#competições #ondas grandes #big surf #surf 
Hawaii - Estados Unidos

21 Surfistas vão competir em Jaws na remada

Maria Pessanha

O período de espera para o Red Bull Jaws tem início dia 7 de Dezembro e termina dia 15 de Março

Foi anunciado hoje o evento Red Bull Jaws, onde 21 surfistas de ondas grandes de todo o mundo vão ser convidados para competir na monstruosa onda de Jaws em Maui no Havai, sem a ajuda de jet ski, ou seja, pegando as ondas na remada.

Para que o evento comece, é necessário que as ondas tenham entre 30 a 50 pés, que o swell venha de NNW e que o vento seja fraco. A cerimonia de abertura do Red Bull Jaws está marcada para o primeiro dia do período de espera, dia 7 de Dezembro.

Pensado durante 2 anos, o Red Bull Jaws é o resultado da ideia de Ian Walsh, experiente surfista havaiano de ondas grandes. "Desde que começamos a surfar em Jaws que a ideia de realizar lá um evento começou a formar-se. Sempre imaginei que um evento aqui poderia fazer pelo surf de ondas grandes. Nos últimos anos, tem havido ondulações algures no mundo que elevam a fasquia e os recordes dos surfistas de ondas grandes, parece que agora é o momento ideal para um campeonato em Jaws." explicou Walsh.

Esta onda havaiana é considerada uma das mais pesadas do mundo, um autêntico gigante. A sua violência e magnitude é inigualável. "O que é único em Jaws é a velocidade e a força da onda. É diferente de todos os lugares que já surfei. Tem uma parede que não se encontra em lugar nenhum. Cada serie pode ser a melhor onda da tua vida." comentou Ian Walsh.

Os 21 surfistas vão ser escolhidos por um painel de juízes tendo em conta as prestações em Jaws ou em ondas daquele calibre, assim como uma carreira sólida de surfista de ondas grandes, quer no freesurf, quer na competição.

Galerias | Mais Galerias