#ecologia #educação #impacto 
Brasil

Parceria Projeto Golfinho Rotador e Surfguru: saiba mais

Cynthia Gerling - Projeto Golfinho Rotador

O Surfguru e o Projeto Golfinho Rotador unem forças a favor da conservação e proteção dos oceanos. Venha conhecer o Projeto.

O Projeto Golfinho Rotador e o Surfguru oficializaram sua parceria em prol da conservação dos Oceanos. Temos como objetivo em comum a valorização dos serviços ecossistêmicos marinhos por meio de ações de Educomunicação, para que possamos envolver e sensibilizar a população brasileira, principalmente os surfistas, para a conservação marinha. O surf e outros esportes aquáticos marinhos dependem 100% de um oceano limpo e vivo. Por aqui já estamos juntos, fazendo a nossa parte e viemos convidar vocês para fazer o mesmo. 

Mensalmente traremos aqui nessa coluna temas que vão abordar surf, golfinhos, ecologia, conservação dos oceanos, educação ambiental e muito mais. Surfe e mergulhe conosco e com os golfinhos nessa nobre missão!

Afinal de contas, o que os golfinhos têm a ver com o surf?

Há inúmeros relatos e imagens de golfinhos surfando ondas pelo mundo. A aproximação, o posicionamento, a seleção e a estratégia de surf dos golfinhos é igual à dos humanos na hora de pegar a onda, mostrando que eles sabem o que estão fazendo. Nossos estudos indicam que o surf é um comportamento adquirido pelos golfinhos por meio da aprendizagem. 

Isto é cultura do surf. 

O Surf e a Conservação do Oceano

Todo surfista deseja estar no mar fazendo o que mais gosta: deslizar, entubar e voar nas ondas. Surfar uma onda só é possível porque a natureza nos presenteia com um de seus Serviços Ecossistêmicos. Os mares só continuarão nos dando esse presente, se suas águas estiverem saudáveis, e nós somos, direta e indiretamente, responsáveis por isso. É nosso dever  conservar o Oceano.

Não há gota de água nos oceanos que não foi afetada por nós e 41% da superfície oceânica está sob forte pressão humana. Isto provocou, entre outros efeitos, o desaparecimento de 50% dos grupos de animais marinhos das regiões impactadas, inclusive os corais.

Sobre o Projeto Golfinho Rotador

O Projeto Golfinho Rotador nasceu em 23 de agosto de 1990, de uma paixão pelos golfinhos, pelo mar, pelo oceano e por Fernando de Noronha. 

A equipe do Projeto Golfinho Rotador e seus parceiros têm muito que celebrar, pois somos um dos maiores projetos de conservação de golfinhos do mundo, em duração, resultados e conquistas com reconhecimento no Brasil e no Exterior, sendo considerado um PPELD (Programa de Pesquisa Ecológica de Longa Duração).

Nossas conquistas

O Projeto Golfinho Rotador alcançou conquistas expressivas e admiráveis. Um dos números mais impressionantes é o registro de cerca de 2.000.000 de entradas de golfinhos-rotadores na Baía dos Golfinhos, no Arquipélago de Fernando de Noronha, todas sistematicamente monitoradas, pesquisadas e protegidas. 

Os resultados positivos podem ser divididos em ambientais, de conservação, de educação ambiental, científicos, sociais e econômicos. 

Programa de monitoramento da entrada de golfinhos na baía dos Golfinhos, em Fernando de Noronha.

Nossa Metodologia de Trabalho

Para que nossos objetivos sejam alcançados, desenvolvemos quatro programas: pesquisa, educomunicação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade.

Atividades de educação embiental e envolvimento comunitário

O Projeto Golfinho Rotador e o Surf

O Projeto Golfinho Rotador é o grande apoiador das duas maiores iniciativas de surf de Noronha, Escola do Mar Alma Solar Noronha para as crianças e a Associação de Surf de Fernando de Noronha para os surfistas amadores e profissionais.

Projeto Alma Solar

Para conhecer mais sobre o Projeto Golfinho Rotador

Site: www.golfinhorotador.org.br

Insta: @golfinhorotador

Facebook: Projeto Golfinho Rotador

Youtube: ProjetoGolfinhoRotador

Podcast: Golfinhos de Noronha

--------------------------------------------------

Sobre a autora: Cynthia Gerling é Coordenadora de Educomunicação e Sustentabilidade do Projeto Golfinho Rotador, Especialista em Normas da ABNT, Educadora, Consultora e Auditora na Área Ambiental, Pós-Graduada em Gestão e Tecnologias Ambientais, coautora e autora de livros e trabalhos científicos na área de Educação Ambiental e Sustentabilidade.

--------------------------------------------------

Sobre o Projeto Golfinho Rotador: O Projeto Golfinho Rotador nasceu em Fernando de Noronha em 1990 e desenvolve ações de pesquisa, educomunicação ambiental, envolvimento comunitário e sustentabilidade e conta com o patrocínio oficial da Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

Galerias | Mais Galerias