#competições #ondas grandes #big surf #surf 

1º Evento de Ondas Grandes na Austrália

SurfTotal

Dois surfistas estão prestes a fechar um contrato para realizar o primeiro campeonato profissional de ondas grandes na Austrália

Os surfistas de ondas grandes Ryan Hipwood da Gold Coast e Mark Mathews de Sidney (estrela do filme Fighting Fear) estão a negociar com um patrocinador para organizar um evento de 16 surfistas, apenas para convidados em Ours, Cape Solander em Botany Bay em Abril de 2013.

A dupla espera que depois o evento se espanda para um circuito de ondas grandes, com paradas na Tasmania, New South Wales, Tahiti e Fiji no Outono de 2013.

"Não quero adiantar muito neste momento mas estamos mesmo focados em realizar um evento de ondas grandes no próximo ano.", disse Hipwood. Ambos estão muito perto de assinar com uma marca internacional para o primeiro evento ainda não se sabe se é do meio do surf ou não.

Hipwood não quis adiantar sobre como serão escolhidos os surfistas, disse apenas que serão alguns dos melhores surfistas de ondas grandes do mundo, especialistas no freesurf. Os dois surfistas vão também competir.

Quanto ao prize money será um dos maiores de sempre num evento de um dia só. Ryan Hipwood afirma que existe uma grande disparidade entre a popularidade dos eventos de ondas grandes e os prêmios que os surfistas recebem e que quer acabar com isso.

"O surf profissional é apelativo para quem compra produtos de surf, como as crianças. O surf de ondas grandes é diferente, não precisa saber de surf para o apreciar.", disse.

O formato vai ser escolhido pelos surfistas, consoante as condições podem escolher tow-in ou não, o que não acontece no World Tour. "A opinião dos atletas raramente é ouvida." disse Hipwood. "Eles têm o seu representante, mas não lutam por nada, querem apenas estar bem e tranquilos. Este evento será para os surfistas, não para quem ganha dinheiro com eles.", concluiu.