#estadual 

Abertura do 16º A Tribuna de Surf Colegial terá surfistas de 59 escolas em São Vicente

Estreia no Circuito, a Praia do Itararé, em São Vicente, recebe a abertura do 16º A Tribuna de Surf Colegial, nestes sábado e domingo (13 e 14), em grande estilo.

12/Ago/2011 - Fábio Maradei - Guarujá - São Paulo - Brasil

A competição contará com surfistas de 59 escolas, com destaques para as duas grandes “forças” nesses 15 anos de história, o Adélia Camargo Corrêa, nove vezes campeão e outras cinco vezes vice, e o Don Domênico, pentacampeão, que somadas têm 14 dos 15 títulos disputados.

E as duas escolas de Guarujá, que garantem bolsas de estudos aos seus alunos destaques no surf, chegam preparadas mais uma vez, com equipes completas e os principais nomes do evento. O Adélia defende o atual título trazendo nomes como Wesley Santos e Edgard Groggia, na mirim, e Victor Bernardo na iniciantes. Já o Don Domênico vem com Yagê Araújo, na júnior, Gabriel André na mirim e Léo Guimarães na iniciantes.

Destes, Yagê já levantou a taça da iniciantes em 2008, enquanto que Edgard Groggia é o atual bicampeão iniciantes. “Sem dúvida, são duas escolas que servem de exemplo, por investirem em seus atletas com bolsas de estudo, garantindo um futuro para seus atletas, em função do surf e que têm reconhecidos seus esforços com conquistas”, afirma o diretor técnico do Circuito, Marcos Bukão.

A competição tem início neste sábado, às 8 horas, com a categoria júnior. “A expectativa é adiantarmos ao máximo o evento no sábado, aproveitando as condições do mar. No domingo, devemos ter as finais”, avisa Bukão.

Na competição, os surfistas, divididos nas categorias júnior (até 18 anos), mirim (limite de 16 anos), iniciantes (no máximo 14) e feminina (até 18 anos), marcam pontos para as suas escolas conforme avançam na competição. No total, o Circuito terá três etapas, com disputas também em Guarujá e Praia Grande, para definir os campeões individuais e por equipes na temporada.

PELA INTERNET - Quem não puder comparecer ao local, tem a opção de acompanhar todas as disputas ao vivo pela internet, no site www.triesportes.com.br. O internauta terá acesso às imagens das ondas surfadas em tempo real, às notas dos juízes, ao som da locução, direto do palanque, bem como poderá interagir com o evento, enviando mensagens de texto. “Mara quem for à praia participará de sorteios, inclusive da prancha Silver Surf, e kits da AntiQueda e da Sthill”, anuncia o coordenador geral do 16º A Tribuna de Surf Colegial, Davidson Iuspa.

Além das atuações nas ondas, o evento terá diversas atrações na areia. Na arena criada em volta do palanque, os atletas e o público em geral contarão com várias atividades e como um bom evento para crianças e adolescentes, brincadeiras como surf mecânico, futebol de sabão. “Outro destaque serão as aulas de surf abertas ao público, ministradas pelo Royal Surf Friends”, comenta o Davidson Iuspa.

No domingo, após as disputas no mar, os espectadores contarão com o show da banda Pipeline, de ‘surf music’, que conta com Marinho (vocal), Gian (guitarra) Sosso (teclado), Mascote (baixo) e Filipinho (bateria). Será a segunda vez que o grupo se apresenta no evento tocando sons de bandas como 311, Blink, Rage Against The Machine, Audio Slave, Bob Marley, Incubus, Paralamas, Los Hermanos.

“Também faremos uma música nossa, chamada Chegou a Hora, que carrega o nome do nosso disco, que será lançado em breve”, conta Gianj. “A gente curte muito tocar no campeonato, pois tem tudo a ver com o nosso som e o nosso nome”, acrescenta o guitarrista, referindo-se a Pipeline, famosa praia do Havaí e um dos ícones no mundo do surf.

Com homologação da Federação Paulista de Surf e reconhecido pela Confederação Brasileira, o 16º A Tribuna de Surf Colegial tem os patrocínios das prefeituras de São Vicente, Guarujá e Praia Grande, da surfwear AntiQueda e da Sthill. Apoios da Silver Surf, da Teccel e da FMA Notícias, com a organização da Triesportes e realização da Tri FM, Sistema A Tribuna de Comunicação.