#municipal #competições #amador 

1ª Etapa do Circuito 900 Graus Apresenta HD Saquarema de Surfe 2012

Pedro Monteiro

Nesse domingo, nas ondas de Itaúna foram finalizadas seis categorias, com destaque para Alexandre Almeida, número um na Master, e Michel Ângelo, que levou a melhor na Open

O Circuito Saquaremense 2012 começou com o pé direito. Renovado, com o patrocínio da HD e lojas 900 Graus e da Prefeitura, começou com excelentes ondas no sábado e terminou com a festa dos locais. Surfistas representantes de Saquarema, de todas as idades, marcaram presença no pódio, em uma grande confraternização. Um encontro de gerações em Itaúna, na onda mais potente do Brasil.

Já no sábado, foram finalizadas as categorias: Infantil, para atletas com até 12 anos, vencida por Gustavo Aigner, e o Feminino, sem limite de idades, que terminou com a vitória de Wendy Guimarães.

O domingo decisivo foi reservado às semifinais e finais das seis categorias restantes. A competição teve um atraso de uma hora e meia por causa do fog que cobriu a costa de Saquarema, resultado do encontro das águas fria e quente, que chegou junto com o Sudoeste, que prejudicou a formação das ondas nas finais.

Na categoria Iniciantes deu João Vitor Chumbinho na cabeça. A vice campeã foi Kayane Reis, que no dia anterior também foi segunda no Feminino. Fecharam a final Gabriel Vieira, em terceiro, e Gustavo Aigner, vencedor da Infantil, em quarto lugar.

Na Mirim o local de Búzios, Facundo Arreyes comprovou a excelente fase e foi o vencedor com folga. Represente da nova geração saquaremense Vitor Drummond foi o segundo, seguido de Bruno Baldner e João Vitor Chumbinho.

Já na Junior, o vencedor foi outro Chumbinho, o Lucas. Com um surfe progressivo, ele dominou as ações, deixando Bruno Baldner em segundo, com o niteroiense Matheus Rodrigues em terceiro e Facundo Arreyes na quarta colocação.

Modalidade tradicional entre os surfistas de Saquarema, o Longboard teve seu espaço reservado e o domínio da família Silva, na vitória de Jeferson, e com Andinho em segundo. Fecharam a decisão em Itaúna Pierre, na terceira posição, seguido por Alex.

Já na Open, em mais uma vitória de um local, Michel Angelo levantou a torcida batendo por 30 décimos Alexandre Almeida, ex-profissional, que teve a honra de conseguir uma nota 10 em uma etapa do Mundial em Saquarema. Sem render o surfe apresentado nas fases anteriores, Lucas Chumbinho finalizou em terceiro, com Artur Souza na quarta colocação.

Fechando a etapa, na Master, valendo pontos para o Estadual da categoria, Alexandre Almeida foi o melhor, vencendo com tranquilidade. Em uma hora bem difícil do mar, Léo Chinês foi o vice, seguido de Cristiano Silva e de Luiz Menezes, esquentando a briga pelo título estadual.

A próxima etapa acontece nos dias 17 e 18 de novembro, enquanto o circuito está programado para terminar nos dias 15 e 16 de dezembro.

O Circuito Saquaremense 2012 é apresentado pelas lojas 900 Graus, com patrocínio da HD. O co-patrocinio é da Prefeitura de Saquarema, com apoio do Restaurante Casa da Praia, Pousada Espuma da Praia e Governo do Estado do Rio de Janeiro. A organização é da Adding Eventos, com apoio da Associação de Surf de Saquarema e da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro.

RESULTADOS:

Infantil (até 12 anos)

1º Gustavo Aigner

2º Daniel Templar

3º Kauai Marinho

Iniciantes (até 14 anos)

1º João Vitor Chumbinho

2º Kayane Reis

3º Gabriel Vieira

4º Gustavo Aigner

Mirim (até 16 anos)

1º Facundo Arreyes

2º Vitor Drummond

3º Bruno Baldner

4º João Vitor Chumbinho

Junior (até 18 anos)

1º Lucas Chumbinho

2º Bruno Baldner

3º Matheus Rodrigues

4º Facundo Arreyes

Feminino

1º Wendy Guimarães

2º Kayane Reis

3º Carol Bonelli

Longboard

1º Jeferson Silva

2º Anderson Silva

3º Pierre

4º Alex

Open

1º Michel Ângelo

2º Alexandre Almeida

3º Lucas Chumbinho

4º Arthur Souza

Master

1º Alexandre Almeida

2º Léo Chinês

3º Cristiano Silva

4º Luiz Menezes