Alagoanos na Mentawai

Tudo começou com o grande sonho da maioria dos surfistas de conhecer a Mentawai, um grupo de oito amigos de Maceió que se juntou com mais três sangue bons, dois cariocas e um baiano. Fecharam o barco Star Koat do amigo Kadu Maia e partiram.

04/Ago/2014 - Pedro Nogueira - Sumatra Ocidental - Indonésia

A expectativa da galera foi recompensada logo de cara com um excelente swell na bancada de hideaways, que se estendeu por mais dois dias na região de playgrounds, confirmando a previsão do Surfguru. A Região mostrou seu potencial nas ondas de Bank Vaults, slab clit, Nipussi e E-Bay, que por sinal proporcionou um fim de tarde clássico. Amanhecemos em Telescopes, mas devido à direção do vento nosso guide Luiz Belo tomou a decisão acertada de irmos para Lances Left, pegamos a primeira bomba da viagem.

Apos dois dias decidimos descer para Macaronis uma verdadeira onda high performance, onde todos da barca ficaram sem acreditar na extrema perfeição da onda, como não tínhamos data marcada tivemos que sair as 9:00 a procura de outras ondas, terminamos o dia em kitkat. No dia seguinte amanhecemos em Greenbush sem onda, com isso fomos abastecer o barco para finalizar o dia em macarronis com um fim de tarde padrão Indonésia. Passamos o sétimo dia da barca todo em Maccas que não decepcionou mais uma vez.

Fomos dormir com expectativa de surfar Greenbush no dia seguinte. Acordamos em Greenbush com um mar casca grossa, onde vários barcos estavam disputando o line up, inclusive surfistas profissionais como Sancho, Picon e outros. Nessa manhã apenas três da barca surfaram e pegaram altas ondas na temida bancada. Quando a maré secou voltamos para Maccas para continuar o dia, e fomos recebidos com mais um mar clássico. 

Felizmente, no final da tarde não podíamos continuar surfando Maccas, devido o prazo de dias ter acabado, e tivemos que voltar para Greenbush, que continuava perfeita, nessa tarde tivemos a noticia que um bodyboard teve um corte muito serio na cabeça no período da mare seca e teve que voltar às pressas para Jakarta, encontramos o mesmo em Uluwatu 15 dias depois e estava tudo bem. 

O melhor dia da trip começou com a noticia da derrota de goleada do Brasil para a Alemanha, mas como nossa copa do mundo estava na nossa frente não ligamos para esse fato. Greenbush acordou com um vento ruim onde fez com que todos os barcos fossem embora ficando apenas o Starkoat e o Moon Palikir, os dois da empresa Mentawai Surf Charters. A torcida foi tão grande que o vento mudou e surfamos a onda dos sonhos em Greenbush só os dois barcos, não podíamos a acreditar naquelas três horas de puro surf onde todos se destacaram e fizeram as fotos da vida tiradas pelo grande fotografo e amigo Diogo D’Orey, o grande incentivador da galera. Depois desse dia o swell abaixou e voltamos para Bitang para surfar uma direita que apesar de pequena estava bem divertida.  

Encerrado os 13 dias da barca com todos amarradões, a vibe era contagiante devido ao surf de qualidade e a amizade que nasceu durante esses dias. O sonho enfim foi realizado com todo sucesso possível e gostaríamos de agradecer ao nosso guide Luiz Belo, ao nosso fotografo Diogo D’Orey e a Mentawai Surf Charters pelo serviço impecável nesses dias.