#análise #big surf #boletim das ondas #previsão #ondas grandes 
Brasil

Águas de Março do começo do Outono trazem bombas para o litoral #SurfguruAvisou

Equipe Surfguru

A primeira grande ondulação do Outono chega a partir de amanhã com força no litoral Sul e Sudeste do Brasil, se liga na análise para pegar as melhores condições

Aloha! #AlertaSwell na área!

O Outono mal começou e já temos bomba no radar. Uma ondulação que se formou no Atlântico sul com ventos de sudeste já chegou ao sul do país no fim de hoje. Como o vento está bem próximo à costa, pode ser um fator que atrapalhe a formação em alguns picos, então se liga na Análise para não perder nada.

Rio Grande do Sul

Em Torres, no fim de hoje, terça-feira (30/03), o mar já reagiu bem. Mas amanhã ele seguirá ganhando força e no fim do dia o pico do swell será de 3,6m com período de 9 segundos. A ondulação, que chegou de sul, vai se deslocar para sul-sudeste(168 graus).  Na quinta ela começa a perder a força e segue se deslocando de sul-sudeste (160 graus) para sudeste (140 graus). Na quinta ainda teremos um bom tamanho, com um pico na tarde de 3,2m e 10,8 segundos de período.

O que pode ser problema durante os dois primeiros dias do swell será o vento que terá bastante intensidade sudoeste quarta e quinta. Ele será constante com rajadas de quase 20 nós na quarta-feira e um pouco mais ameno na quinta. Por isso, escolher o pico ideal pode ser fundamental.

Já na sexta o swell vai seguir se deslocando para a direção leste: na sexta ele estará de sudeste (136 - 142 graus), e perderá força ao longo do dia. Amanhece com 2,7m e 10,3 segundos e desce para 2,1m com 9,5 segundos. No sábado, o mar não perde força e além da ondulação seguir se deslocando para leste (120 graus) com 1,9m e 9,4 segundos, outro pulso de sul-sudeste (168 graus) chega com 0,9m e 13 segundos.

Já os ventos amenizam bastante sexta e sábado e não devem atrapalhar muito os picos, porém é importante ainda checar como esse mix de ondulações encaixa em cada praia para não perder a boa. Durante essa semana, pode quebar bonito na Ilha dos Lobos, a depender da direção do vento que pode entrar de terral.

grafico de altura das ondas torres RS marco de 2021

Gráfico da altura das ondas para Torres - RS

grafico de vento para torres RS marco de 2021

Gráfico do vento para Torres - RS

Santa Catarina

Em Garopaba - SC, o swell chegou ainda mais tarde hoje e amanhã o mar só vai ganhar força. O pulso chegou bem de Sul (178 - 174 graus) e vai atingir 3,4m e 11,1 segundos no fim de quarta-feira. Já na quinta, o swell quase não vai perder força ficando entre 3,3m  e 3m com período de 11 segundos. Porém, a direção muda para sul - sudeste (158-166 graus), indo em direção à leste da mesma forma que no RS.

Em Garopaba, os ventos soprarão ainda mais fortes de sudoeste que no RS, passando dos 20 nós na quarta e na quinta os dois dias inteiros. Mesmo que em alguns lugares o vento seja terral, é melhor procurar picos protegidos do vento por causa da força.

Na sexta, o swell dá uma baixada, mas continua grande com um tamanho entre 2,5m no início do dia e 2,1m no fim. O período se mantém na casa dos 10 segundos e a direção segue indo para sudeste (144 - 150 graus). No sábado, o mar dá uma segurada no tamanho, período e direção, com 2  m, 10 segundos de período de direção de sudeste (140 graus).

O vento dará uma baixada nesses dias em relação à quarta e quinta, mas seguirá soprando predominantemente de sudoeste e com algumas rajadas acima dos 10 nós. Porém, o terral já deve ser mais suave e os picos que recebem bem esse vento tendem a funcionar.

