#saúde #surf 

Pegue ondas sem se queimar: 4 dicas para se proteger do sol

Fabio Duarte

O sol é indispensável à vida: sem essa fonte de luz e calor, não haveria vida na Terra.

Para o corpo, ser exposto ao sol nos horários indicados é primordial para a absorção da vitamina D, que fortalece os ossos, protege o coração, previne e controla a diabetes e aumenta a força muscular.

Contudo, o excesso de exposição pode acarretar sérios problemas de saúde. Durante a prática do surf, é importante que você utilize todos os meios para se proteger do sol — afinal, você ficará grande parte do tempo exposto aos raios UV ao pegar ondas.

Para ajudá-lo a se proteger corretamente, listamos aqui 4 dicas de proteção contra os raios solares. Confira!

1. Use filtro solar para se proteger do sol

O protetor solar é um item fundamental na mochila do surfista. Pegar onda sem proteger a pele dos raios UV vai colocar em risco a sua saúde, visto que todo o seu corpo fica exposto ao sol durante a prática do esporte.

Recomenda-se o uso de filtros solares à base de zinco, pois o óxido de zinco possui uma partícula que reflete a luz e ainda tem ação calmante, ótimo para a pele que já está vermelha e irritada. Além disso, ele não arde nos olhos.

E já que o contato com a água é frequente, o protetor deve ser à prova de água e no mínimo FPS 30. Além disso, não se esqueça de reaplicá-lo de vez em quando.

Não deixe também de cuidar dos lábios. O câncer labial merece atenção, pois costuma ser mais severo que o de pele. Portanto, não se esqueça de usar filtro solar labial em bastão.

2. Mantenha-se hidratado

Como você está sempre em contato com altas temperaturas, não pode descuidar da hidratação. Beba muita água, sucos e bebidas isotônicas, pois o sol e a água do mar favorecem a perda de líquidos do organismo.

Os benefícios de manter o corpo hidratado são muitos. Entre os principais, podemos citar a capacidade de levar o sangue até a pele — dissipando o calor — e até os músculos — levando oxigênio e eliminando toxinas.

É melhor manter o corpo hidratado e não correr o risco de sofrer as consequências da desidratação e perder esses benefícios, não é mesmo?

3. Utilize roupas com proteção UV

Hoje em dia, o mercado já dispõe de roupas com tecidos especiais que bloqueiam os raios UVA e UVB em até 98%. Os fios desses tecidos possuem elementos químicos sintéticos e dióxido de titânio, que possibilitam proteção semelhante à dos protetores solares.

As peças vão desde chapéus, camisas, bonés, luvas etc. Vale a pena investir nesses acessórios e garantir que todo o corpo esteja blindado contra a ação dos raios ultravioletas.

4. Não esqueça os óculos de sol

Proteger os olhos da exposição de raios UV também é importante. Para isso, use óculos de sol com selo de certificação de proteção nas suas lentes. Não tenha medo de investir em um produto de qualidade.

A pele ao redor dos olhos é uma região muito sensível e suscetível à ação do sol. Não protegê-la de forma adequada pode levar ao envelhecimento e aparecimento de rugas, além do câncer de pele.

E você, o que faz para se proteger do sol no dia a dia e durante a prática do surf? Conte pra gente aqui nos comentários!

Fonte:http://powerlight.com.br/

http://materiais.powerlight.com.br/oferta-exclusiva-surfguru

Galerias | Mais Galerias