#ondas perfeitas 

Acesso limitado às Maldivas?

SurfTotal

A construção de um novo resort pode acabar com o acesso às ondas de Sultans e Honkeys

Neste momento está sendo pensada a construção de um novo resort na ilha de Thanburudhoo nas Maldivas, motivo que pode, conforme teme a Associação de Surf das Maldivas, impossibilitar o surf em duas das ondas mais famosas do arquipélago: Sultans e Honkeys.

Segundo a Associação de Surf das Maldivas esta situação seria incomportável, uma vez que reduziria o acesso a um número já limitado de ondas de alta qualidade que tantos surfistas atrai àquela parte do mundo.

Refira-se que Thanburudhoo pertence, atualmente, ao Ministério da Defesa e é local de treinos militares. Assim, a proposta passaria por alugar a ilha à empresa responsável pelo desenvolvimento do resort durante 50 anos, enquanto estes pagariam 5 milhões de dólares destinados a um programa do Ministério da Defesa.

O grande problema reside na legislação turística das Maldivas. Isto porque, segundo a lei, os não-hóspedes nos respectivos resorts não têm direito a surfar nas ondas que se encontram no espaço pertencente a estas unidades turísticas.

Neste momento o plano está em discussão, uma vez que não se sabe, precisamente, se será correto alugar uma ilha que tem fins militares para um empreendimento comercial.