#surf #big surf #ondas grandes 
Salvador - Bahia - Brasil

A preparação para o grande dia

Lapo Coutinho

O Baiano recém contratado da Greenish e mais novo big rider da nova geração brasileira, Lapo Coutinho, escreveu-nos uma matéria falando sobre a preparação de um big rider

Nós, Big riders, esperamos aqueles dias seletos do ano em que as condições estão perfeitas e as ondas enormes. Mas o que muita gente não sabe, é que a performance de um atleta nesse tal dia, depende de muitos fatores que vão influenciar seu estado de espirito na hora de dropar as bombas.

Para um surf ''tranquilo'' em condições extremas, você precisa estar confiante com seu equipamento, seu corpo e sua mente.

Você tem que confiar 100% na prancha que está usando e nos seus equipamentos, como um bom leash e coletes de flutuação adequados. É necessário também estar 100% confortável com seu corpo, o que significa estar se preparando fisicamente semanas ou ate meses antes do swell. Alongamentos, Yoga, malhação e muito surf fazem parte da minha rotina para me sentir bem todos os dias.

Mas de todos os fatores, o mais importante sem duvida e o psicológico do atleta. Se estiver seguro e confiante de que vai conseguir dropar a onda, não importa seus equipamentos ou sua saúde, o surfista vai tentar descer.

O surf de ondas grandes mundial está passando por uma fase de mudanças, a cada temporada os limites são puxados com ondas maiores e tubos mais profundos, e por causa disso, a segurança no esporte, tem que melhorar, para acompanhar o ritmo.

Com o intuito de preparar mais os atletas do big surf, Danilo Couto, em parceria com a Hawaiin Freedive Association, organizou um curso de apneia, fôlego e sobrevivência na ilha de Big Island, no Havaí.

Tive a felicidade de participar desse curso, junto com alguns dos melhores atletas do mundo, como Shane Dorian, Dave Wassel, Stephan Figueredo, Alex Grey, Maya Gabeira e Derek Dunfee. No curso, aprendemos a ficar mais calmos em situações de stress debaixo d'água, fazendo simulações em piscinas e em alto mar.

O grupo evoluía a cada dia, alguns chegando a ficar 5 minutos submersos em apneia estática e descendo a profundezas de 130 pés no mar, apenas com a forca das pernas e bracos.

Depois do curso, me sinto mais confiante e confortável no mar e acredito que são essas iniciativas e o valor a segurança que vão fazer a diferença no futuro dos atletas e do esporte, e no final do dia, vão ajudar muitas pessoas a voltarem intactas e respirando para casa depois de um grande swell.

Galerias | Mais Galerias