1ª Etapa de Surf da APS 2016 contra a violência
No dia 18 de Setembro de 2016, a APS (Associação Praia do Surf) reuniu seus associados e convidados na 1ª etapa do já tradicional Surf Treino.
30/Set/2016 - Redação Surfguru - Lauro de Freitas - Bahia - BrasilFotos por Maite Espana
Texto por Marcio Arjones
Desta vez, a entidade reuniu atletas, seus familiares e frequentadores da Praia do Surf sob o tema da segurança pública no litoral de Lauro de Freitas e chamou a atenção do poder público para as ameaças e riscos que sofrem o ecossistema costeiro no município.
Lauro de Freitas tem produzido estatísticas muito tristes quando o tema é segurança pública. Destaca-se no cenário nacional como uma das cidades mais violentas do país. Seus rios e sua costa estão sob ameaça constante da especulação imobiliária e do simples descaso.
Mobilizados para dizer não a este estado de coisas, os surfistas reunidos em torno da APS celebraram um dia de consciência, participação, camaradagem e, sobretudo, muito surf. Em ondas consistentes, de cerca de meio metro e séries maiores, o campeonato teve apenas uma categoria, reunindo surfistas de todas as idades e nível técnico variado, num clima de confraternização. Destaque para o dia de sol, que veio coroar a vibração altamente positiva e familiar que caracterizou o evento; além da estrutura confortável para a comissão técnica, atletas e famílias que lotaram as areias e o gramado da Praia do Surf.
A competição também contou com o sistema Surf Core, que permitiu aos participantes terem as informações necessárias sobre tempo, notas e sua posição na bateria, dando dinamismo ao evento e permitindo uma maior interação entre o público e as batalhas dentro d’água.
Com atuações contundentes e notas altas, o surfista convidado pela APS, Elson “Sombra” Vieira (local da praia de Ipitanga) sagrou-se campeão na final que contou ainda com a participação de surfistas do calibre de Thiago Miota (destaque do saudoso circuito da Uniclubes), Lalo Giudice (ex-surfista profissional e um dos maiores promotores do surf baiano na atualidade) e Alexandre Cunha (também destaque da Uniclubes e campeão do primeiro evento realizado pela APS, ainda em 2014).
Domingo proveitoso no qual os surfistas puderam demonstrar à sociedade, mais uma vez, que os dias de omissão ficaram para trás. O Surf, agora esporte olímpico, é e deve ser um meio através do qual o indivíduo pode somar-se às causas coletivas, na busca pela construção de um futuro melhor.
A APS – Associação Praia do Surf agradece aos apoiadores que contribuíram com o evento e somam-se à mobilização: Villa Beach Bar, Barraca Araruama, Technicho, Grupo Vitória, Rei da Cama Box, Espumil, Loja Outside.com, Ergotrans, Açaí do Tiozão, Bello Ferragens, Dynamic Style Surfboards e Mahamudra Vilas.