A mitológica praia da Silveira foi o cenário perfeito para em mais um evento de sucesso do Circuito Silverbay, estabelecendo novo recorde de inscritos. Cerca de 180 atletas de todo Brasil estiveram presentes na Capital Catarinense do Surf, consolidando de vez os campeonatos realizados pela marca de Garopaba como um dos principais do país.
A competição encerrou a fase classificatória para a elite do SCTour da Federação Catarinense de Surf, que definira os campeões de todas as divisões no final do ano. Foram 6 mil pontos em jogo para o ranking estadual, com farta premiação aos finalistas das 11 categorias que fizeram parte do evento.
Mais uma vez a direção de prova mostrou mérito e competência na condução da etapa, com a escolha da praia da Silveira sendo divulgada apenas na véspera da competição. “Esperamos até o último momento para oficializarmos o local da etapa, buscando sempre as melhores ondas para a realização dos campeonatos da Silverbay”, declarou Tales Andrade, organizador do circuito.
Estrutura e transmissão web
Uma das novidades foi inclusão de uma segunda estrutura armada na praia Central de Garopaba, para as categorias de base e a primeira fase do surf Adaptado no sábado. Tanto na Silveira, quanto na Central, as ondas estavam excelentes, variando de 1 a 1,5 metro na série, apresentando ótima formação durante todo o final de semana.
Outro destaque foi à transmissão da prova pela internet, uma das marcas registradas do Circuito Silverbay. A grande audiência atingida nos dois dias, imagens ao vivo e entrevistas com os campeões de todas as categorias seguiu os padrões utilizados nos principais eventos profissionais do mundo, só que voltada exclusivamente para os atletas amadores.
Campeões da etapa
O primeiro dia de competição definiu os primeiros vencedores da prova, com os títulos de Anuar Chiah(Petiz). Bela Nalu(Feminino Infantil) e Antonio Vitorino(Infantil).
O domingo de dias dos pais reuniu muitos atletas e seus parentes na praia, tornando a competição ainda mais familiar. Os últimos campeões foram definidos, encerrando mais uma edição do circuito que veio para fazer a
diferença no surf amador brasileiro.
Bela Nalu conquistou sua segunda vitória na etapa, levando a Feminino Mirim, com a argentina Coco Cianssarulo vencendo a Fem Open. Guga Arruda foi o campeão Master, mostrando estar novamente motivado para as competições, como no início de sua carreira.
Nem o pequeno acidente no início da decisão Junior, quando caiu em cima das pedras no costão da Silveira, abalou o imbitubense Léo Barcelos, que venceu a categoria. Recém-chegado da Califórnia, Noah Machado competiu com maestria para ficar em primeiro entre os Iniciantes.
Na volta da categoria Adaptados ao Circuito Silverbay, o itajaiense Jonathan Borba repetiu o resultado que conquistou em 2017 no mesmo circuito e no mesmo lugar, vencendo a etapa. Apesar da pouca idade, Léo Casal usou sua experiência internacional para conquistar a vitória na Mirim, enquanto que o paraibano radicado em Floripa José Francisco “Fininho” foi o melhor na categoria Open.
Definido essa primeira fase do SCQS, os 16 melhores de cada categoria estão classificados para a reta final do Fecasurf SCTour deste ano. Três etapas já estão agendadas para esse segundo semestre, sendo uma delas a que encerra o Circuito Silverbay nesta temporada no mês de novembro. Até lá!
Surfland apresentou Circuito Silverbay, evento nível 6000 pontos válido pelo ranking SCQS da Fecasurf 2019. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Garopaba, Pena, Mormaii e Pro- Ilha. Co-Patrocínio: Giesta, Coral Biquinis e RZ Turismo. Apoio: Pure Sun, Mil Ervas, Quimikall e SC Bonés. Restaurantes: H2O, Zanoni, Guna Made, La Rural, Graphite Pizzaria, Pirao da Fruta, Supermercados Silveira e Bar do Zado. Pousadas: Beira Mar Ferrugem, Silveira Eco Village, Residencial Nietto e Diego Imóveis. Apoio local: ASF, Corpo de Bombeiros de Garopaba, Escola de Surf Onda Azul. Educação Ambiental: Eco Garopaba. Lonas e Palanque: V8 Comunicação Visual. Realização: ASG (Associação de Surf de Garopaba). Supervisão Técnica: Fecasurf.
Resultados
Open
1º- José Francisco
2º- José Muniz
3º- Thales Marx
4º- Ramiro Rubin
Junior Sub18
1º- Léo Barcelos
2º- Luiz Mendes
3º- Luan Silveira
4º- Ian Casal
Mirim Sub16
1º- Léo Casal
2º- Kayki Araújo
3º- Samuel Joaquinha
4º- Patrick Plachi
Iniciantes Sub14
1º- Noah Machado
2º- Caetano Silveira
3º- Yuri Barros (PB)
4º- Artur Zanela
Master
1º- Guga Arruda
2º- Jorge Correa
3º- Alvaro Bacana
4º- Roni Ronaldo
Feminino Open
1ª- Coco Cianssarulo (ARG)
2ª- Kyani Hyakutake
3ª- Yasmin Dias
4ª- Pamela Mel
Feminino Mirim
1ª- Bela Nalu
2ª- Kyani Hyakutake
3ª- Coco Cianssarulo (ARG)
4ª- Laura Maciel
Feminino Infantil
1ª- Bela Nalu
2ª- Maria Amélia Autuori
3ª- Gabriely Vasque
4ª- Luiza Rosa Teixeira
Infantil Sub 12
1º- Antonio Vitorino
2º- Anuar Chiah
3º- Davi Glazer
4º- Gabriel Ogasahara
1º- Anuar Chiah
2º- Yuri Gabriel
3º- Kailani Renno (SP)
4º- Cauã Medeiros
Adaptado
1º- Jonathan Borba
2º- Miguel Junior
3º- Gelder Costa
4º- Luciano Nem
Em breve o ranking final do Circuito Fecasurf SCQS 2019 será divulgado.