#surf 
São Paulo - Brasil

Alemão de Maresias fala sobre a importância da Proteção Solar

Redação Surfguru

Colecionando diversos títulos e pódios importantes, Alemão de Maresias ou Edílson Luís da Assunção, nasceu em 1969, no Paraná.

Desde que começou a surfar, Alemão reconhecidamente se tornou um dos atletas mais importantes do país com talento e desenvoltura para ondas gigantes, como na famosa praia de Nazaré, em Portugal. 

Além disso, com mais de 30 anos de experiência no mar, ele é um dos atletas mais completos do Brasil, além de ondas grandes, é remador de Sup e Canoa Havaiana, Stand Up Paddle e é referência em segurança aquática e pilotagem de jet ski.

Para atingir esta marca, Alemão sempre cuidou da saúde, principalmente em realizar a proteção solar adequada. Confira a seguir a entrevista exclusiva sobre o tema: 

SG: Você tem mais de 30 anos experiência no mar, além dos cuidados adicionais para prática do surf, quando começou a realmente se preocupar sobre a proteção solar?

AM: Bom, já no começo da minha carreira eu me preocupava com a proteção solar, mas só usava hipoglós. Como moro no litoral eu sentia os efeitos do sol e sempre me preocupava em me proteger de alguma maneira. Mas, durante uma viagem para a Austrália, vi uma matéria sobre os riscos do câncer de pele que chamou muito a minha atenção. Depois disso, sempre busquei os melhores protetores para poder praticar meus esportes com saúde. 

SG: Nessa nova geração de atletas, você vê um crescimento no uso de protetor solar e, principalmente, uma real preocupação com a saúde?

AM: Sem dúvidas esta nova geração já vem com esta preocupação dentro deles, estão muito mais informados.  

SG: Você se lembra de casos de amigos seus que tiveram problemas de pele em decorrência à falta de proteção solar adequada?

AM: Tive alguns amigos que tiveram problemas sérios de pele por não cuidar direito, principalmente no nariz, lábios e braços. Isso nos sensibiliza, é claro.  

SG: Falando um pouco sobre o mercado, o Brasil está preparado para atender o público com produtos de qualidade? Por quê?

AM: Acho que o brasileiro sempre se preocupou com isto. E, com o passar dos anos, vem buscando produtos de qualidade, mas que ainda são pouco acessíveis. Vejo que o mercado só acordou agora, nesta última década, pra este produto. Mesmo assim o Brasil ainda carece de uma gama de opções de qualidade. Hoje vejo as empresas buscando esta mudança. 

SG: Qual o protetor solar você costuma usar e com que frequência?

AM: Eu uso atualmente o Ponchos, diariamente. Ele é ótimo, atende todas minhas necessidades, é pratico, tem ótima textura, é resistente à água por mais de 4 horas, e o fator 45 FPS me protege 100%.

SG: Por que você começou a usar esse tipo de protetor solar, pode contar o que mais te atraiu?

AM: A princípio, comecei a usar o Ponchos para um teste que um amigo me indicou. Logo depois, tive contato com o Henrique Vieira, dono da marca, que me mostrou um gráfico com o nível da qualidade do produto. Na hora, eu me interessei bastante, testei e hoje faço parte da equipe Ponchos. 

SG: Qual recado você deixaria às pessoas, em geral, sobre importância da proteção solar?

AM: Meu recado a todos que fazem esportes outdoor é que busquem usar o protetor solar de qualidade. Se informem e entendam se ele realmente não faz mal a pele e se atende os requisitos. Além disso, usem acessórios como a lycra UV e chapéu. Isto vai te dar mais proteção e longevidade à pele.

Galerias | Mais Galerias