#tubarões 

25 fatos sobre tubarões

Discovery Channel

1. Os tubarões têm existido quase inalterados por 400 milhões de anos, desde muito antes dos dinossauros.

Vinte e cinco fatos sobre tubarões de acordo com a Discovery Channel:

2. É impossível se esconder da visão de um tubarão, porque seus olhos estão nos lados de suas cabeças e podem ver quase tão bem atrás deles como na frente. Mas eles têm dois pontos cegos: uma na frente de seus focinhos e outra diretamente por trás de suas cabeças.

3. Você pode dizer a idade de um tubarão pela contagem dos anéis em suas vértebras, como numa árvore.

4. Um grande tubarão branco pode perder 1.000 dentes em um ano. A maioria dos seres humanos aos sete anos perdem todos os seus 20 dentes de leite.

5. Um tubarão pode perder e ganhar até 30.000 dentes em sua vida - o que dificilmente é um problema, quando se pode ter em apenas três dias um dente substituto.

6. No desenvolvimento dos filhotes de tubarão tigre de areia, eles praticam o canibalismo intra-uterino. (À medida que crescem, eles começam a comer os seus irmãos e irmãs, até que apenas dois tubarões nascem - um de cada um dos dois úteros da mãe.)

7. Um tubarão consegue detectar o impulso elétrico emitido por uma bateria AA padrão há um quilômetro e meio de distância.

8. Dois terços do cérebro de um tubarão são dedicado ao seu sentido de cheiro.

9. Um tubarão-limão pode sentir o cheiro de uma gota de sangue em uma piscina olímpica.

10. Há outras provas de que os tubarões são os caçadores supremos, eles podem detectar se um cheiro é proveniente de sua narina direita ou esquerda para melhor ajudá-los a localizar suas presas.

11. Os tubarões Charutos (Isistius brasiliensis) pode ser pequenos, mas eles são perversos. Eles usam suas mandíbulas em formato de serra para se alimentar de pedaços de gordura de baleia de baleias vivas.

12. O maior e o segundo maior tubarões do mundo, o tubarão-baleia e o tubarão-frade, são comedores de plâncton e são inofensivos.

13. O menor tubarão do mundo, o tubarão anão, mede 6 centímetros de comprimento quando totalmente crescido.

14. O tubarão cabeça-chata pode viver em água doce ou água salgada e se sabe que ele viaja milhares de quilômetros para o interior do Rio Amazonas.

15. Tubarões afundam se pararem de nadar.

16. Os tubarões não têm ossos. Seus esqueletos são feitos inteiramente de cartilagem. Quando um tubarão morre, o sal do oceano dissolve completamente o seu esqueleto, deixando apenas os dentes inteiros.

17. Um grande tubarão branco pode aguentar três meses entre as refeições.

18. Não há tubarões vegetarianos.

19. Quando eclodem, os tubarões zebra são escuros preto com listras verticais brancas, mas, à medida que envelhecem, elas ficam amarelos com manchas pretas, semelhante a um leopardo.

20. O mais rápido tubarão do mundo, o tubarão salmão, podem nadar até 55 quilômetros por hora. (Michael Phelps pode nadar a 8 kilômetros por hora).

21. O tubarão mako pode acelerar mais rápido que um Porsche.

22. O Martelo juvenil é conhecido por se "bronzear" em águas rasas para ficar mais escuro, antes de se mudar para águas mais profundas.

23. Os dentes do tubarão tigre são fortes e afiados o suficiente para rasgar o casco das tartarugas marinhas.

24. A maior migração documentada de tubarões foi quando um grande tubarão branco viajou mais de 20 mil kilômetros da África do Sul até a Austrália e de volta em menos de nove meses.

25. É mais provável que você seja morto por um côco em queda do que por um tubarão.

www.dsc.discovery.com

Galerias | Mais Galerias