#tsunami #ondas grandes #fenômenos naturais 
Hawaii - Estados Unidos

Alerta de tsunami retirado após poucas ondas passarem pelo Hawaii

Holly Yan, CNN

Um tsunami gerado por um terremoto no Canadá enviou ondas e medo para o Hawaii, a milhares de quilômetros de distância, onde alguns moradores correram para terrenos mais elevados e preparados para um impacto feroz.

Foi a 1 hora da madrugada no Hawaii (07:00 Brasília), que o alerta de tsunami para o Hawaii foi cancelado, e um aviso de tsunami foi colocado em seu lugar. Um aviso indica que as correntes fortes ou ondas que são perigosos para aqueles que estão dentro ou muito perto da água, mas não há mais perigo de inundação significativa.

O prefeito de Honolulu, Peter Carlisle disse que as pessoas que haviam evacuado podem voltar para as suas casas.

Mais cedo, a televisão local mostrou imagens de tráfego intenso nas estradas do litoral para terrenos mais elevados. Cerca de 80.000 pessoas vivem em zonas de evacuação na ilha de Oahu, Honolulu.

As primeiras ondas a bater em Honolulu não pareciam muito mais fortes do que o habitual. Mas os cientistas alertaram para que as pessoas para não ser enganassem pelas ondas iniciais, que muitas vezes não são as maiores.

"Não é apenas uma onda, é uma sucessão de ondas", Gerard Fryer, geofísico-sênior do Centro de Alerta de Tsunami do Pacífico, falou aos jornalistas. Ele disse que o tsunami poderia durar horas.

A Defesa Civil do Havaí, disse Wailoa Harbor, na Ilha Grande, relatou séries de 1,5 metros de ondas a cada seis minutos.

Mesmo uma onda de 1 metro pode inundar várias quadras da praia, Fryer disse.

"Uma onda de 1 metro pode entrar em um canal estreito e pode subir em uma parede vertical, e vai derrubá-lo e vencê-lo e talvez você vá se afogar", disse ele.

Mas ele observou que o tsunami não será tão significativo como o terremoto e tsunami devastadores que mataram milhares de pessoas no Japão em março de 2011.

O alerta de tsunami tinha vindo em um momento infeliz - quando milhares de foliões nas ruas em Honolulu na tarde de sábado para o festival Hallowbaloo anual.

"Você não pode realmente dizer qual onda vai ser mais poderosa, e às vezes é a segunda, terceira, ou mesmo a última," Carlisle disse, enquanto o alerta de tsunami estava em vigor. "Então, é uma espécie de desastre vindo, lento mas seguramente, e você tem que ter certeza de que você tem uma idéia muito boa que o pior já passou antes de começar a enviar as pessoas de volta para as áreas que podem ser afetadas."

O tsunami foi gerado por um terremoto de tamanho considerável no oeste da Columbia Britânica, provocando um alerta de tsunami local.

"Um terremoto de 7,7 graus de magnitude é um terremoto grande e robusto - não é algo que você pode ignorar", disse Fryer. "Ele definitivamente teria feito algum dano se tivesse acontecido sob uma cidade."

Em vez disso, o terremoto ocorreu a cerca de 139 km ao sul de Masset sobre as ilhas da Columbia Britânica chamadas de Ilhas Charlotte. Nenhum dano maior foi relatado.

Galerias | Mais Galerias