#ondas grandes #ondas extremas #previsão 
Brasil

A História de um Mega Swell

Redação Surfguru

Os moradores do litoral Norte da região Nordeste estão na expectativa da chegada de um enorme swell vindo do Atlântico norte no começo do mês de março, ele deverá ser um dos mais fortes já registrados nos últimos anos.

O Mega Swell do começo do mês de março já está se formando no momento que eu escrevo esta matéria. Ele está se formando ao redor do núcleo de um poderoso ciclone extra tropical que se formou no meio do oceano Atlântico norte esta semana.

O ciclone extra tropical, que foi chamado de Tempestade Emma, tem uma pressão extremamente baixa no seu núcleo, 974 mb, o que provoca um vendaval muito intenso ao redor dele, com intensidade que excede em alguns locais os 80 quilômetros por hora, soprando sobre uma pista de cerca de 4 mil quilômetros de extensão, e apontando diretamente para o litoral do Brasil.

O tempo em que esta ventania está soprando sobre o oceano também é importante, já são dois dias de vento intenso sobre o oceano, o que garante a formação de vagas que ultrapassam os 13 metros de altura próximo ao arquipélago de Açores.

Estes vagalhões deverão continuar o seu deslocamento sobre o oceano Atlântico norte, se transformando em swell no meio do caminho, quando passar próximo ao arquipélago de Cabo Verde, se afastando do centro de geração de ondas. A tempestade Emma, que gerou as ondas gigantes, causou fortes temporais e nevascas sobre os países da Europa Ocidental.

O swell continua a sua caminhada veloz em direção ao litoral norte do Brasil, atravessando o Equador na quarta-feira e atingindo com maior intensidade os estados do Ceará, Rio Grande do Norte e o arquipélago de Fernando de Noronha.

O período de pico deste swell fica entre 16 e 18 segundos quando ele chegar ao litoral do Brasil, o que significa que ele possui uma imensa quantidade de energia se deslocando principalmente embaixo d'água. Esta energia irá aflorar na superfície quando as ondulações passarem sobre águas rasas, este efeito que é conhecido como "empinamento", ocorre quando a energia submersa das ondas são empurradas para a superfície do mar quando estas passam sobre um assoalho marinho raso. 


Fernando de Noronha recebeu um swell gigante em março de 2008 - foto: Márcio Flor

É justamente o efeito de empinamento que irá garantir que as ondas no litoral Norte do Brasil, especialmente nos picos de surf que recebem esta direção de swell, registrem ondulações que poderão ultrapassar os 4 metros em locais como Fernando de Noronha e a Urca do Minhoto no Rio Grande do Norte.


Alexandre Ferraz na Urca do Minhoto

Galerias | Mais Galerias