#eventos #surf #notícias #impacto #inclusão 
Brasil

Águas de Gaia leva esporte para mulheres e consciência ambiental

Águas de Gaia

Focado em aulas de surf e stand-up paddle, projeto faz parcerias por onde passa e promove ações para preservação do meio ambiente

O projeto Águas de Gaia tem feito sucesso por onde passa, levando para mulheres aulas de surf e stand-up paddle (SUP), com vivências que fundem os saberes ancestrais femininos e o conhecimento sobre o mar. E é justamente nesse último ponto que entram as ações ambientais promovidas pelo projeto, que está no litoral paulista até dezembro com vivências em Ubatuba, São Sebastião, Bertioga e Caraguatatuba.

Para aprofundar a conexão com a natureza, o Águas de Gaia faz parcerias para limpeza dos locais por onde passa. “No Ceará, realizamos seis limpezas; no Espírito Santo, durante o mês que ficamos por lá, era feita a limpeza em todas as vivências; no verão, em São Paulo, fizemos parceria com o Desengarrafando Mentes”, relata Cris Brosso, idealizadora do projeto realizado pelo Instituto Incentivar.

No litoral paulista, novas ações de limpezas estão sendo programadas para novembro e dezembro. Além disso, o Águas de Gaia fez uma parceria com a Natural Grip, que produz grip/wax natural e biodegradável, em substituição às parafinas, que são produzidas com derivados de petróleo. “Sempre devemos cuidar do ambiente que nos cerca, e o surf é um esporte muito ligado à natureza”, relata Priscila Pirillo, coordenadora do Águas de Gaia em São Paulo. O produto atualmente utilizado pelo Águas de Gaia é vegano, livre de petróleo e derivados e emite 50% menos CO2 para ser produzido do que os produtos à base de petróleo, além de utilizar óleo de cozinha que seria descartado.

Cientistas dizem que até 2050 haverá mais plástico do que peixes nos mares, e existem diversas campanhas de limpeza e conscientização acontecendo Brasil afora. Os grandes vilões do lixo marinho são os plásticos, que podem ser sacolas, tampas, copos, garrafa PET, canudos, embalagens e pellets (pequenas bolas usadas como matéria prima pela indústria), podendo demorar até 450 anos para se decompor na natureza. Junto com as bitucas de cigarro, os plásticos geram um segundo problema: esses materiais absorvem o “cheiro do mar” e acabam engando os animais marinhos. Os cigarros também liberam as toxinas, próprias de sua composição, nas águas.

Sobre o Águas de Gaia

O Águas de Gaia é um projeto social que oferece aulas de surf e stand-up paddle somadas a práticas corporais, sempre de mulheres para mulheres. As instrutoras são contratadas localmente e passam por uma capacitação na metodologia própria do Águas de Gaia, fomentando a geração de renda comunitária. Além das vivências gratuitas, o projeto garante, para as mulheres atendidas, transporte, alimentação e acolhimento dos seus filhos na praia. O convite é para que elas tenham um momento de conexão consigo, com a natureza e realizem o sonho de aprender a surfar.

Sobre o Instituto Incentivar

O Instituto Incentivar Esporte e Cultura nasceu em 2013 por meio da união entre profissionais e entusiastas de diversos campos de atuação em esporte e cultura, com o intuito de somar forças e a experiência de cada um e cada uma no sentido de propor, incentivar e viabilizar projetos que impactem a nossa sociedade. Desde então, esteve envolvido com a realização dos projetos Virada Esportiva Inclusiva (Campinas 2019), Manobra da Virada e Manobra do Bem (edições de 2017 e 2018, em parceria com a reconhecida ONG Social Skate). Este foi o ponto de partida na história do Instituto em iniciativas esportivas como cenário para a inclusão social.

Sobre a Mars

A Mars é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo, como M&M’S®️, OPTIMUM™️, PEDIGREE®️, RÁRIS®️, ROYAL CANIN®️, SKITTLES®️, SNICKERS®️, TWIX®️, UNCLE BEN’S®️e WHISKAS®️. Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem faturamento global de US$ 40 bilhões provenientes de seus quatro segmentos de negócio: Petcare, Wrigley, Alimentos e Pesquisa. Cerca de 130 mil colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da empresa -- Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade --, trabalhando diariamente, para desenvolver relações mútuas, em linha com o seu propósito de criar o mundo de amanhã através da forma como fazemos negócios hoje.

Galerias | Mais Galerias