Alan Saulo Vence o Florianópolis Pro Surfing 2011
O argentino Leandro Usuna mantém a liderança do ranking latino e o catarinense Cauê Wood é o melhor brasileiro ocupando a quinta posição
13/Nov/2011 - FECASURF - Comunicação - Florianópolis - Santa Catarina - BrasilEncerrou neste domingo a edição comemorativa de 20 anos do Florianópolis Pro Surfing 2011, válido também pelo Circuito Latino Americano de Surf Profissional, que pela primeira vez foi realizado em Santa Catarina, e reuniu 73 surfistas de seis paises numa competição muito disputada na paradisíaca Praia Mole durante este fim de semana.
As condições do mar melhoraram em relação ao sádabo, e as ondas estavam na faixa de um metro com séries maiores e boa formação, proporcionando manobras iradas para o delírio da galera que compareceu as areais da Praia Mole.
A competição foi bem disputada até a grande final do Florianópolis Pro Surfing 2011, que foi emocionante. A briga foi homem a homem entre o catarinense Guilherme Ferreira e o paraibano Alan Saulo. A liderança se alternou a cada onda surfada, e no final da bateria, restando um minuto para o término, Alan Saulo que liderava naquele momento vê Guilherme Ferreira achar uma última onda, que precisando de 6,50 para vencer. Finalizada a bateria, alguns minutos de expectativa para ser anunciado o resultado, deixou ambos apreensivos, mas saiu a nota e Guilherme acabou batendo na trave, fazendo 6,35 pontos, para alívio e alegria de Alan Saulo que foi grande campeão do Florianópolis Pro Surfing 2011. Alan venceu somando 12,97 pontos contra 12,80 pontos de Guilherme Ferreira.
“Este foi o evento da minha vida com certeza, ainda não caiu a ficha. Eu conversava com meus amigos antes das baterias, sempre na brincadeira dizendo que iria das altos aéreos, mas no fundo dizendo a verdade. Acabei passando o evento inteiro assim. O que me motivou muito foi a vitória em cima do Gustavo Araújo, que para mim, era o favorito do campeonato. No final da bateria o Guilherme pegou uma boa onda, mas eu fiquei tranquilo, eu já tinha feito o meu trabalho, e só restava deixar nas mãos dos juizes decidirem, e deu tudo certo, consegui vencer e estou muito feliz, agora é voltar pra casa e comemorar com a minha família e meus amigos”, declarou o paraibano muito empolgado com a segunda vitória no Circuito Latino Americano de Surf Profissional. Alan já havia vencido a etapa de San Bartolo no Peru e com mais está vitória sobe para décimo oitavo no ranking latino.
O Florianópolis Pro Surfing 2011 distribuiu U$ 20.000 dólares de premiação e 6.000 pontos para o ranking do Circuito Latino Americano de Surf Profissional que encerra de 9 a 11 de dezembro, em Los Caracas na Venezuela, e define os campeões latinos da temporada 2011.
Os recordes da competição foram do paulista Robson Santos, fazendo 9,33 pontos na melhor nota da competição, e 16,56 pontos com a maior somatória nas suas duas melhores ondas da primeira bateria do terceiro round da competição.
A liderança do ranking latino continua com o argentino Leandro Usuna somando 30.846 pontos, que chegou até as semifinais e acabou sendo derrotado pelo campeão Alan Saulo. O melhor brasileiro na circuito ainda é o catarinense Cauê Wood que ocupa a quinta colocação do ranking com 21.484 pontos.
A Fecasurf juntamente com o Salva Surf Brasil, agradecem a todos que contribuiram para a realização de mais um grande evento que nesta edição comemorou 20 anos de sucesso.
“Primeiramente, é uma grande satisfação pessoal poder estar realizando este evento por 20 anos, e que tem uma hístoria muito legal com a cidade. Gostaria muito de agradecer todos os grandes parceiros e marcas de surfwear que fizeram parte de história de sucesso, principalmente ao Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, que sempre nos apoiaram muito”, declarou Bira Schauffert, organizador do evento. “Espero ter saúde para continuar a realizar este projeto contando sempre com o apoio fundamental da Fecasurf. Fico muito feliz de poder estar aqui dividindo essa alegria com todos vocês”, completou Bira, muito feliz com mais um grande evento realizado.
O Florianópolis Pro Surfing 2011 é patrocinado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, Secretária de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, o apoio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, Fundação Municipal de Esportes, Eco Village, e realização da Fecasurf juntamente com o Salva Surf Resgate, ALAS – Asociación Latino Americana de Surfistas Profesionales e ASPM - Associação de Surf da Praia Mole, com a promoção da Rádio Atlândida FM.
Resultado Florianópolis Pro Surfing 2011
1º - Alan Saulo (BRA-PB)
2º - Guilherme Ferreira (BRA-SC)
3º - Leandro Usuna (ARG)
3º - Alandreson Martins (BRA-BA)
5º - Alex Riberio (BRA-SP)
5º - Beto Mariano (BRA-SC)
5º - Gustavo Araújo (BRA-SP)
5º - Jeferson Duarte (BRA-SC)
Ranking ALAS – Categoria Open
1º - Leandro Usuna (ARG) 30.846 pontos
2º - Marcelo Rodriguez (ARG) 29.334
3º - Martin Passeri (ARG) 24.530
4º - Lucas Santamaria (ARG) 23.152
5º - Cauê Wood (BRA) 21.484
6º - Ernesto Nunes (BRA) 20.010
16º - Beto Mariano (BRA) 14.918
18º - Alan Saulo (BRA) 14.392