#aulas #canoahavaiana #cultura #equipamentos #remo #saúde 
Brasil

A Canoa Polinésia e suas vertentes

Agnaldo Jonas - Check-in Va'a

Descubra quais as vertentes da canoa Polinésia e, um pouco da sua historia e como ela vem ganhando popularidade no Brasil.

Na busca da qualidade de vida e melhoria na saude fisica e mental, a canoa Polinesia ganha destaque a cada dia no cenario brasileiro, com uma rica vertente de novos adeptos e segmentos como grandes passeios, aulas, competições, projetos infantis, prevenção de doenças auto imune e tambem, nao podendo deixar de destacar, o surf na canoa.

Historia da modalidade Va’a

O mundo do Va’a começa em uma viagem pelo Oceano Pacífico, mais precisamente por toda a Polinésia. A Polinésia é formada por uma grande região marítima, formando um triângulo tendo como vértices o Havaí (Hawaii) ao norte, Nova Zelândia (Aotearoa) à oeste e a Ilha de Páscoa (Rapa Nui) à leste do Oceano Pacífico. O Va’a tem viajado pelo Oceano Pacífico por mais de 4.000 anos. 

James David Givens - Página 39 de "The history and conquest of the Philippines and our other island possessions; embracing our war with the Filipinos in 1899" por Alden March, publicado em 1899. Fonte: Wikipedia

Por volta de 2.000 AC, uma onda de marinheiros emergiu da Ásia e se aventurou no Oceano Pacífico Oriental, pela primeira vez na história da humanidade. Acredita-se que os primeiros Va'a tenham se originado nesta época e agora sabemos que os antigos polinésios e seus ancestrais colonizaram as ilhas mais remotas do Pacífico em Va'a de casco simples e duplo. Essas canoas costumavam ser embarcações à vela e podiam ser muito maiores que os modelos atuais. Quando os primeiros europeus chegaram à Polinésia, foram registrados veleiros de até 30 metros de comprimento, projetados para longas passagens no oceano. 

Va’a como esporte

O Va’a é muito mais que um esporte. É uma filosofia de vida, um estado de espírito. O Va’a se tornou uma modalidade esportiva no início do século XIX no Tahiti (Va’a) e Havaí (Wa’a), Ilhas “Mãe” da cultura Va’a. Em 1981 foi criada a Federação Internacional de Va’a (http://www.ivfiv.org/). No Brasil as primeiras canoas Va’a, de modelo havaiano, chegaram no início dos anos 2000, no Rio de Janeiro/RJ e em Santos/SP. 

Com o crescimento da modalidade em todo o mundo, cresceu o número de clubes, de embarcações e praticantes e o calendário de competições oficiais é muito disputado.

Junto a tudo isso, surgiu uma modalidade muito praticada nos dias de hoje: o surf de canoa havaiana. Essa modalidade é praticada por um modelo chamado OC4 (ou seja, canoa havaiana de 4 pessoas) em que o objetivo é curtir as emoções de surfar uma onda em grupo, onde já existem campeonatos e trips específicas dessa modalidade.

E para organizar tudo isso? No início do ano de 2021 um capixaba de nome Agnaldo Jonas desenvolveu o primeiro aplicativo de gestão para escolas de canoa polinésia do mundo, o APP CHECK-IN VA’A (disponível no Google Play e na App Store) onde além de organizar turmas, aulas, saídas, financeiro, tem o propósito de conectar pessoas desse esporte ou, diga-se de passagem, um novo estilo de vida. 

Venha conhecer a nossa escola  - Passauna Paddle Clube

Você já teve o privilégio de sentir a brisa do vento abraçar seu corpo em pleno mar ou lagoa? Não!? Então venha ter essa sensação única em nossa escola de Canoa Polinésia!

Apresentamos o Centro Esportivo Passaúna Paddle Club, com escolas em Curitiba, Paranaguá, Ilha do Mel e em breve, Caioba, Guaratuba e Shangri-lá. 

Em nossa escola matriz, às margens da represa Passaúna, em Curitiba, você tem uma academia específica para treinamento direcionado ao esporte, com equipamentos de ponta, profissionais qualificados, restaurante, loja com toda a linha de produtos da Passaúna Paddle Club e da Mirage, além de aulas de Stand Up Paddle e Caiaque.

Com o crescimento desse  esporte milenar e a busca por qualidade de vida e associados aos investimentos e inovações que estamos sempre executando, podemos  oferecer o melhor para nossos alunos em tudo que visa passeio, recreação ou competição.

Venha fazer uma aula experimental, se apaixonar por esse esporte, descobrir novas sensações e viver bem.

Visite o nosso instagram: @passaunapaddleclub  

Galerias | Mais Galerias