Temos alguma opções para a galera: o big surf pode rolar no Canto da silveira na quinta de manhã e amanhã à tarde pode rolar umas ondas no Rosa Sul. Na quinta também tem expectativa para quebrar o Campeche de novo, que tem estado uma máquina nesse início de ano.

mapa espectral para garopaba SC marco de 2021

Mapa do período e espectral do dia 01/04 para Garopaba- SC

Paraná

Em Matinhos, no Paraná, a ondulação não chegará com a mesma intensidade. Além disso, a ondulação só fará efeito no litoral a partir de amanhã, quarta: sai de 1,0m com 8 segundos de período de manhã de sul-sudeste (150 graus) de manhã para 1,7m com 10 segundos de sul-sudeste (158 graus) no fim do dia. Na quinta, o swell ganha ainda mais força e chega aos 2m e se mantém na faixa dos 11 segundos de período, além de manter também a direção sudeste (154 graus).

O vento não deve ser um fator muito influente na região durante esses dois dias devido à sua baixa intensidade. Além disso, ele vai rodar bastante entre Oeste, Sul e sudeste, então preste atenção para escolher bem a hora da caída no pico certo. Vale dizer ainda que no final de quinta o vento irá se intensificar.

Na sexta o mar vai perdendo um pouco de força: sai dos 2m para 1,5m com o período na casa dos 10 segundos. Mas a direção se desloca levemente, de 158 para 148 graus, permanecendo de sul-sudeste. Ou seja, ainda teremos boas ondas. Já no sábado, o mar se mantém com 1,5m, o período cai para a casa dos 9 segundos e o swell se alinha de sudeste (140 - 146 graus), podendo rolar ainda boas ondas nos picos que recebem bem essa ondulação. 

Os ventos estarão mais intensos na sexta-feira e rodando pelo quadrante sul, a dica é cair cedo e evitar o vento maral da tarde. Já no sábado, os vento diminuem e a direção de sul-sudoeste pode proporcionar um bom terral em certos picos, vale ficar ligado. Nossa dica é o tradicional pico de Matinho, quinta e sexta.

grafico de altura das ondas saquarema rj marco de 2021

Gráfico da altura das ondas para Matinhos-PR

grafico de vento para matinhos pr marco de 2021

Gráfico do vento para Matinhos-PR

São Paulo

O swell também só chega no litoral de São Paulo no a partir de amanhã. Em Maresias, amanhã a partir do meio do dia o pulso de sul-sudoeste (194 graus)  começa a fazer o tamanho subir, chegando a 2,3m no fim do dia, com 9,4 segundos de período. Na quinta, a ondulação ganha ainda mais força e atinge 2,9m no pico e 11 segundos, da mesma direção de sul-sudoeste com 194 graus.

O vento deve ser um fator nulo nesses dois primeiros dias, principalmente na quarta, quando estará ainda mais fraco. Na quinta ele amanhece de norte, podendo gerar altos tubos, e vira para oeste-sudoeste à tarde. Na quinta também pode rolar boas condições na Laje do Patiero, em Ubatuba.

Na sexta, a ondulação permanece com tamanho, mas desce um pouco (2,5m de manhã - 2m à tarde). O período permanece na casa dos 10 segundos, porém a direção da ondulação passa a ser mais de Sul, e vira rápido: sai de 184 graus para 172 graus, rodando para a direção leste. Já no sábado,  swell se estabiliza de sul-sudeste (162 - 166 graus), segue com 9 segundos de período e 2m de altura.

