#profissional #regional 
Baía Formosa - Rio Grande do Norte - Brasil

Alan Jones é o novo Rei do Nordeste

Jocildo Andrade

Ondas perfeitas e muita radicalidade em confrontos eletrizantes marcaram o último dia da competição.

“Ainda não estou acreditando que sou o Rei do Nordeste! Estes dias vão ficar marcados para o resto da minha vida!”, declarou o potiguar Alan Jones que após fazer uma apresentação sensacional no quintal de casa com ondas de até 1,5 metro na série, venceu a oitava etapa do Tour Nordestino 2011 e sagrou-se o novo Rei do Nordeste.

Desde o início da prova o campeão do ANS em 2009 e vice-brasileiro em 2010, já mostrou que não seria fácil superá-lo nas mágicas direitas em que ele está acostumado a surfar diariamente. Exímio conhecedor do pico se posicionou de forma precisa para pegar as melhores, e ainda, no instante final, virar em cima do ídolo cearense, campeão nordestino em 2007 e brasileiro em 2009, Messias Félix vice-campeão da etapa.

“Queria vencer, mas não deu, no final até consegui virar para primeiro, mas o Alan nos segundos finais retomou a primeira colocação e realmente mereceu vencer o evento”, contou Messias Félix.

Jones abriu a bateria final com uma onda que valeu 7.60 e logo em seguida, esbanjando radicalidade, fez um 9.07 para permanecer na ponta durante quase todo o confronto, apesar de seus oponentes não terem facilitado em nenhum instante. Além de Messias, que virou em cima de Alan, Bruno Galini, atual campeão, e Halley Batista impressionaram com excelentes performances e distribuíram uma sequência de hi-scores.

Air Félix que já tinha um 8.97 como melhor nota, quase no final foi presenteado com a maior onda que quebrou na bateria, e ele não desperdiçou, triturou uma direita perfeita com uma sequência de manobras fortes e verticais que lhe renderam um 9.17 e a liderança.

“Estou amarradão em ter feito esta final aqui em BF com atletas de alto nível competindo nesta última etapa da Pena, estou orgulhoso de mim mesmo. Quero agradecer aos meus patrocinadores meu shaper TBC, aos meus familiares e a todos que torceram por mim”, falou Messias.

Mas, o dia era mesmo do local que veio logo atrás respondendo com um desempenho incontestável com direito a rabetada, batida, tubo e um aéreo para fechar a conta em 9.57 e retomar o primeiro posto, o título da etapa e a coroa de Rei do Nordeste.

“Estou muito feliz de ter vencido esta etapa em casa, estava bastante confiante. Comecei a Tríplice Coroa na quarta colocação lá no Ceará, em seguida, mesmo estando machucado, fui quarto novamente em Itacaré. Graças a Deus venci aqui em BF e estou feliz”, comemorou Jones. “O Pontal deu altas ondas durante todo o evento e foram diversas notas boas, a Pena mais uma vez está de parabéns em fazer um dos melhores eventos de surf que já aconteceram aqui no Nordeste. Agora é só comemorar os dois títulos, Etapa e Tríplice Coroa, com todos os meus amigos e familiares no Bar do meu pai, o Cocota”, concluiu.

Somando 8.07 e 8.33 o integrante do quinteto fantástico de Maracaípe, e figura sempre presente nos pódios Halley Batista correu atrás do resultado e fez uma bela campanha em busca do título. Não conseguiu a vitória, mas com belas atuações terminou a prova na terceira colocação.

“O campeonato da Pena foi de alto nível, Graças a Deus cheguei nesta final e consegui ficar na terceira colocação. Gostaria de ter levado a etapa, mas o Alan Jones aqui é uma parada dura e mereceu ser o grande campeão, Messias também surfou muito e vem em uma excelente fase, só tenho mesmo é que comemorar mais uma final em minha carreira”, destacou Halley muito satisfeito com o resultado.

Com a quarta colocação ficou o baiano Bruno Galini que chegou a final de forma tímida, mas sempre mostrando um surf polido e muito técnico. Passou todas as baterias que disputou na segunda colocação, na final não conseguiu encontrar a ondas certas e ficou com o quarto lugar.

“Nas baterias anteriores não consegui surfar bem, passei todas em segundo. Fui passando até chegar à grande final onde dei o meu melhor, mas vencer o Alan Jones aqui é quase impossível, ele surfa muito, conhece essa onda como ninguém, mesmo assim estou feliz com o meu resultado”, falou Bruno Galini dono do título do Tour em 2010.

Nesta sexta-feira, 11, terá início a quinta etapa do Brasileiro de Longboard que encerra as atividades do Pena Surf Festival. No domingo o Prefeito Nivaldo Melo e os Secretários dos Esportes do Município e Estado estarão presentes para participar da coroação do novo Rei do Nordeste, o filho de BF, Alan Jones.

O Pena Surf Festival tem transmissão ao vivo através do site www.pena.com.br e conta com o patrocínio do Governo do Estado do Rio Grande no Norte, Prefeitura Municipal de Baía Formosa, Emprotur, Seel, Matesa, Filati, Erbele, Starboard, Haco, Blocos Teccel, Pranchas BF. Divulgação: Surf Tv, Surfbyte, Tropical FM, Rádio Mix, Revistas Fluir e Wave Wind, Sites Vida Surf, Waves, Surfbahia, Surfguru e Cearasurf, canais de TV Woohoo e ESPN.

Realização: ABRASP, ANS, FESURF e TOP 16 Promoções.

Resultados da 8° Etapa do Tour Nordestino

1º - Alan Jones (RN)

2º - Messias Félix (CE)

3º - Halley Batista (PE)

4º - Bruno Galini (BA)

5º - Alan Donato (PE)

5º - John Max (RN)

7º - Itim Silva (CE)

7º - Paulo Moura (PE)

Galerias | Mais Galerias