#publicações #comportamento 

A história da Família Fletcher

SurfTotal

Os Fletchers estão ligados à progressão do surf mundial, ao longo de quatro gerações

Lendária família de surf, os Fletchers estão ligados à progressão do surf mundial, ao longo de quatro gerações. Começou com a contribuição de Herbie Fletcher, que elevou o surf de ondas grandes para grandes voos. E continua com a última contribuição do seu filho Nathan, que recentemente venceu o prestigiado prémio “Ride of the Year”, dos Billabong XXL Global Big Wave Wards 2012.

Esta família tem influenciado múltiplas gerações de surfistas, estando sempre na frente do surf moderno. conheça agora individualmente, um pouco mais de cada um deles:

Herbie Fletcher (63 anos)

Lenda viva do surf, tem uma reputação irrepreensível ao longo de meio século de história. Possui um vasto leque de habilidades, como, designer de pranchas de surf, cinematografia, comércio de artigos de surf (como criador do “Astrodeck”), artista e claro, surfista de ondas grandes. Cresceu na Califórnia, e ainda muito novo decidiu que a sua vida seria dedicada ao surf.

Constantemente a inovar, Herbie é responsável pelo movimento do Longboard moderno nos anos 70, e por apresentar ao mundo, o surf de Tow-in. Nos anos 80, começou a registar numa câmera, ele e os seus amigos surfando, no que foi chamada a “revolução dos tubos”. Herbie editou essas gravações nas conhecidas séries “Wave Warriors”.

A sua filosofia de vida é: “Não pare. Não olhe para trás”

Christian Fletcher (42 anos)

Nascido no Hawaii em 1970, e criado na Califórnia, Christian recebeu a sua primeira prancha de surf com apenas 1 ano. Com cinco anos, já vencia miúdos de nove anos em campeonatos locais.

Quando fez 14 anos, o miúdo que surfava tão bem quanto andava de skate, decidiu aplicar os princípios do skate na água, dando origem ao surf progressivo com aéreos, que hoje conhecemos.

Em 1988, Christian Fletcher apareceu em duas capas de revistas de surf, ao mesmo tempo, a “Surfer” e a “Surfing Magazine”. A Associação Americana de Surf Profissional não gostou. Não achavam, que um miúdo que apenas surfava no seu local perto de casa, merecia tal reconhecimento.

O problema era que Christian estava apenas se divertindo no surf, enquanto que os restantes dos surfistas apenas repetiam as mesmas manobras aborrecidas de sempre, e ganhavam eventos.

Em 1989, Cristian entra numa competição da Associação Americana de Surf Profissional, perto de sua casa, Lower Trestles na Califórnia. Christian foi imbatível, nos intervalos das baterias apenas jogava Nintendo, e praticava skate numa rampa que lá estava montada. Ao praticar um surf impressionante para aquela idade, ele venceu esse evento.

Contudo, cansado da competição, um casamento que não teve um bom resultado, entre outros motivos, a sua carreira não teve o melhor dos fins.

Atualmente Christian trabalha na loja de acessórios de surf da família Fletcher, Astrodeck (Califórnia) e assiste no sofá o resultado dos aéreos que criou.

Nathan Fletcher (38 anos)

De vez em quando, no mundo do surf aparece alguém, que ultrapassa todas as adversidades possíveis e inimagináveis. “All Round Surfer”, Nathan Fletcher é uma dessas pessoas. Ele passou por muitas experiências durante a sua vida, mais do que qualquer outra pessoa poderá passar numa vida. O ter crescido no meio da família Fletcher, teve muito a ver com isso, tanto Nathan como o seu irmão e mentor Christian, tiveram a oportunidade, que muitos jovens não tiveram, como: participar de surf trips em todo o mundo, passar vários Invernos no North Shore, fazer snowboard em montanhas de renome, andar de skate com profissionais de skate, andar de moto no deserto, ou tocar numa banda. Nathan já fez de tudo e sempre foi bom em tudo.

Vencedor dos prémios, “Ride of the Year”, “Monster Tube” e “Surfline Best Performance Award” no Billabong XXL Global Big Wave Wards, por uma onda que pegou em Teahupoo em 2011, faz de Nathan um dos mais impressionantes surfistas de ondas grandes da atualidade.

Greyson Fletcher (21 anos)

Nascido no dia 8 de Março de 1991, na Califórnia. Ele é o 4º na geração de surfistas, a seguir ao seu avô, pai e tio. Além de ser um excelente surfista, a sua verdadeira paixão é o skate. Os mais conceituados do mundo do skate, consideram-no já um fenómeno. As suas habilidades fazem dele um dos atletas preferidos das marcas de esportes de ação, onde conta já com vários patrocínios. O seu videogame preferido é o Halo 2, a música que ouve é Death Metal Norueguês, tecno e rap. O seu animal preferido são as rãs. Ainda criança, o primeiro skate que andou, pertencia ao seu pai Christian Fletcher. “Quando estou andando de skate, sinto-me leve. Nem me consigo sentir a mim”, diz Greyson Fletcher

Os Fletchers são todos originais na sua maneira de ser. Uma das coisas que os une, é a vontade de ser original, tendo em mente a moda e a funcionalidade.

Confira no vídeo uma recente entrevista com a família