mapa espectral, as ondulações não estarão alinhadas. No fim do dia o vento deve ajudar na formação e boas ondas podem rolar em Maresias.

Na quarta, dia 10/03, com a chegada da outra ondulação de leste, o mar vai se manter com um tamanho bom (1,4m) e 12 segundos de período que devem encaixar bem o fim do swell de sudeste. Ainda teremos boas ondas em Maresias com a ajuda do vento na formação. Mas vale ressaltar que a expectativa é grande para todo o litoral paulista.

mapa espectral guaruja marco de 2021

Mapa do período e espectral do dia 09/03 para o Guarujá-SP

Previsão Oceânica RJ (07/03 - 10/03)

No Rio, a ondulação de sudeste vai entrar bem limpa e fará o mar reagir bem rápido. Ao longo do dia de amanhã o pulso sai de 0,8m e 9 segundos de período vindos de Sul (174 graus) para 1,6m e 12 segundos. Na manhã do dia 08, segunda, o swell ainda estará de sul (162 graus), mas com 2m e 13 segundos de período. Podemos ter boas ondas no Arpoador, mas o fundo ainda é uma incerteza. Além desse pico, podem rolar boas ondas na Macumba e Canto do Recreio.

No dia 09/03, terça, ainda teremos muita energia chegando com as ondas: o swell de desloca mais ainda para sudeste (156 graus), 2,1m e 13 segundos de período prometendo ainda altas ondas. Na quarta-feira, dia 10, o dia amanhece com condições similares, mas na parte da tarde o swell de Leste-sudeste começa a influenciar na formação das ondas e pode atrapalhar o surf. Com direção de 104 graus, 0,8m e 5 segundos de período, pode atrapalhar a formação em alguns picos. Vale destacar que o pensamento para as condições em Saquarema são de altas ondas, mas o vento pode não ajudar tanto quanto na última ondulação. 

Além disso, vale destacar o vento, que será muito baixo ao longo de todos os dias, ajudando na formação das ondas - ou não atrapalhando.

grafico de altura das ondas saquarema marco de 2021

Gráfico da altura das ondas para Rio de Janeiro-RJ

grafico de vento saquarema marco de 2021

Gráfico do vento para Rio de Janeiro-RJ

Previsão Oceânica ES (07/03 - 10/03)

O ES deve ser o destaque desse swell não deve ter o tamanho e a potência das ondas de Saquarema, porém deve ser onde o Swell entra mais perfeito e alinhado, devido à formação desse swell ser bem no meio do oceano e entrar bem de frente com a direção e período que chegam em condições clássicas em todo o litoral capixaba, podendo quebrar ondas raras com tubos perfeitos.

Na segunda o swell entra de sul e vai subindo e alinhando rapidamente de 1.5 m com 13 s e 178 graus cedo, para 2.2 m e 14 s na hora do almoço, altas ondas o dia toda, terral perfeito e altos tubos no Ulé, Dunas do Ulé, slabs e corais de norte a sul cedo, na parte da tarde o vento vira sul fraco e deve quebrar altas no fdt em Setiba e alguns secrets e corais da Barra do Jucu.

Na terça o swell vai estar simplesmente clássico, com muita força, tamanho, período e perfeição, teremos 2.3 m com 13 s e 168 graus, altas ondas em praticamente todos corais de norte a sul, com tubos perfeitos em alguns secrets e tubos pesados nos slabs bem cedo pela manhã com a maré seca e vento terral fraco; provavelmente os fundos de areia devem estar fechando.

Na quarta o swell começa a baixar, porém ele vira mais de frente e encaixa ainda mais com 1.8 m 13 s e 162 graus, maré variando um pouco mais, seca pela manhã, terral bem definido, deixando as ondas ainda mais encaixadas nos corais do norte, mantendo condições clássicas na parte da manhã, com ondas extensas e tubulares. No sul alguns fundos de areia podem começar a funcionar como as Dunas do Ulé bem cedo antes do vento ficar forte e alguns corais na Barra e slabs.

Esse swell se mantém perfeito, alinhado e encaixando cada vez mais de frente com a maré cada dia mais seca e baixando aos poucos até sábado, podendo inclusive fechar com chave de ouro com altos tubos em Regência.

mapa espectral linhares marco de 2021

Mapa do período e espectral do dia 08/03  para Linhares-ES

Previsão Oceânica BA (08/03 - 11/03)

Na Bahia, a ondulação só deve chegar a partir do dia 09 (terça-feira). Nesse dia, devemos ter 1m e 13 segundos de período vindo de sul-sudeste (164 graus) Já na quarta, o mar ganha ainda mais força com a ondulação atingindo 1,3m e 13 segundos de período vindos da mesma direção do dia anterior. O mar pode estar balançado com as chegadas de vagas de norte-nordeste de 0,9m e 5 segundos de período.

Já o melhor dia deverá ser na quinta, dia 11/03, quando teremos a maior incidência de energia chegando no período do swell: com direção de sul-sudeste (166 graus), 1,6m e 12 segundos de período esse deve O DIA das ondas. O vento infelizmente não deve ajudar muito ao longo dos dias, soprando maral ao longo de todos os dias. Então é importante checar quando ele vai dar uma amenizada para não cair no mar com a formação muito prejudicada.

GRAFICO DE ALUTA DAS ONDAS LAURO DE FREITAS MARCO DE 2021

Gráfico da altura das ondas para lauro de Freitas-BA

Previsão Oceânica PE (08/03 - 11/03)

Até em Ipojuca-PE podemos ter boas ondas devido a força do swell que promete subir a costa brasileira. Será sentido com menos força, mas ainda podemos ter boas ondas no litoral pernambucano.  O pulso encosta a partir de terça, dia 09/03, com 0,7m vindos da direção sul-sudeste (156 graus) e 13 segundos de período. Já na quarta, teremos um bom alinhamento do swell (166 graus) com 1,1m e 13 segundos de período. 

Na quinta, dia 11, a ondulação começa a perder força e no fim do dia teremos condições já não tão boas: o swell terá mudado de direção para Sul com (170 graus) com 0,9m e 10 segundos de período. Além disso, a formação deve ser atrapalhada pela chegada de vagas de Leste (84 graus) com 0,6m e 5 segundos de período.

mapa espectral ipojuca marco de 2021

Mapa do período e espectral do dia 10/03  para Ipojuca-PE

Também é importante observar que o vento será maral ao longo de todos os dias, então é importante escolher o momento em que ele irá atrapalhar menos a formação das ondas para cair.

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa semanal para todos e que você pegue altas ondas com a gente! 

Mahalo!

Galerias | Mais Galerias