#ação ambiental #associações 

Ações ambientais durante o CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos

Prime.Press07 Assessoria & Comunicação

Restinga preservada, nossa orla protegida

A organização holandesa Green Destinations realiza um renomado concurso global chamado TOP 100 Good Practice Stories, que tem como objetivo destacar e premiar as 100 melhores ‘boas práticas’ de turismo responsável no planeta.

Na 9ª edição do concurso, Navegantes foi reconhecido como um dos melhores destinos sustentáveis do mundo. O município recebeu a certificação internacional por conta do Programa “Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida”. Foi uma das oito cidades brasileiras que receberam a certificação.

Este programa exemplar abrange preservação e educação ambiental, permitindo que a região central urbana de Navegantes coexista de forma sustentável com a sua orla. O programa ‘navegantino’ ficou entre os 10 melhores do mundo na categoria "Natureza e Paisagem".

No site da Prefeitura Municipal de Navegantes, o prefeito Liba Fronza diz que esta certificação "é muito importante para Navegantes, pois mostra a seriedade com que estamos tratando o desenvolvimento da cidade, com sustentabilidade e respeitando nosso principal ativo turístico, uma praia com restinga preservada".

A CBSurf, ao conhecer o Programa Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida, trabalhou para utilizar o evento como uma ferramenta de divulgação desta grande iniciativa, visando ser utilizada como exemplo à outras praias brasileiras, servindo como uma referência para um desenvolvimento costeiro no Brasil de forma mais sustentável e em sinergia com a paisagem e com a qualidade de vida.

No primeiro dia de evento o Instituto Ambiental de Navegantes (IAN) foi convidado a apresentar o Programa e suas metodologias ao Diretor de Meio Ambiente e ao Diretor Social da CBSurf, Duda Tedesco e Jojó de Olivença, respectivamente.

Para a ação também foram convidados os coordenadores de algumas instituições locais, como a Associação Navegantes Surf Club, o projeto local Esporte Educa e a clínica especializada em surf Evolua Surf, que treina grande parte da nova geração de surfistas locais e ainda treina os principais atletas de rendimento do município, em parceria com a Prefeitura Municipal. Estes coordenadores serão propagadores da pauta para a população local ao longo dos próximos anos.

O Instituto Ambiental de Navegantes compareceu ao evento com a sua equipe e apresentou o Programa, deixando uma placa com QRcode para as pessoas baixarem uma cartilha digital com conteúdo de educação ambiental sobre o Programa, além de ministrar uma oficina prática sobre dois métodos de recuperação e enriquecimento ecológico de restinga: a ‘Chuva de Sementes’ e o plantio de estolões de vegetação fixadora de dunas.

Tudo foi gravado pela equipe de comunicação do evento, que editará um vídeo  para a publicação nas redes sociais da CBSurf, propagando este case de sucesso em âmbito nacional.

“Navegantes está de parabéns! A orla está com uma ótima infraestrutura urbana e social, linda e funcional, preservando de forma exemplar a sua qualidade ecológica e paisagística, prevenindo-se também de riscos ambientais como a erosão costeira e as ressacas do mar. É um exemplo de gestão costeira, a ser copiado por outras praias brasileiras!” relatou Reinaldo Jaeger, Gestor Socioambiental deste evento.   

Visita do Educa Esporte e do Evolua Surf

Ao longo do final de semana o evento recebeu a visita das crianças atendidas pelos dois projetos que participaram da apresentação do Programa Restinga Preservada, Nossa Orla Protegida, o ‘Educa Esporte’ e o ‘Evolua Surf’.

Ao todo foram aproximadamente 40 crianças que realizaram um tour guiado pelo evento, conhecendo toda a estrutura e a metodologia da competição, todas as profissões relacionadas, conversaram com diversos profissionais e autoridades presentes, além de ganharem mudas de árvores nativas.

“Sabemos que o esporte é uma ferramenta de inclusão muito forte e muito importante e que este é o caminho. Se a gente não formar campeões, formaremos grandes cidadãos. Parabéns a estes trabalhos com a nova geração, futuro do Brasil!” comentou João Carlos Kim o locutor de praia da competição para o público.

 Ação da ONG Eco Local Brasil

A ONG Eco Local Brasil realizou uma ação socioambiental em parceria com o os Bombeiros Voluntários de Navegantes e o evento da CBSurf.

A ação contou com a participação de aproximadamente 50 voluntários, destes, aproximadamente 40 crianças do projeto dos Bombeiros Mirim e Aspirantes, fazendo uma varredura na praia em uma extensão de 300 metros em frente ao evento, retirando aproximadamente 20 kg de resíduos.

“Navegantes possui um processo de limpeza de praia e gestão de resíduos bem legal, mas estes resíduos que retiramos hoje são resíduos que estão vindo com a maré, também proveniente do Rio Itajaí-açu, que desemboca junto a cidade” destacou Filipe Oliveira, Coordenador da ONG Eco Local Brasil, que habitualmente realiza ações em Navegantes.

“Devido a este trabalho realmente efetivo realizado pela Prefeitura de Navegantes e por projetos locais, estes resíduos de praia vêm sendo diminuídos ao longo dos últimos anos. Aparentemente a praia sempre está limpa, mas nas ações sempre encontramos algumas coisas para retirar”  finalizou Filipe.

 Gestão Socioambiental do evento

Um evento de surf possui potencial de gerar impactos socioambientais, negativos e positivos, devendo ser gerido da melhor maneira possível, com o objetivo de reduzir/eliminar/compensar os impactos negativos e potencializar/fortalecer os impactos positivos.

Este planejamento, além de realizar o controle ambiental e legal do evento, ainda garante que a imagem gerada por ele seja positiva perante a sociedade, reduzindo a possibilidade de embargos e de mídia negativa para os eventos e para os patrocinadores, devido à uma gestão socioambiental desorganizada.

Para suprir estas necessidades e oportunidades, o evento elaborou um Plano de Gestão Ambiental (PGA), personalizando um trabalho diante da estrutura e do orçamento disponível, e das peculiaridades ambientais, sociais e culturais da praia e da comunidade local em questão.

Conforme o próprio nome já diz, um Plano de Gestão Ambiental é um planejamento do gerenciamento dos aspetos socioambientais do evento em questão, elaborado por profissional tecnicamente e legalmente habilitado, que emitiu Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) pelo trabalho.

Selo evento sustentável Fecasurf

A FECASURF lançou em 2023 o SELO EVENTO SUSTENTÁVEL, com o objetivo de certificar boas práticas em eventos de surf realizados em solo catarinense, evidenciando à sociedade os esforços das instituições e dos promotores de eventos frente à sustentabilidade e, consequentemente, oferecendo ganhos de imagem e de valor agregado aos eventos, às instituições, aos patrocinadores e à Santa Catarina.

Desde o lançamento do Selo, a CBSURF vem respeitando o regulamento da FECASURF, atendendo às normas de sustentabilidade da Federação e realizando eventos com a responsabilidade socioambiental que Santa Catarina merece.

A Associação Navegantes Surf Club também foi instruída sobre como realizar uma gestão socioambiental adequada para eventos de surf, com isso, o evento levou para o município qualificação prática in loco sobre sustentabilidade para eventos de surf, contribuindo assim para que seja consolidada a cultura de realização de eventos com maior Responsabilidade Socioambiental posteriormente em Navegantes.

Galerias | Mais Galerias