#eventos #festival #pororoca #surf #viagens #notícias 
Chaves - Pará - Brasil

25º SURF NA POROROCA

George Noronha

Vem aí o maior evento de Surf na Pororoca do Brasil

Entre os dias 3 e 7 de junho o município de Chaves-PA, localizado no Arquipélago do Marajó irá se transformar na Capital Brasileira do Surf na Pororoca com a realização do 25o Surf na Pororoca, evento multicultural que reúne uma ampla gama de atividades culturais onde o tema central é a pororoca marajoara e toda a cultura envolvida no fenômeno.

A Lua Cheia do mês de junho promete entrar para a história do surfe brasileiro com a realização da maior reunião cultural voltada para a pororoca e seus mais diversos encantos. Com a expectativa de uma supermaré de lua, o evento reunirá alguns dos principais surfistas de pororoca do Brasil e outros grandes nomes do esporte, em uma confraternização em meio à natureza exuberante da Floresta Amazônica e do Rio Amazonas.

Inauguração da 1a Escolinha de Surf na Pororoca do município de Chaves-PA

Uma das atividades mais esperadas pelas crianças e jovens locais será a inauguração da 1a Escolinha de Surf na Pororoca de Chaves, ocasião em que serão doadas pranchas de surf que serão somadas às que foram entregues no ano passado, para a criação do Projeto de Surf Piloto para o crescimento e desenvolvimento do surf na pororoca de Chaves.

25º SURF NA POROROCA

Pororoca Ambiental

Mas, o surf na pororoca do Rio Amazonas, atualmente a maior e mais longa onda de pororoca do país com mais de 50 min. de onda ininterrupta, não será a única atração do evento. Além do show de surf teremos o já tradicional Pororoca Ambiental, ação em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado dia 05 de junho, que reunirá estudantes do município de Chaves em uma série de atividades como gincana, limpeza do rio, palestras etc. 

Ritual das Águas Auêra-Auara

O Ritual das Águas Auêra-Auara é um dos momentos mais emocionantes do evento. Comandado pelo Pajé da Tribo dos Auêra, Marcelo Bibita, é o momento em que todos formam um grande círculo humano e entoam o mantra Auêra-Auara reafirmando o compromisso com a preservação das águas do planeta. Atletas, familiares, simpatizantes, staff, e todos os presentes são convidados a participar dessa grande roda em celebração à vida e à dádiva divina das águas do planeta e assim, cuidar das praias, dos mares, oceanos, rios, lagos, lagoas... além da retirada do lixo desses ecossistemas e a importância da disseminação desse compromisso.

Luta Marajoara

Ainda na esteira das atividades culturais teremos também a Luta Marajoara, tradicional do Marajó e que hoje é, assim como a pororoca, Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará;

Pororoca Fight

Outra atração será o Pororoca Fight, onde alguns dos principais atletas do MMA paraense disputarão o Cinturão da Pororoca em um octógono especialmente montado para a disputa.

Festival Musical da Pororoca

E como não existe festa sem música, o Festival Musical irá agitar todos os presentes com Grupos de Carimbó e DJ’s, que tocarão os clássicos do Carimbó e do Tecno Brega, ritmos tradicionais da região amazônica.

Lançamento do Livro Pororoca: A Onda do Brasil

O mais novo livro sobre a história da pororoca brasileira também terá seu momento de apoteose com o Lançamento Oficial em Terras Marajoaras. Com mais de 200 páginas de muitas histórias, ilustrações e fotografias, o livro retrata desde o início das operações na pororoca, há 25 anos atrás, até os dias atuais, passando inclusive por países como China, Indonésia e França, lugares onde o fenômeno também pode ser observado.

Exposição Fotográfica

Com imagens registradas por alguns dos maiores nomes da fotografia do Brasil, como Raimundo Paccó, Rick Werneck, Paulo Santos, Rogério Fernandez, dentre outros artistas, a Exposição Fotográfica Pororoca Fantástica reunirá imagens que retratam a beleza do fenômeno e algumas de suas principais particularidades. Toda a força e imponência do fenômeno poderão ser observados em imagens, como o próprio título da exposição sugere, fantásticas!

Círio e Aniversário de Chaves-PA 

E como se não bastasse essa gama de atividades culturais convergindo para o município de Chaves, o 25o Surf na Pororoca ainda coincidirá com as datas do Círio de Santo Antônio, Padroeiro de Chaves e o aniversário do município,  configurando assim, uma grande festa a altura da grandeza de Chaves e do Rio Amazonas para o Brasil.

A União faz a Força

Para Noélio Sobrinho, Presidente da Associação Brasileira de Surf na Pororoca - ABRASPO, esse evento é o maior Festival Cultural do Surf Brasileiro na modalidade Pororoca e é um sonho construído a várias mãos:

“Estamos muito orgulhosos de fazer parte dessa incrível transformação que está acontecendo no município de Chaves-PA. Há mais de 20 anos que nós da ABRASPO chamamos a atenção do Brasil para o potencial do Marajó no tocante à pororoca. Agora, aquilo que um dia foi um sonho, está se tornando realidade. O município já é conhecido pela potência de suas ondas e agora está preparando a sua primeira geração de surfistas nativos. Os próximos passos serão dados no sentido de incentivar para que esses garotos possam se encaixar na cadeia produtiva da pororoca e passarem a trabalhar com o fenômeno, sejam como guias, pilotos de lanchas, jet skis, fazendo a segurança dos turistas e surfando, de maneira amadora e profissional. Com a pororoca é assim, o céu é o limite!”, declarou o dirigente, que completou: 

“Eu não poderia deixar de destacar e agradecer o empenho do nosso Governador Helder Barbalho, para a realização desse grandioso evento, assim como também da Deputada Federal Elcione Barbalho, do Secretário de Esportes do Estado do Pará, Cássio Andrade, do Secretário Adjunto de Esportes, Gleisson Oliveira e também, do comprometimento do Prefeito de Chaves, Pr. Zequinha. Sem a união de esforços de todos esses importantes protagonistas políticos da região amazônica, esse projeto não seria possível”, declarou Noélio.

Bad Boy de volta à Pororoca

Uma das grandes surpresas nesta edição da maior festa do surf na pororoca do Brasil foi o retorno da marca Bad Boy aos grandes eventos do surf de maré. A marca, que foi pioneira no surf da pororoca,  teve uma participação e contribuição fundamentais para que o fenômeno passasse a ser conhecido pelos brasileiros. Agora, a Bad Boy volta em grande estilo patrocinando esse que é o maior evento de surf na pororoca no país. 

Maiores Informações:

Noélio Sobrinho - (91) 9.8166.7005

O 25o Surf na Pororoca conta com o Patrocínio de Bad Boy, Governo do Estado do Pará e Prefeitura de Chaves. Apoio: Pororoca Esportes. Chancela: CBSurf. Realização: ABRASPO e FEPASURF.

Por George Noronha

W. Noronha Comunicação Ltda.

Atenciosamente,

 

George Noronha

JP-MTb.: 2808/Ce

 

W. Noronha Comunicação Ltda.

CNPJ: 11.386.233/0001-90

+55 85 99685.1000-Tim/WhatsApp 

+55 85 98762.1363-Oi

 

"Só quero na minha vida gente que transpire adrenalina de alguma forma, pois, a ética deve acompanhar sempre o jornalismo, como o zumbido acompanha o besouro" 

Gabriel Garcia Marques

Galerias | Mais Galerias