Os dois dias terão ventos bastante parecidos: de manhã de noroeste virando para sul-sudoeste à tarde. Mesmo eles não influenciando tanto pela sua baixa intensidade, é sempre bom procurar cantos protegidos para fazer o surf render o máximo.

mapa espectral para maresias-sp marco de 2021

Mapa do período e espectral do dia 01/04 para Maresias - SP

Rio de Janeiro

No Rio de Janeiro, o swell chega junto com São Paulo, sobe a partir de amanhã na metade do dia. Na quarta, o swell predominante será de sul-sudeste (170 graus), com 1m e 9,8 segundos de período e sobe no fim do dia com a ondulação já de sul-sudoeste. Na quinta, já amanhece bem maior, com 2m e chega aos 3m no fim do dia, com a direção de sul-sudoeste (208 - 214 graus) e 10 segundos de período.

Infelizmente o vento estará a todo vapor nesses dois dias, principalmente na quinta. A direção se manterá da direção oeste-sudoeste e pode atrapalhar bastante a formação das ondas. Picos protegidos como o canto direito de Grumari, Pontão do Leblon e canto do Recreio devem ser as melhores opções. Além disso, o Diabo que recebe os ventos do quadrante oeste de frente e pode funcionar bem.

Na sexta, o mar amanhece bem grande e perde um pouco de força, saindo de 2,9m para 1,9m. O período segue estável, com 10 segundos e a ondulação se desloca para Sul - saindo dos 210 graus para 198 graus. No sábado, a ondulação ganha uma nova força, bem leve. A ondulação se desloca para sul-sudeste (164 graus) e se mantém com 2m e 10 segundos de período.

Os ventos vão seguir intensos na sexta-feira, soprando do quadrante oeste. Já no sábado, apesar de manter a direção, ele diminui sua velocidade, podendo atrapalhar menos a formação na maioria dos picos. O destaque fica para a praia do Peró, que recebe bem os ventos dessa direção e pode ser favorecido pela forte ondulação de sudoeste e depois deslocamento da ondulação para sudeste.

grafico de altura das ondas saquarema rj marco de 2021

Gráfico da altura das ondas para Saquarema-RJ

grafico de vento para saquarema rj marco 2021

Gráfico do vento para Saquarema-RJ

Espírito Santo

Um pequeno swell chega amanhã no ES, teremos 1,0 m com 11 s de período e direção de sudeste (170 graus), o surf deve ser cedo no Ulé com o vento fraco de terral e maré cheia, conforme ela vai secando devem rolar boas ondas nos corais de norte a sul, é um swell pequeno, porém com boa qualidade. 

Na quinta-feira, teremos 0,8 m com 10 segundos de período e direção de sudeste (166 graus), a melhor opção cedo continua sendo Ulé com o vento moderado a forte de sul e maré cheia, conforme ela vai secando deve rolar algumas ondas em Setiba.

Na sexta-feira, teremos 1,4 m com 10 segundos de período e direção sul (188 graus), muito de sul, bem no limite, pode ser que passe fora em sua maioria, a melhor opção continua sendo Ulé cedo com o vento moderado e maré cheia, pode rolar umas ondas nos corais do sul e em Setiba na hora do almoço.

No sábado, teremos 1,0 m com 10 s de período e direção sudeste (154 graus), a melhor opção continua sendo Ulé cedo com o vento moderado e maré cheia, pode rolar umas ondas nos corais do sul e em Setiba na hora do almoço o problema que a maré já não vai estar variando muito, seca 0,4 ás 13:25 h.

No começo da semana que vem deve entrar um grande swell de sudeste, bem de frente, com período e direção bem favoráveis para a costa capixaba, se realmente confirmar, vai rolar altas ondas a semana toda.

MAPA ESPECTRAL vila velha-es abril de 2021

Mapa espectral do dia 02/04  para Vila Velha-ES

Sempre é bom lembrar que a previsão sofre alterações diariamente, então permaneça ligado no nosso site para checar qualquer mudança.

Para seguir acompanhando a evolução das ondulações, acesse surfguru.com.br e assine o SurfguruPRO para ter acesso à previsão de 15 dias e outros benefícios exclusivos.

Boa páscoa para todos e que você pegue altas ondas com a gente! Se cuidem!

Mahalo!

 

Galerias | Mais Galerias