#surf 
Fortaleza - Ceará - Brasil

2º Cultura Surf de Tábua

Redação Surfguru

Nos dias 26 e 27 de Novembro a Praia do Titanzinho foi palco para um dos movimentos mais curiosos, interessantes e importantes para a valorização do surf no CE.

Foi o 2º Cultura de Surf de Tábua, evento que chega a sua segunda edição e que tem como proposta o resgate das origens do surf em terras alencarinas. O grande diferencial deste campeonato é o fato dos competidores usarem pranchas artesanais feitas de madeira ao invés das tradicionais pranchas de poliuretano. Com isso, a flutuação da prancha é bem menor e o nível de dificuldade para a execução de todos os fundamentos do surf, também.

Talento e versatilidade 

Grandes nomes do surf estiveram presentes no evento participando de várias formas. Fábio Silva foi um dos ídolos que caíram na água, mesmo estando afastado da “taubinha” há mais de duas décadas mostrou todo o talento e versatilidade do surfista cearense ao executar manobras modernas e progressivas para o delírio dos muitos fãs que lotavam o paredão da Praia do Titan. Já o Bicampeão Mundial Pro-Junior, Pablo Paulino e a Tetracampeã Brasileira de Surf Profissional Tita Tavares, participaram do evento compondo a comissão técnica, utilizando toda a experiência acumulada em anos de competições nacionais e internacionais nas principais praias do planeta, além de veteranos do surf local como Raimundo Cavalcante e João Carlos “Fera”.

No sábado todas as categorias caíram na água para disputar as vagas nas finais das cinco categorias em disputa: Taubinha, Tábua de Mão (sem quilhas), Carretilha (Skimboard), Surf de Peito e Handplane. Mas, foi no domingo que as baterias pegaram fogo, com todos os atletas brigando por uma das cobiçadas vagas nas finais.  

Ao final de dois dias de disputas em baterias muito acirradas que seguiam o mesmo formado do Circuito Mundial de Surf, com baterias Homem X Homem, o grande campeão da principal categoria do evento, a Tábua com Quilhas, foi o talentoso surfista da nova geração, Mathias Ramos, seguido por Duda Carneiro, Pablo Paulino e Flávio Sukita, na segunda, terceira e quarta colocações respectivamente. Na categoria Tábua de Mão o grande vencedor foi Samir Anastácio. Na categoria Carretilha (Skimboard) o vencedor foi Pedro Fernandes. Nos Handplanes o melhor foi Ranyer Sousa e na categoria Surf de Peito (Bodysurf) a primeira colocação ficou com Tadeo Marinho.

Destaque para Rubênia Santos, que competiu entre os meninos da categoria Carretilha e arrancou uma honrosa quarta colocação.

Confira todos os resultados além de uma supergaleria de fotos acessando o blog Manobra Radical.  

SAIBA MAIS

Na década de 1970 o surf invadiu uma comunidade da Capital cearense chamada Serviluz. Contudo, seus humildes moradores não tinham recursos suficientes para adquirir as pranchas, equipamentos praticamente inacessíveis à época. Mas nada iria impedir aquela geração de deslizar sobre as ondas. E dessa necessidade de superação nasceu a "Taubinha", a Alaia cearense. Agora, 30 anos após a criação da primeira Taubinha um grupo de amigos se reuniu para resgatar essa história através do Circuito Cultura de Tábua, que recupera a história e a memória de todas as formas de surfar que durante anos fizeram e ainda fazem a cabeça de garotos e garotas do Titanzinho. 

RESULTADOS 

“Taubinha” - Surf de Tábua com Quilhas

1º Mathias Ramos

2º Duda Carneiro

3º Pablo Paulino

4º Flávio Sukita

Surf de Tábua de Mão

1º Samir Anastácio

2º Márcio

3º Jamele 

4º Vitor

Carretilha (Skimboard)

1º Pedro Fernandes

2º Jeová Santos

3º João Carlito

4º Rubênia Santos

Surf de Peito (Bodysurf)

1º Tadeo Marinho

2º Vinícius Almeida

3º Érico Frota

4º João Paulo

Handplane

1º Ranyer Sousa

2º Vinícius Almeida

3º Tadeo Marinho

4º Wendel

Por George Noronha

ROUPAS E ACESSÓRIOS DE SURFE E SKATE É NO SURFGURUSHOP.COM.BR

Galerias | Mais Galerias